quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Búzios: Bairro da Raza na rota cultural do Turismo




História dos Quilombolas e o berço étnico da cidade serão explorados
Preocupada em incentivar não apenas o turismo de sol e praia, mas também os roteiros históricos e culturais, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, está fazendo um levantamento de novos e possíveis pontos atrativos da cidade. O objetivo é criar um roteiro atraente para todos os bairros da cidade, oferecendo alternativas em diferentes épocas do ano, independente da questão climática, de forma a reduzir os problemas da sazonalidade.
O primeiro passo é a aproximação com as comunidades quilombolas da Raza e da Baía Formosa.  A Fundação Palmares reconhece estas comunidades como remanescentes do período escravocrata e a Prefeitura quer resgatar esta história, mediante a identificação de referenciais geo-simbólicos.
Para o Secretário José Márcio, “esse turismo histórico e cultural tem tudo a ver com a cidade e ainda existe muito a ser explorado nesta área. Pretendemos criar um roteiro diferenciado e mostrar aos moradores e turistas outros aspectos do balneário”.
No último sábado, dia 26, representantes do governo participaram de uma reunião com moradores destas comunidades e membros da sociedade civil organizada interessados no tema, para a formalização do projeto. Durante a reunião, a prefeitura se comprometeu a resgatar e entregar à população buziana a história dos remanescentes quilombolas, através de elementos como a música, a dança e o artesanato.
O próximo passo será a criação de grupos de trabalho com representantes do poder municipal, pesquisadores e membros da comunidade para identificação dos geo-símbolos.  A prefeitura irá buscar parcerias e recursos para o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário