quinta-feira, 28 de março de 2013

Búzios: Cidade terá Programa Municipal de Leitura


Novidade foi anunciada durante visita do escritor Ziraldo nesta terça-feira
Prefeito André Granado falando sobre o Projeto
           
A cidade de Búzios recebeu nesta terça-feira, dia 26, o artista multifacetado Ziraldo, conhecido internacionalmente por sua contribuição à literatura brasileira, ao jornalismo e às artes em geral. No auge dos seus 80 anos, o criador do “Menino Maluquinho” ministrou uma palestra no Hotel Blue Tree para educadores da rede municipal de Búzios, tendo como tema a importância da leitura no processo de formação da cidadania e alfabetização. O encontro também serviu para consolidar a implantação de um projeto municipal de leitura no município.  
“O objetivo de nós, educadores e gestores municipais, é transformar a cidade de Búzios em modelo para a educação brasileira. O sonho por uma educação de qualidade é uma luta que grandes nomes como Ziraldo, um dos maiores defensores da literatura em nosso país, abraçam há muito tempo. Para mudar a educação, precisa de vontade por parte dos governantes e o Prefeito André Granado reforça a decisão política de querer mudar a realidade buziana ao querer implantar o programa municipal de leitura e mudar toda a sua agenda para passar um dia inteiro com o nosso escritor”, disse ele.
Após a execução do hino nacional, o Prefeito reforçou que a educação é um das prioridades da sua gestão:
“Educação é o único caminho para a gente libertar um povo. Acredito neste projeto e, enquanto eu for prefeito, a população e os educadores de Búzios terão todo o meu apoio no sentido de mudar a forma como a educação vinha sendo gerida até o momento. Hoje é o grande dia do nosso artista Ziraldo e desejo que ele traga todo o seu conhecimento e experiência na área”, afirmou o Prefeito André Granado, que precisou se retirar logo em seguida para o Hospital Municipal Rodolpho Perisse, onde, durante esta semana, está instalado, provisoriamente, seu gabinete com o objetivo de identificar e intensificar os esforços para atender, principalmente, as demandas da dengue.
Com humor e muito aplaudido, Ziraldo palestrou por cerca de uma hora, abordando diferentes questões que envolvem as dificuldades em sala de aula, a importância da interação entre alunos, professores e pais para o desenvolvimento dos estudantes e, ainda, as peculiaridades da educação brasileira:
“O que me dá mais felicidade hoje, aqui, é saber que quem está aqui não veio me ver dançar ou cantar, veio aqui discutir o futuro do país. E no Brasil tudo ainda está sendo feito. Contudo, está ao nosso alcance evitar que nossos filhos dêem o vexame de escrever sobre miojo em uma prova de redação, e não só para não dar vexame para eles, mas como efeito de uma educação de verdade no país”, disse ele, destacando também que a primeira lacuna de um Brasil iletrado começa nas séries iniciais, quando as crianças não têm estímulo na escola e na família para a leitura:
“Eu tenho a solução para a educação brasileira e a coisa mais importante é colocar livro nas mãos das crianças. Elas têm que ler, escrever e contar, porque como você educa alguém que não lê? Que não conhece o código da leitura? O sujeito analfabeto simplesmente não arranja emprego, ele não é capaz de raciocinar e somar idéias para uma empresa. E já na escola, precisa preparar também a professora. Ela precisa devolver essas crianças, cuidar, ter relação com a mãe, a família. A situação é muito séria: os meninos estão chegando analfabetos na universidade”a, afirmou ele.
Fenômeno editorial - Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. A fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê.
Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas O Pasquim - um jornal não-conformista que fez escola, e até hoje nos deixa saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores. Em 1969, Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil,FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema. Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo.

fotos: Marte Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário