quinta-feira, 28 de março de 2013

Cabo frio: Farmácia Popular do Brasil retoma atendimento após anos de abandono

Depois de reformadas, unidades ressurgem em parceria com o município
A farmácia depois da reforma
 por Glória Passos
A Farmácia Popular do Brasil em Cabo Frio, localizada no Jardim Esperança, vive um novo momento. Depois de passar por grandes dificuldades durante o governo anterior, a unidade já consegue “respirar” novamente.
O estado em que a unidade encontrava-se no início do ano era precário. Com a estrutura danificada, as paredes foram tomadas por infiltrações. Além disso, a forração do teto da sala de espera despencou, impedindo que as pessoas transitassem em segurança pela recepção.
De acordo com a farmacêutica responsável pela unidade, Maria Lúcia Morais, a situação se agravou devido à falta de atenção do governo anterior que, desde 2008 quando a farmácia foi inaugurada, não realizou nenhum serviço de manutenção no local. 
- Depois de toda dificuldade que tivemos para conseguir inaugurar a farmácia, passamos cinco anos vendo a nossa unidade se deteriorar e nada ser feito. Por muitas vezes na gestão anterior fui à Secretaria de Saúde para mostrar ao Secretário a situação em que a Farmácia Popular se encontrava, mas nunca fui atendida, disse a farmacêutica.
Após a mudança de governo, Maria Lúcia Morais retornou à Secretaria de Saúde para comunicar à nova administração a situação da farmácia. Segundo ela, foi prontamente recebida pelo Secretário de Ações Administrativas em Saúde, Demerval Soares.
- Fiquei impressionada em ser recebida pelo Secretário, porque tentei isso durante meses, no governo anterior, e nunca consegui. E logo que mostrei as fotos que apresentavam a situação da farmácia, tive a certeza de que dessa vez a nossa unidade seria atendida. Agora sim existe uma parceria de verdade com a Secretaria de Saúde, comemorou Maria Lúcia.
Segundo ela, o secretário determinou imediatamente que as providências necessárias fossem tomadas. Sendo assim, a farmácia ficou fechada para reformas durante 20 dias.
- Refizemos a forração da sala de espera, retiramos todas as infiltrações, pintamos toda a unidade, além da parte externa, que também precisava de reparos. Enfim, devolvemos a dignidade àquela farmácia, que precisava urgentemente ser refeita para atender a população de maneira digna, afirmou o secretário.
Os usuários da Farmácia Popular podem ser atendidos mediante a receita médica, no prazo máximo de quatro meses. As pessoas que já utilizam e frequentavam a unidade perceberam as mudanças e elogiaram a nova estrutura. Dona Guiomar Mota, moradora do bairro Monte Alegre elogiou a reforma da farmácia.
- Está muito melhor, tudo mais bonito. Antes a gente ficava com medo de ficar aqui dentro porque parecia que tudo ia despencar na nossa cabeça, contou a moradora.
Dona Neusa Guimarães também elogiou a reforma e, principalmente, o atendimento na unidade. - Eu sou hipertensa e diabética e preciso muito da Farmácia Popular. Todo mês eu venho aqui pegar os meus remédios. Dessa vez tive uma grande surpresa com a reforma e com as atendentes. Está tudo melhor, elogiou.
 A Farmácia Popular do Samburá, localizada em Tamoios passou por uma situação semelhante e também foi reformada. Além dessas duas unidades, há ainda o projeto para instalação de mais uma farmácia em Cabo Frio, no bairro São Cristóvão.
Segundo o secretário Demerval Soares, a intenção é que a nova administração da Secretaria de Saúde fique próxima aos gestores das unidades para que esses centros de saúde tenham as necessidades atendidas, a fim de que a população tenha sempre o melhor atendimento.
Sobre a Farmácia Popular
A Farmácia Popular é um programa do Governo Federal que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais ao tratamento de doenças com maior ocorrência no país. A expansão do programa visa oferecer alternativas de acesso à assistência farmacêutica, promovendo a integralidade do atendimento à saúde.
Uma das principais finalidades do programa é beneficiar as pessoas que têm dificuldades para realizar o tratamento por causa do preço dos medicamentos. Por isso, muitos deles são distribuídos gratuitamente ao paciente. É o caso do Atenolol e Captopril, muito utilizados no controle da hipertensão. Outros possuem o preço bastante reduzido, em comparação ao valor de mercado. Um exemplo é o Omeprazol, encontrado nas farmácias com preço médio de R$ 20,00 e que na Farmácia Popular custa R$ 3,22.

As unidades da Farmácia Popular em Cabo Frio utilizam o sistema implantado pela Fiocruz, onde são lançadas todas as entradas e saídas. Os medicamentos são fornecidos mensalmente de acordo com a demanda de cada farmácia. Este mês, a unidade do Jardim Esperança possui aproximadamente 15 mil medicamentos em estoque, que tem as datas de validade controladas através desse mesmo sistema.
Além do fornecimento dos remédios, o sistema da Fiocruz também auxilia na prestação de contas, que é feita todo mês, através das notas fiscais emitidas em cada venda.
O horário de funcionamento da Farmácia Popular do Brasil é de segunda a sexta, de 8h às 18h; e aos sábados, de 8h às 12h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário