quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Veiga de almeida: Turismo é opção para os jovens


 UVA recebe vestibulandos para um bate-papo sobre o curso de bacharelado em Turismo
A professora Adriana Braga, coordenadora do curso de Turismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA), recebeu um grupo de jovens na manhã desta quinta-feira, 31, para um bate-papo sobre o mercado de trabalho para turismólogos. Na ocasião, apresentou o leque de atividades que podem ser desenvolvidas pelos profissionais, a empregabilidade do setor e as oportunidades que podem ser exploradas na Região dos Lagos.
“A empregabilidade é imediata. Existem inúmeras oportunidades e a melhor vertente é você quem vai escolher”, estimulou a professora ao falar de segmentos, desde os mais tradicionais, como hotelaria, agências e operadoras de turismo, atividades mais especializadas, como companhias aéreas e cruzeiros marítimos, e, com a regularização da profissão, as vagas que estão surgindo em concursos públicos. “A primeira colocada no concurso público realizado pela Prefeitura de Búzios, em 2012, é formada pela UVA, além de termos profissionais formados aqui quase em todas as prefeituras da Região”, ressalta Adriana.
“Os grandes eventos como a Copa do mundo e as Olimpíadas estão gerando a necessidade de mão-de-obra especializada e não há profissionais em número suficiente para atender a essa demanda”, ressaltou, acrescentando que há, inclusive, um nicho para o treinamento e aperfeiçoamento do pessoal que já trabalha na área. Na Região dos Lagos, Adriana destacou novos investimentos anunciados recentemente, como a ampliação do Hotel Blue Tree, em Macaé, e o Centro de Convenção de Cabo Frio, que vão exigir profissionais habilitados.
Duante a apresentação, Adriana falou sobre as disciplinas do curso, que garantem uma formação ampla, possibilitando aos egressos atuar com tranquilidade em qualquer segmento do trade turístico, como empreendedor ou funcionário das iniciativas pública ou privada. A grade contempla áreas como administração e gestão, geografia e história, atividades recreativas e eventos, meio ambiente, marketing, ética, patrimônio cultural, treinamento, legislação, entre outras. O curso tem duração de três anos e é oferecido no período noturno, dando a oportunidade ao estudante de fazer estágio e trabalhar desde os primeiros semestres.

Entusiasmo e experiência
“Já tinha participado de uma palestra com a Adriana e fiquei encantada com as possibilidades do Turismo”, destacou Amanda Pereira, de 17 anos, acrescentando que fez o teste vocacional que ratificou sua escolha. O grande desafio, agora, é convencer a família da sua vocação. O mesmo dilema vive Paloma Bastos, 19 anos, já aprovada no vestibular em um curso na área da saúde. “Estou muito interessada pelo Turismo”, ressaltou. Mariana Samaika de Lima, 17, contina em dúvida entre Jornalismo e Turismo e aproveitou o encontro para tirar dúvidas. “O teste vocacional também indicou as duas áreas. Agora, tenho que tomar uma decisão”, reflete.
Ainda nesta quinta-feira, a Universidade recebeu a visita de Eloisa Helena da Silva Pereira, formada em Hotelaria pela UVA de Cabo Frio. Ela veio finalizar os trâmites para receber o diploma e aproveitou para visitar a coordenação do curso. Heloisa cresceu dentro do hotel da família, onde surgiu a paixão pela hotelaria. “Tivemos que nos especializar para acompanhar o crescimento. Além de melhorar a qualidade, hoje temos uma visão mais clara, inclusive para fazer novos investimentos”, ressalta. O Hotel Marlen, criado pelo patriarca, atualmente é admistrado por três irmãs, duas com formação em Hotelaria. “Essa qualificação profissional é muito importante para a Região”, ressaltou, acrescentando que nos últimos três anos o fluxo de turistas na cidade tem sido mais regular, não apenas na alta temporada, e o nível de exigência tem crescido junto, criando novas oportunidades para quem saí na frente em busca de qualificação. “Nem sempre encontramos profissionais aptos para ocupar as vagas disponíveis”, informa.

Vestibular
E para quem pretende iniciar a formação em Turismo, a Universidade Veiga de Almeida oferece vagas no vestibular que será realizado neste domingo, 3 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.uva.br/vestibular. O vestibulando pode optar pela taxa do vestibular social, entregando duas latas de leite em pó ou um pacote de fralda geriátrica no dia da prova. A prova, composta por uma redação e 20 questões de conhecimentos gerais, tem início às 9h, com duração máxima de três horas, e será realizada no campus Perynas. Mais informações estão disponíveis pelos telefones 0800 0246 172 (Cabo Frio e Região dos Lagos) e (21) 2574-8888 (Rio de Janeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário