quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ministério da Pesca e Aquicultura firma parceria com a Prefeitura e Colônia de Pescadores de Rio das Ostras


Em breve os pescadores de Rio das Ostras terão sua categoria fortalecida com o fomento do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. Na última terça-feira, dia 2, uma reunião entre o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, Ivan Noé Antunes, o superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no Estado do Rio de Janeiro, Antonio Emílio Santos, representando do Ministério da Pesca e Aquicultura, o diretor-secretário da Federação dos Pescadores do Estado, Luiz Cláudio Furtado e o presidente da Colônia Z 22, Abraão Ney de Souza, estabeleceu alguns acordos, visando aquecer a atividade pesqueira no município, garantir apoio técnico do Ministério e alinhar a parceria entre os Governos e a categoria. Na oportunidade foi anunciado que o entreposto de pesca de Rio das Ostras será inaugurado em dezembro.
De acordo com o superintendente Federal de Pesca, Antonio Emílio Santos, tão logo o entreposto esteja em funcionamento, o Governo Federal irá possibilitar o repasse de óleo diesel mais barato aos pescadores artesanais, além de cursos, tais como o de aquaviário e de manipulação de pescado.
Todos os cursos serão sugeridos pela Colônia de Pescadores e viabilizados pelos governos Federal e Estadual, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Federação dos Pescadores do Estado.
“O Poder Público está de braços abertos para ajudar no fortalecimento da categoria. Por isso estamos agindo com celeridade. Já licitamos a máquina de fazer gelo, que é um item fundamental para colocar o entreposto para funcionar”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ivan Noé.
O presidente da Colônia Z 22, Abraão Ney de Souza disse que o entreposto é um sonho de mais de 30 anos, que agora será realizado graças a parceria entre as esferas de governo. “Com esse local em funcionamento acreditamos que a atividade será fortalecida, pois teremos acesso a gelo e óleo diesel mais barato, além dos consumidores terem a possibilidade de comprar o peixe diretamente do pescador”.  
No entreposto serão descarregados, armazenados e comercializados os peixes. Cerca de 100 pescadores serão beneficiados com o local construído pela Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário