Política da Gema

O Mercado Imobiliário e sua atual conjuntura. "Bolha"?
por Marcello Costa

Olá amigos Corretores de Imóveis,

Nesse post gostaria de tratar e falar a respeito de um tema bem complexo, que atualmente vem sendo debatido em nosso meio e que tem tido pensamentos variados sobre o mesmo, que se refere sobre a  existência ou não de uma Bolha Imobiliária no nosso mercado.
Primeiramente vamos esclarecer o que pode ser caracterizado como a existência de uma Bolha Imobiliária:
Ao meu entendimento uma Bolha Imobiliária pode ser caracterizada por diversas situações, onde acredito que vale destacar as seguintes:

a) A situação em que alguns bairros cariocas se encontram, com as vendas paradas e estagnadas nos mesmos. Existem imóveis que estão sendo colocados à venda há mais de 01 ano e 06 meses, isso mesmo, 01 ano e 06 meses. Onde o proprietário começa com um valor e vai abaixando até chegar em um determinado parâmetro de preço e mesmo assim, não se vende... 

b) Outro fator importante é o fato de que com o aumento dos valores nos preços de investimentos para se adquirir um patrimônio, é aumentado também o valor necessário para se financiar o mesmo, quando tal aquisição vem por essa modalidade e com isso, as prestações ficam mais caras, onde consequentemente há a necessidade de uma comprovação de renda maior e também um maior endividamento da população.
A situação foi tão notória que a própria Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Governo Federal, alterou as regras para aquisição de imóvel com o uso do FGTS, aumentando o mesmo para o teto de R$ 750.000,00 para as praças do RJ, SP, MG e DF e nos demais estados o limite passou para R$ 650.000,00. Será que tal medida já não é um indício da necessidade de mudanças e tentar aumentar o crédito para se evitar tal Bolha? Ou será apenas para acompanhar o mercado em questão e a alta dos preços?

c) Os juros praticados hoje também ao meu ver são preocupantes, e deveriam ser revistos, pois com o aumento nos valores de aquisição, maior será o valor a ser tomado como empréstimo e com os atuais juros praticados, maior será a dívida em questão e provavelmente haverá em um médio prazo, um grande número de inadimplentes e ações de retomadas de bens, por parte das instituições credoras.

d) "Lei da Oferta e da Procura" - Será que a demanda de imóveis a venda está na mesma proporção dos interessados para compra? Nos dias de hoje, principalmente em estados que irão sediar eventos de grande proporção como a Copa do Mundo de Futebol, os compradores estão segurando seus investimentos para o período "pós Copa", pois acreditam que haverá um retrocesso nos valores de venda dos mesmos. Mas será que isso irá acontecer? Ou será apenas um desejo da maioria?

Não haverá uma "Bolha Imobiliária" no mercado Brasileiro da mesma forma da que aconteceu no mercado Americano, mas ao meu ver, já existe uma bolha sim porém, em diferentes proporções e dentro da realidade de nosso mercado.

Precisamos como profissionais, orientar aos proprietários para venderem seus patrimônios dentro da realidade e não pedindo aquilo que não está dentro da mesma.

 O fato é que ao meu ver Bolha Imobiliária é apenas uma nomenclatura e deve ser encarada dentro de um contexto, com opiniões de profissionais do mercado imobiliário, corretores, pois são eles que vivenciam o dia a dia e passam pelos problemas acima mencionados e não apenas por economistas, pois mesmo se tratando de uma demanda financeira, deve ser vista de forma prática e não apenas como números, gráficos e projeções!!!

Política da gema: Que País é este?



Já diria a letra da Música da nossa querida banda Legião Urbana, "Que País é este?"
Coloco nesse post uma reflexão saudável a respeito dessa letra, buscando refletir o que é importante e o que é colocado como importante!

Vejamos que em um País onde o desemprego, a educação e a saúde precisam melhorar significativamente, o pensamento de uma grande parte política de nosso País está focada nos eventos de grande porte que o País irá receber, como a Copa do Mundo, Olimpíadas entre outros, onde desta forma, começam a fazer obras "de maquiagem", tudo a "toque de caixa", pois o tempo é curto e precisa muito de melhorar o que não fora melhorado durante anos e anos! Mas, porque somente agora? Porque nossos políticos só pensam em fazer quando o retorno de mídia é maior? Porque investir o que fora investido em obras como a do Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro e nada se fez para melhorar a estrutura e atendimento dos Hospitais cariocas? Afinal de contas se o turista passar mal, onde vai ser atendido? Se precisar ficar hospitalizado, será que irá ficar em macas ao longo de corredores como acontece sempre nos Hospitais cariocas? É o que é importante realmente isso??? Porque o foco é só na melhorias dos estádios? Só por determinação da Fifa? Será que para as mudanças surgirem precisam de cobranças? Que País é este? Precisamos sim de melhorias nos estádios de futebol para receber tais eventos, bem como no entorno dos mesmos, mas será que a população não merece investimentos nas mesmas proporções na saúde, educação e transporte? 

Que País é este? Onde um político é suspeito de diversas irregularidades e volta como Presidente do Senado e há pouco tempo, assume de forma provisória a Presidência da República, é piada? Que País é este? Onde há pouco tempo, teve um de seus Presidentes afastado por Impeachment e depois retorna como Senador da República. Que País é este?

Realmente devemos mudar nossa forma de pensar em relação a Política e aos Políticos, pois enquanto o povo estiver sem interesse em estudar sobre política, se informar melhor para poder cobrar, a consequência será essa, e a população irá continuar reclamando e se perguntando "Que País é este"?
Vamos lutar amigos por um País melhor para se viver, vamos dar dignidade de moradia e de saúde com bons hospitais públicos para a população, nossos filhos irão agradecer se começarmos a plantar essa "semente", pois o futuro será semeado daquilo que hoje for plantado!

Precisamos ter a felicidade de responder a todos que o País da letra de nossa querida banda Legião Urbana, é o nosso magnífico Brasil!!!
Chega de absurdos, chega de valorizar o errado, de investir para tapar buracos, vamos juntos cobrar por um País melhor para se viver!

Fica aqui esse post registrado para uma breve reflexão: Que País é este? 








"Marcello Costa, Político, Corretor de Imóveis, proprietário do Grupo MRT, Perito Judicial Imobiliário e Grafotécnico atuando junto a Justiça Federal e Estadual,  Árbitro Jurídico Privado (Lei 9307/96), Conciliador do TJ/RJ (Lei 9.099/95), Acadêmico de Direito, Escritor, premiado com a Comenda da Ordem do Mérito da Educação e Integração e com o Prêmio Quality Gold como profissional destaque e com Moção de Congratulações e Louvor emitida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sempre em busca de atualização constante e por melhorias aos profissionais do setor."

Política da Gema:A saúde pública e sua eterna promessa de melhorias e incentivos.

por Marcello Costa

Esse tema é bem abrangente e acima de tudo polêmico, devido aos valores nele envolvido e com quais pessoas o mesmo se relaciona. Vejamos abaixo algumas situações de debate:

Porque nossos políticos, sabedores da importância de se ter uma saúde pública de valor e qualidade, sempre prometem incentivos e melhorias a mesma e nada fazem? Será pela necessidade de ter esse tema sempre constante em sua plataforma de governo, fazendo do mesmo uma eterna promessa ao povo Brasileiro? Será por falta de verbas, que deveriam ser destinadas a saúde e que acabam não sendo empregadas de maneira correta na mesma? Será por falta de conhecimento administrativo e de gestão em saúde pública? Ou será por todos esses aspectos ora mencionados, entre outros?

É fácil de se notar, que muita coisa precisa ser feita quando precisamos utilizar um Hospital Público ou até mesmo, quando vamos visitar alguém que esteja fazendo uso dele. É triste ver as emergências desses Hospitais lotadas, pessoas literalmente jogadas a sorte, sem leito em alguns Hospitais, largadas pelos corredores, esperando pelo atendimento médico necessário. A culpa disso tudo em grande parte é nossa mesmo! É verdade, pasmem, mas somos grandes culpados por esses acontecimentos, sabem porque? Porque em todo ano eleitoral, votamos nos mesmos políticos que prometem, prometem e nada fazem para mudar esse quadro. São pessoas que não estão preparadas para assumirem um cargo de representante do povo, pois não estão preocupadas em representar o povo e sim representar seus próprios interesses e começam sua gestão, já pensando em como conseguir vencer uma nova eleição, na próxima que houver! Isso é um absurdo!!! Precisamos ter consciência política e saber votar e cobrar daqueles que escolhemos para nos representar! Saúde Pública não é brincadeira, administrar não é brincadeira, ser representante legítimo do povo não é brincadeira! Então porque achamos graça nas piadas que fazem sobre políticos e sobre nosso ato de eleger os mesmos? Sejamos realistas... Muita coisa precisa mudar, a contar pelas nossas atitudes!

Vamos lutar por uma saúde pública digna, por hospitais limpos, mais preparados, com menos tempo para a espera no atendimento e acima de tudo, por uma aparelhagem de ponta e por condições dignas de trabalho aos profissionais que neles atuam!

Sou a favor do aumento do número de Hospitais e UPA's, pois só assim iremos desafogar e diminuir o tempo de demora para um atendimento de emergência. Onde já se viu, aguardar 07 horas para ser atendido em uma emergência??? 07 horas deixa de ser emergência!!! 

Outro tópico que nossos políticos deveriam lutar para criar é o Hospital Público Veterinário, isso mesmo! Nossos amigos precisam de atendimento também e não são todos, que possuem condições para levar seu "animal" de estimação a um atendimento privado, sem falar naqueles que na rua estão sem atendimento! É fácil se intitular defensor dos animais, dizer que é amigo dos mesmos, mas precisamos é de realizações e não somente de amigos em uma determinada época ou em determinadas situações.

Bem amigos, esse post é um resumo daquilo que acredito que precisamos de imediato, seja em Búzios, seja em qualquer outra cidade da Região dos Lagos, ou até mesmo no Rio de Janeiro, pois os problemas são os mesmos, porém em proporções diferentes, claro! Mas os envolvidos... Esses são os mesmos, nossos políticos e nós mesmos, que elegemos algumas vezes, erradamente nossos representantes. Sejamos conscientes, precisamos gostar de política, aprender a votar corretamente e acima de tudo, aprender a cobrar as realizações ora prometidas!

Vamos juntos, fortalecer a política em nosso País, lutando por melhorias para nós todos!
Um forte abraço,

Fraternalmente, 

Com.Marcello Costa
Diretor Comercial Grupo MRT
Corretor de Imóveis
Perito Judicial Imobiliário
Perito Judicial Grafotécnico
Conciliador -TJ/RJ - Lei 9.099/95
Árbitro Jurídico - Lei nº9307/96 
Creci/RJ nº 46724 - Conpej nº 01.00.1360 
8ª Câmara de Mediação Conciliação e Arbitragem nº 210.321-604
Premiado com Prêmio Quality Gold - Atendimento Diferenciado!







Política da Gema: A Perícia e sua Importância no Judiciário Brasileiro

por Marcello Costa

Nesse post irei falar um pouco a respeito da Perícia no Judiciário Brasileiro, para que serve, qual sua importância, a necessidade da imparcialidade para o Perito entre outros fatores pertinentes.
Falarei aqui em 02 (duas) áreas que eu atuo como Expert do Juízo, que são: A Perícia Imobiliária e a Perícia Grafotécnica.



Primeiramente gostaria de tecer alguns comentários em relação ao Perito. O Perito,também conhecido como Expert do Juízo é nomeado para a função como um "auxiliar" do Juiz pelo mesmo, onde irá atuar, dando elementos sobre um determinado assunto que o Juiz não conheça tão bem. 

Artigo 422 do CPC, O Perito cumprirá escrupulosamente o encargo que lhe foi cometido, independente de termo de compromisso. 



Na perícia imobiliária, o Perito atuará com intuito de aferir valores de um determinado bem para locação ou venda, quando não haja entendimento sobre o mesmo entre as partes envolvidas.



Para isso, irá efetuar dirigências no local, verificar o entorno do imóvel em questão, seu terreno, condições de uso, comércio local, condução, se a área é de periculosidade ou não, verificar a oferta e a procura, pesquisar em anúncios, perguntar a opinião de outros profissionais da área, entre outras situações necessárias à confecção de um Laudo Técnico preciso e imparcial.



A Perícia Imobiliária geralmente é feita por um corretor de imóveis, devidamente credenciado junto ao seu Conselho Regional, qualificado para tal e deve ser feita com muita cautela e técnica.



Já na Perícia Grafotécnica, o assunto de embate versa a respeito de documentos, assinaturas divergentes e necessita de o emprego de várias técnicas com o objetivo de buscar a veracidade dos fatos. Tal pesquisa pode ser feita pela Peça Padrão ou Peça Teste e deve ser realizada com a maior riqueza de informações e detalhes no Laudo Técnico. Em algumas ocasiões, pode ser que a Peça questionada tenha partido de um punho caligráfico de pessoa já falecida, o que torna o trabalho do Perito mais importante e minucioso.



O trabalho pericial é remunerado, onde o Perito ao aceitar a nomeação, informa os valores de honorários que gostaria de receber. Porém pode ser também através da AJG, onde nesse caso, receberá um valor mínimo pelo trabalho. Alguns Peritos não gostam de realizar Perícias quando as mesmas correm no Pólo da Gratuidade, porém isso é um grande erro. Não recuse trabalho!



Portanto nobres colegas de profissão, Corretores de Imóveis, Peritos Judiciais,façamos nosso trabalho sempre de forma clara e objetiva, sendo transparentes em nossos Laudos Técnicos, emitindo nossos pareceres com uma linguagem de fácil entendimento, evitando assim, dificuldade na interpretação do mesmo.



Como podemos notar o trabalho pericial é de extrema importância, um mercado excelente para nós profissionais, que possui um respeito muito grande e acima de tudo gratificante, pois estamos auxiliando e contribuindo com a Justiça.



Minhas sinceras homenagens e saudações a todos!



Um forte abraço,

Fraternalmente,

Marcello Costa.


Diretor Comercial Grupo MRT
Corretor de Imóveis
Perito Judicial Imobiliário
Perito Judicial Grafotécnico
Conciliador -TJ/RJ - Lei 9.099/95
Árbitro Jurídico - Lei nº9307/96 
Creci/RJ nº 46724 - Conpej nº 01.00.1360 
8ª Câmara de Mediação Conciliação e Arbitragem nº 210.321-604
Premiado com Prêmio Quality Gold - Atendimento Diferenciado!

"Marcello Costa, Político, Corretor de Imóveis, proprietário do Grupo MRT, Perito Judicial Imobiliário e Grafotécnico atuando junto a Justiça Federal e Estadual,  Árbitro Jurídico Privado (Lei 9307/96), Conciliador do TJ/RJ (Lei 9.099/95), Acadêmico de Direito, Escritor, premiado com a Comenda da Ordem do Mérito da Educação e Integração e com o Prêmio Quality Gold como profissional destaque e com Moção de Congratulações e Louvor emitida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sempre em busca de atualização constante e por melhorias aos profissionais do setor."




A Importância do Voto X Financiamento Campanha:  




Nesse tópico, tenho por interesse mostrar e falar um pouco a respeito dessa dualidade e dos aspectos inerentes as mesmas.

Quando falamos da importância do voto, percebemos que mesmo nos dias de hoje, ainda existem pessoas que o trocam por favores, interesses e até mesmo valores. Porque? Qual objetivo? Quem comete esse erro, o de trocar seu voto por favores, não pensa na coletividade e sim, em si próprio. Votar é um direito adquirido do Cidadão, um ato cívico, a forma de contribuir com a nação, com a coletividade e de fazer da política, a melhor maneira para se construir um futuro melhor.

Agora quando pensamos em troca de voto, ou até mesmo venda do próprio, pensamos diretamente emfinanciamento de campanha, até que ponto, o político que recebe doações eleitorais de grandes empresas, valores consideráveis, não está comprometido ou se comprometendo com aquele que o financia? Você acha correto essas doações exorbitantes, que acontecem em algumas campanhas de certos candidatos? Você acredita na transparência de uma grande doação? Bem, são pontos que ao falarmos de financiamento de campanha, surgem logo nos causando dúvidas e questionamentos. 

Precisamos acreditar que é possível mudar a "cara" da nossa política, que é possível sim, construir um futuro melhor e de ter bons políticos eleitos, com o objetivo de nos representar, de lutar pelos interesses do povo e para o povo.
Agora, como acontece a eleição nos dias de hoje? É fácil perceber que muitos candidatos possuem uma verba para consumo bem expressiva e a mesma, na maioria dos casos, é advinda de doações de grandes empresas. Essas verbas acabam sendo empregadas em pessoas para trabalho, em materiais de campanha, em reuniões, em situações para tornar aquele candidato, um candidato mais popular. Agora eu me pergunto e faço de minha pergunta uma dúvida que deve ser comum a todos nós, a relação trabalho para o candidato e voto para o mesmo é diretamente relacionada? Melhorando a pergunta, será que um determinado trabalhador de um certo candidato, votaria em outro candidato? Ou teria esse trabalhador o seguinte pensamento: Não tenho candidato mesmo, não conheço os outros, então vou votar nele, até porque estou trabalhando para ele. Esse pensamento é que tem de ser banido! Não há nada de errado em se ter pessoas trabalhando na campanha eleitoral, mas é totalmente errado, contratá-las com objetivo de angariar os votos das mesmas, como se obrigação fosse. 

É preciso mudar, eu como eleitor, antes de votar em um determinado candidato, procuro ver suas "promessas" passadas, o trabalho já realizado caso tenha tido mandato e acima de tudo, verificar se suas propostas atuais são condizentes com a possibilidade de serem realizadas. Não votaria nunca em troca de favor, trabalho ou qualquer outro tipo de situação.

Precisamos nos conscientizar que votar é importante, que iremos decidir o futuro político nos próximos 04 anos e que somos diretamente responsáveis por aqueles que elegemos, depois de votar errado, não adianta vir com aquela frase clássica: Eu não votei nele! Chega de fugir das responsabilidades, chega de dizer que não gosta de política, por isso vou votar em qualquer um ou em branco. Tenha consciência, tenha convicção em quem votar, não cometa erros, pois os mesmos poderão ser fatais.

Portanto amigos, o alerta que devemos criar dentro de nós mesmos é o seguinte: O candidato que possui uma grande verba para gasto na campanha, pode não ser o melhor candidato, portanto, reflita sobre o tema, votar consciente é votar naquele que será um grande representante, mas para ser um grande representante, não precisa ter um grande gasto, fica dica!

Enfim, é complexo falar de voto consciente e financiamento de campanha, é um tema abrangente, que deve ser sempre tratado com extrema importância e atenção.


Um grande abraço a todos!
Fraternalmente, 


Com.Marcello Costa
Diretor Comercial Grupo MRT
Corretor de Imóveis
Perito Judicial Imobiliário
Perito Judicial Grafotécnico
Conciliador -TJ/RJ - Lei 9.099/95
Árbitro Jurídico - Lei nº9307/96 
Creci/RJ nº 46724 - Conpej nº 01.00.1360 
8ª Câmara de Mediação Conciliação e Arbitragem nº 210.321-604
Premiado com Prêmio Quality Gold - Atendimento Diferenciado!

"Marcello Costa, Político, Corretor de Imóveis, proprietário do Grupo MRT, Perito Judicial Imobiliário e Grafotécnico atuando junto a Justiça Federal e Estadual,  Árbitro Jurídico Privado (Lei 9307/96), Conciliador do TJ/RJ (Lei 9.099/95), Acadêmico de Direito, Escritor, premiado com a Comenda da Ordem do Mérito da Educação e Integração e com o Prêmio Quality Gold como profissional destaque e com Moção de Congratulações e Louvor emitida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sempre em busca de atualização constante e por melhorias aos profissionais do setor."










A UPP, suas particularidades e possíveis influências para a população


por Marcello Costa 

O que seria uma UPP? Você sabe? UPP significa Unidade de Polícia Pacificadora, tem como "objetivo" restaurar a segurança pública de um determinado local, antes dominado por facções, tráfico de drogas e bandidos.

Mas, é a UPP um projeto completo na sua opinião? Tem dado resultado? Bem, notamos que na Capital, as "UPPs" estão com grande aceitação junto a população, onde as mesmas tem sido tratadas como uma grande cartada do Governador Sérgio Cabral na "luta" pela eleição de seu sucessor ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, Vice Governador Luiz Fernando Pezão, contra seus possíveis principais candidatos, Anthony Garotinho (PR) e Senador Lindberg Farias (PT).

Mas, o que nas conversas informais se falam a respeito das mesmas? Tenho escutado e muito que as UPPs melhoraram o convívio nas áreas onde foram instaladas, que ajudaram a resgatar a segurança e dignidade da população que anteriormente vivia abalada com a presença do tráfico, mas tenho também escutado bastante, que a mesma irá acabar depois dos eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Qual é a sua opinião a respeito desse ponto? Bem, na "qualidade de escritor" e como esse post é para se refletir sobre o assunto, deixo aqui externada minha opinião a respeito da mesma: Acredito sim no Projeto UPP, acho que existem algumas lacunas a serem preenchidas para o sucesso total, como por exemplo atingir o social das comunidades carentes, antes dominadas pela atividade ilegal do tráfico e não acredito que as mesmas tenham "prazo de validade", como escutei muito por aí! Acho sim, que a UPP foi uma excelente ideia do atual Governo e muito bem planejada e executada pelo atual Secretário de Segurança do Estado Dr.José Mariano Beltrame e seus subordinados. 

Agora, falando um pouco sobre Mercado Imobiliário e traçando um comparativo junto à UPP, é fácil de se notar que a mesma teve direta ligação com o aumento dos preços dos imóveis onde foram implantadas, causando inclusive uma grande especulação imobiliária. Porém, nesse momento, os preços dos imóveis na Capital permanecem inalterados e estabilizados, com notável aumento em alguns bairros, onde essa estabilidade tem contribuído a retomar o aquecimento do referido mercado, aumentando assim, as vendas no setor. 

Essa semana que passou, dei uma rápida entrevista a uma rádio da Região dos Lagos, onde na mesma citei minha opinião pessoal a respeito da necessidade de implantação de uma UPP na Região ora mencionada, ajudando assim, possivelmente na redução dos índices de criminalidade no local. Comentei também, que é provável que meliantes possam estar migrando da Capital para o interior, com o objetivo de fugir da política da UPP e desta forma, ter "mais liberdade" para agir. Como sou frequentador assíduo da Região dos Lagos, gostaria e muito, que fosse colocado em pauta pelas nobres autoridades competentes de nosso Estado, uma UPP na Região e que a mesma seja planejada a curto prazo! 
A UPP, não deve ser tratada somente no aspecto político e sim com pensamento de trazer para a população segurança e tranquilidade, o aspecto político vem agregado a mesma e não deve ser priorizado quando da verificação de necessidade de implantação, em uma determinada Região.
Bem amigos leitores, o tema é interessante de ser debatido e acima de tudo, de extrema importância para a comunidade e população. Portanto, façamos nossas reflexões, ponderações e possamos colaborar sempre em prol da coletividade de todos, pensando sempre em nossos semelhantes, familiares e amigos, afinal de contas, estamos aqui para servir ao próximo,  não é esse o pensamento? 


Marcello Costa
Diretor Comercial Grupo MRT
Corretor de Imóveis
Perito Judicial Imobiliário
Perito Judicial Grafotécnico
Conciliador -TJ/RJ - Lei 9.099/95
Árbitro Jurídico - Lei nº9307/96 
Creci/RJ nº 46724 - Conpej nº 01.00.1360 
8ª Câmara de Mediação Conciliação e Arbitragem nº 210.321-604
Premiado com Prêmio Quality Gold - Atendimento Diferenciado!

"Marcello Costa é Corretor de Imóveis, proprietário do Grupo MRT, Perito Judicial Imobiliário e Grafotécnico atuando junto a Justiça Federal e Estadual,  Árbitro Jurídico Privado (Lei 9307/96), Conciliador do TJ/RJ no IX Juizado Especial Cível da Comarca do RJ e do III Juizado Especial Cível da Comarca de Niterói (Lei 9.099/95), Acadêmico de Direito, Escritor, premiado com a Comenda da Ordem do Mérito da Educação e Integração e com o Prêmio Quality Gold como profissional destaque e com Moção de Congratulações e Louvor emitida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sempre em busca de atualização constante e por melhorias aos profissionais do setor."




O Povo Brasileiro, sua curta memória e o oba oba.

Olá amigos(as),

É muito triste a reflexão que venho fazer nesse post, sobre nossa população, costumes e a forma de como encaramos o cotidiano e suas nuances.
Nessa época do ano, na qual comemoramos o carnaval, "a maior festa do planeta", nosso País fica em festa, onde o povo se fantasia no período e sai em busca de comemorar e extravasar os momentos ruins e buscar esquecer os mesmos e consequentemente brindar pelos bons. Não há problema nenhum nisso, se no restante do ano, tivéssemos consciência e fossemos em busca de melhorias para nós mesmos e nossos semelhantes. Não sou contra o carnaval, o clima de festa, mas sou contra o clima de oba oba que é criado em cima do mesmo, onde tem pessoas que chegam a dizer que é o momento que "ninguém é de ninguém", o período do beijo na boca e etc... Nosso País vive esse clima de oba oba constante e por isso, nossa Política é da forma e maneira igual ao povo. Nossa Política é o reflexo de nossa população, não adianta criticar nossos governantes, se nós mesmos, fazemos do nosso País o País do oba oba, sempre arrumando o famoso jeitinho para se resolver as coisas. 
Precisamos lembrar depois do carnaval de todos os fatos marcantes e importantes para a população, para que os mesmos não sejam esquecidos como tantos outros que são noticiados na mídia e logo em seguida  acabam a cair por esquecimento. Esquecimento é a palavra certa, que hoje os "Renans, Fernandos, Sarneys, Lulas" e muitos outros, torcem para que aconteça. Torcem para que o povo Brasileiro esqueça depois da festa, para que o nosso Congresso, continue em festa e fazendo a FESTA!!! 
Até quando??? Até quando, seremos o povo feito de esquecimento? Feito para colher assinaturas para se tentar um Impeachment, buscando consertar algo, que nós mesmos criamos ao votar e colocar um determinado Político em sua cadeira, para nos representar. 
Precisamos sim "brincar" com o carnaval, pular bastante, até porque ninguém é de ferro, pois a vida é curta, mas precisamos sim, ter a certeza que depois da festa, precisamos LUTAR para que nosso País não continue em festa! 
Sejamos vigilantes, sejamos mais preocupados com a política interna e externa, pois precisamos sim, aprender a gostar de Política para aprender a votar certo, pela coletividade e futuro melhor para todos!
Desejo muito, que o povo Brasileiro tenha verdadeiros representantes, pessoas preocupadas em trabalhar e honrar a oportunidade dada pela população que o colocou lá, mas para isso acontecer, precisamos nos valorizar e aprender a deixar de ser o País do Futebol e passar a ser o País da Cultura e do Futebol.
Amigos, aproveitem bastante o carnaval, a vida, mas aproveitem também esse post desse humilde "escritor", para trazerem para si próprios, a responsabilidade de mudar o futuro da Nação!
Até a próxima!
Um grande abraço,
Fraternalmente, 
Com.Marcello Costa
Diretor Comercial Grupo MRT
Corretor de Imóveis
Perito Judicial Imobiliário
Perito Judicial Grafotécnico
Conciliador -TJ/RJ - Lei 9.099/95
Árbitro Jurídico - Lei nº9307/96 
Creci/RJ nº 46724 - Conpej nº 01.00.1360 
8ª Câmara de Mediação Conciliação e Arbitragem nº 210.321-604
Premiado com Prêmio Quality Gold - Atendimento Diferenciado!

"Marcello Costa é Corretor de Imóveis, proprietário do Grupo MRT, Perito Judicial Imobiliário e Grafotécnico atuando junto a Justiça Federal e Estadual,  Árbitro Jurídico Privado (Lei 9307/96), Conciliador do TJ/RJ no IX Juizado Especial Cível da Comarca do RJ e do III Juizado Especial Cível da Comarca de Niterói (Lei 9.099/95), Acadêmico de Direito, Escritor, premiado com a Comenda da Ordem do Mérito da Educação e Integração e com o Prêmio Quality Gold como profissional destaque e com Moção de Congratulações e Louvor emitida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sempre em busca de atualização constante e por melhorias aos profissionais do setor."






Olá amigos(as) Leitores(as),

Nesse post irei falar um pouquinho a respeito de situações políticas que envolvem nosso País e infelizmente alguns políticos do mesmo.

Como amplamente noticiado pela mídia em geral nessa semana que passou, tivemos eleição para Presidência do Senado Federal, e como já era previsto, fora eleito Presidente da casa o sr Senador Renan Calheiros. Sinceramente, não consigo acreditar que tudo aquilo que o Senador em questão plantou há tempos atrás se concretizou. É fato que ao renunciar ao seu mandato na época em que o mesmo fora denunciado, o Senador Renan tinha como propósito evitar sua cassação e assim sendo, planejar seu retorno a casa, onde com certeza tinha como objetivo a Presidência da mesma. E não é que ele conseguiu (Está atualmente em seu terceiro mandato).

O Problema é que esse ciclo político nunca acaba, é muito triste para nós, população esclarecida, aceitar essas situações que mais parecem artifícios, manobras para garantir poder, a quem não deveria o ter! Sempre briguei pela renovação política e partidária, sinceramente sou contrário a situações de passar o mandato para parentes diretos como pai e filho. Isso não deveria acontecer, mas o povo vota... Na medida que o voto for consciente, poderemos começar a acreditar que uma renovação possa acontecer. 
Sou a favor de criar um mecanismo, lei, regra que obrigue o político a ter somente 02 mandatos consecutivos (02 eleições seguidas), onde na terceira teria que ficar ausente, de fora da disputa, pois assim sendo, forçadamente haveria também uma contribuição para a tão sonhada renovação!
É muito triste ter a certeza de que nosso País é o País do "oba oba", dos feriados, dos jeitinhos, do carnaval e do futebol, mas não é o País da Política, nosso povo não é politizado, isso é um fator que torna nossa Política fragilizada e capaz de ser manipulada por pessoas que se dizem políticos do povo. O dia que a população acordar e ver que é necessário mudar, votar em novos candidatos, com propostas reais, que queiram honrar a oportunidade dada pelo povo, aí sim, teremos novidades boas.
Precisamos ser politizados, precisamos estudar os candidatos antes de votar, saber porque se candidataram, quais seus objetivos e porque escolheram um determinado Partido Político. Nosso País é muito rico, pena que rico também de pessoas de intenções variadas, por isso, se faz necessário fazer uma filtragem apurada, para separar "o joio do trigo".

Me deixou perplexo a foto inserida nesse post, eles estão achando graça de que? Tanta gente humilde passando fome, tantas tragédias acontecendo e qual seria o motivo de tanta graça? 
Fica aqui registrado nesse artigo, como parte integrante de um povo que clama por mudanças, como Brasileiro que sou, meu desejo de um futuro melhor para o nosso País, sem pessoas demagogas, sem problemas, sem tragédias, sem escândalos, sem adversidades e com políticos preocupados em trabalhar verdadeiramente para o povo!!! É hora de renovar, é hora de dizer chega! BASTA!!!
Façamos essa reflexão, sejamos mais politizados.

Um grande abraço,
Fraternalmente, 
Com.Marcello Costa
Diretor Comercial Grupo Costa
Corretor de Imóveis
Perito Judicial Imobiliário
Perito Judicial Grafotécnico
Conciliador -TJ/RJ - Lei 9.099/95
Árbitro Jurídico - Lei nº9307/96 
Creci/RJ nº 46724 - Conpej nº 01.00.1360 
8ª Câmara de Mediação Conciliação e Arbitragem nº 210.321-604
Premiado com Prêmio Quality Gold - Atendimento Diferenciado!

"Marcello Costa é Corretor de Imóveis, proprietário do Grupo MRT, Perito Judicial Imobiliário e Grafotécnico atuando junto a Justiça Federal e Estadual,  Árbitro Jurídico Privado (Lei 9307/96), Conciliador do TJ/RJ no IX Juizado Especial Cível da Comarca do RJ e do III Juizado Especial Cível da Comarca de Niterói (Lei 9.099/95), Acadêmico de Direito, Escritor, premiado com a Comenda da Ordem do Mérito da Educação e Integração e com o Prêmio Quality Gold como profissional destaque e com Moção de Congratulações e Louvor emitida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sempre em busca de atualização constante e por melhorias aos profissionais do setor."








-- 
Com.Marcello Costa
Diretor Comercial Grupo Costa
Corretor de Imóveis
Perito Judicial Imobiliário
Perito Judicial Grafotécnico
Conciliador -TJ/RJ - Lei 9.099/95
Árbitro Jurídico - Lei nº9307/96 
Creci/RJ nº 46724 - Conpej nº 01.00.1360 
8ª Câmara de Mediação Conciliação e Arbitragem nº 210.321-604
Premiado com Prêmio Quality Gold - Atendimento Diferenciado!

"Marcello Costa é Corretor de Imóveis, proprietário do Grupo MRT, Perito Judicial Imobiliário e Grafotécnico atuando junto a Justiça Federal e Estadual,  Árbitro Jurídico Privado (Lei 9307/96), Conciliador do TJ/RJ no IX Juizado Especial Cível da Comarca do RJ e do III Juizado Especial Cível da Comarca de Niterói (Lei 9.099/95), Acadêmico de Direito, Escritor, premiado com a Comenda da Ordem do Mérito da Educação e Integração e com o Prêmio Quality Gold como profissional destaque e com Moção de Congratulações e Louvor emitida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sempre em busca de atualização constante e por melhorias aos profissionais do setor."




"A Importância da Conciliação no Judiciário Brasileiro.



Em dias onde o Judiciário vive uma enxurrada de processos, pilhas e pilhas de documentos, diariamente juntadas de mais fatos, audiências cada vez mais corridas para se encaixar tudo dentro da pauta, é muito importante destacarmos a importância da Conciliação no Judiciário.

A Lei 9.099/95, que fala do Juizado Especial, tem em muito contribuído para que possamos melhorar o atendimento e rapidez em nossos Juizados e Comarcas.

O princípio da Celeridade Processual, vem de encontro ao que se busca nos Juizados Especiais. 

A Conciliação tem sua importância no que tange a rapidez, a possibilidade de entendimento entre as partes envolvidas em uma determinada demanda de forma descomplicada e eficaz, contribuindo assim, no aumento de satisfação para aqueles que buscam a solução para seu conflito e melhorias no modo geral.
O Conciliador em uma Audiência de Conciliação tem papel de extrema importância para a solução da lide, pois parte dele a aproximação das partes. Ele tem como "missão" o bom entendimento entre os envolvidos na busca de uma solução, um "denominador comum" a todos, de forma que seja satisfatório tanto para o autor, quanto para o réu. Tem também a responsabilidade para de forma clara e objetiva, conduzir a mesma com serenidade e transparência, evitando conflitos, intermediando aquele "problema" existente na demanda.
A Audiência de Conciliação dura em média 15 minutos, onde quando não há acordo, até menos tempo. Porém, esses 15 minutos aproximados de duração, são mais que suficientes para que as partes envolvidas cheguem a um acordo durante a mesma.
O Judiciário como reconhecimento da importância da conciliação, tem feito campanhas com intuito de mostrar a população a importância de um acordo e o que o mesmo, poderá contribuir para diminuir o desgaste das partes envolvidas junto ao um possível litígio.
Outro aspecto que contribui também na busca dos Juizados Especiais pela população, é o fato de não haver custas processuais para se ingressar com a demanda, porém é importante ressaltar que só se pode ingressar em busca de títulos executivos extrajudiciais, no valor de até quarenta vezes o salário mínimo,observado o disposto no artigo 8º, da referida Lei.
Ficam excluídas da competência do Juizado Especial as causas de natureza alimentar, falimentar, fiscal e de interesse da Fazenda Pública e também as relacionadas a acidentes de trabalho, a resíduos e ao estado e capacidade das pessoas, ainda que de cunho patrimonial.
Não poderão ser partes, o incapaz, o preso, as pessoas jurídicas de direito público, as empresas públicas da União, a massa falida e o insolvente civil.
Na próxima postagem irei falar um pouco também a respeito da "Arbitragem e a Justiça Privada" em nosso País, mais conhecida por intermédio da Lei 9.307/96, também citada como "Lei Marco Maciel". Sua importância, aspectos legais, imagem, entre outros fatores.
Esperamos que o Judiciário Brasileiro venha crescer com a conciliação e os Juizados Especiais, que os mesmos se tornem uma realidade cada vez maior em nosso País." 


Com.Marcello Costa
Diretor Comercial Grupo MRT
Corretor de Imóveis
Perito Judicial Imobiliário
Perito Judicial Grafotécnico
Conciliador -TJ/RJ - Lei 9.099/95
Árbitro Jurídico - Lei nº9307/96 
Creci/RJ nº 46724 - Conpej nº 01.00.1360 
8ª Câmara de Mediação Conciliação e Arbitragem nº 210.321-604
Premiado com Prêmio Quality Gold - Atendimento Diferenciado!

"Marcello Costa é Corretor de Imóveis, proprietário do Grupo MRT, Perito Judicial Imobiliário e Grafotécnico atuando junto a Justiça Federal e Estadual,  Árbitro Jurídico Privado (Lei 9307/96), Conciliador do TJ/RJ no IX Juizado Especial Cível da Comarca do RJ e do III Juizado Especial Cível da Comarca de Niterói (Lei 9.099/95), Acadêmico de Direito, Escritor, premiado com a Comenda da Ordem do Mérito da Educação e Integração e com o Prêmio Quality Gold como profissional destaque e com Moção de Congratulações e Louvor emitida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sempre em busca de atualização constante e por melhorias aos profissionais do setor."



O Exame da OAB... Você é a favor ou contra?



"Seguindo o tema político que é um dos assuntos a serem abordados com frequência em nossa coluna, vou nesse post, abordar um assunto que também é bem polêmico e gera diversas opiniões na sociedade e entre os profissionais do setor, bem como, junto aos universitários e futuros bacharéis, que é o Exame da OAB.
O Exame da OAB e sua funcionalidade... É o mesmo uma forma de moralizar e tornar o serviço para a sociedade mais eficaz? Ajuda a peneirar o bom do mau profissional? Existe diversos argumentos por parte da Ordem dos Advogados a favor e pela manutenção do Exame e grandes argumentos por parte dos bacharéis, de acadêmicos de direito e parte da sociedade pelo fim do mesmo. Qual será a sua opinião?
Bem, hoje existem várias organizações de bacharéis de direito que pedem pelo fim do Exame da OAB, com base no alto índice de reprovação do mesmo, pelo alto valor cobrado como taxa, por acreditarem não ser uma atribuição da OAB o mesmo e por fim , por acreditar que tal Exame não mensura competência e que em nada o mesmo poderá ajudar no melhor atendimento do profissional para com seu cliente. 

Vejamos algumas considerações sobre tais fatos: 

a) O Exame é cobrado e obrigatório para ingresso nos quadros da OAB desde 1994. Agora, é bom frisar que a cada ano o Exame tem tido um maior índice de reprovação. Isso está relacionado a ensino ruim generalizado nas Universidades, ou será que a OAB tem dificultado cada vez mais seu Exame, com o objetivo de reter o aumento no quadro da mesma? Ou será, como no ponto de vista de alguns bacharéis e cidadãos contrários ao Exame, a manutenção dos processos em um número restrito de escritórios e com isso, advogados trabalhando para eles? Que dúvida, não é mesmo?

b) Outro fator que deve ser pensado a respeito é, se o Exame da OAB é requisito obrigatório para ingresso nos quadros da Ordem e que segundo a própria Ordem o mesmo visa a melhoria no atendimento dos clientes e população, como ficam os advogados formados antes dessa obrigatoriedade? Será que eles possuem os requisitos e conhecimentos necessários para esse atendimento eficiente e qualificado para a sociedade? Já que se obriga o futuro profissional, aquele que acaba de cursar uma Universidade por 05 anos a fazer tal prova, não seria correto, submeter o advogado formado anteriormente ao mesmo, a mesma prova? São questionamentos que se fazem presentes, quando buscamos, averiguar até que ponto essa questão é política ou social. Correto?

Resumindo o assunto, hoje tramita na Câmara dos Deputados uma proposta pelo fim do Exame da OAB e cada vez mais, essa discussão ganha novos adeptos, onde acredito ainda estar longe de terminar, mas com chances reais de deixar de ser obrigatório.

Minha sincera e singela opinião, é pelo fim do mesmo, pois acredito que em nada contribui para checar a qualidade de um profissional e que tal atribuição não é da OAB e sim do Governo Federal/MEC. O Bacharel, estudou 05 anos, investiu seu tempo e dinheiro e quando acredita que através de sua prestação de serviços, poderá recuperar seu investimento, se vê impedido de forma arbitrária de fazê-lo, ou seja, fica impedido de trabalhar e exercer sua profissão, seu direito adquirido! Será isso correto? É correto cobrar pelo Exame uma taxa de R$ 200,00? Onde é aplicado a quantia recebida pelos inúmeros formandos que fazem a prova a cada ano? Onde está a Democracia Brasileira? Será uma questão de cunho Social ou Político?
As opiniões são diferentes, inúmeras, mas uma coisa é certa, a complexidade da questão deve ser abordada e o Exame se obrigatório continuar sendo, deveria ser exigido também aos advogados formados anteriormente a 1994, data da criação da exigência do mesmo. 
Façamos nossas avaliações a respeito, conto com a colaboração de cada um dos senhores(as), opinando sobre o referido tema."

Um grande abraço,
Fraternalmente,
Marcello Costa.
Com.Marcello Costa
Diretor Comercial Grupo MRT
Corretor de Imóveis
Perito Judicial Imobiliário
Perito Judicial Grafotécnico
Conciliador -TJ/RJ - Lei 9.099/95
Árbitro Jurídico - Lei nº9307/96 
Creci/RJ nº 46724 - Conpej nº 01.00.1360 
8ª Câmara de Mediação Conciliação e Arbitragem nº 210.321-604
Premiado com Prêmio Quality Gold - Atendimento Diferenciado!


"Marcello Costa é Corretor de Imóveis, proprietário do Grupo MRT, Perito Judicial Imobiliário e Grafotécnico atuando junto a Justiça Federal e Estadual,  Árbitro Jurídico Privado (Lei 9307/96), Conciliador do TJ/RJ no IX Juizado Especial Cível da Comarca do RJ e do III Juizado Especial Cível da Comarca de Niterói (Lei 9.099/95), Acadêmico de Direito, Escritor, premiado com a Comenda da Ordem do Mérito da Educação e Integração e com o Prêmio Quality Gold como profissional destaque e com Moção de Congratulações e Louvor emitida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sempre em busca de atualização constante e por melhorias aos profissionais do setor."




Retrospectiva Eleitoral 2012 do Rio de Janeiro


É com enorme prazer que recebi o convite dos amigos Victor Viana e Camila Raupp, para fazer parte do seleto time de colunistas desse renomado Blog. 

Minha Coluna, melhor nossa coluna, pois o objetivo dessa coluna é de ser de todos nós, onde possamos interagir constantemente e abordar todas as dúvidas e sugestões dos amigos, terá como temas a serem comentados o Mercado Imobiliário no eixo Rio de Janeiro X Búzios, bem como, as novidades e situações constantes da Política Carioca, denominada como "Política da Gema". Com periodicidade semanal, iremos abordar de forma clara, objetiva e também polêmica os aspectos relacionados aos temas ora discriminados.

E como abertura da mesma, gostaria de falar sobre a Retrospectiva Eleitoral Carioca do ano que findou.
As eleições de 2012 no Rio de Janeiro foram marcadas por uma disputa acirrada para prefeitura nas urnas entre meu amigo e atual Prefeito Eduardo Paes e o sr. Marcelo Freixo. O primeiro, tendo como vantagem o fato de já ser prefeito e ter exercido um Mandato pela cidade, em busca de melhorias e de oportunidade de fazer no novo mandato, aquilo que não conseguiu nos primeiros 04 anos. 

E o segundo, com a força de ser Deputado Estadual, de ter ido contra a uma situação adversa a nível de segurança pública, onde ganhou destaque no combate a "Grupos Paramilitares", mais conhecidos como "Milícias". E como toda oposição, teve como objetivo mostrar supostas irregularidades e erros que o prefeito em exercício possa ter cometido, com grande abertura entre os universitários e o público jovem como um todo. Sua campanha cresceu e realmente fez frente junto ao trabalho feito pelo Prefeito Eleito Eduardo Paes, porém não foram suficientes para lhe dar a vitória tanto almejada! No fim, as urnas deram como vitória a continuidade do trabalho já feito pelo Prefeito e candidato a reeleição Eduardo Paes. 

Bom para o povo, que teve a oportunidade de escolher, bom para a Democracia que fez com que tivéssemos eleições limpas e uma apuração rápida e sem maiores transtornos. E como o tempo passa muito rápido, dentro de breve, estaremos falando a respeito dos nossos futuros candidatos para as Eleições de 2014.
Como fiz parte desse trabalho de condução do nosso querido Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e como ex candidato a Vereador da referida cidade, abaixo seguem algumas fotos à título de ilustração do trabalho realizado durante a campanha eleitoral.

Bem queridos amigos, nesse primeiro post não irei me alongar muito, tenho como objetivo do mesmo, apenas me apresentar a vocês, falar um pouco sobre o ano de eleitoral de 2012 e agradecer ao Blogão dos Lagos, pelo convite de fazer parte desse elenco de primeira linha. Estaremos juntos, sempre com informações importantes e pertinentes, onde gostaria de poder contar com a ajuda de todos vocês, no que se refere a interação. 

É um grande prazer estar aqui! Um grande abraço,



Fraternalmente, 
Marcello Costa.

2 comentários:

  1. Anônimo12:28:00

    Parabéns, gostei da coluna e do Blog. Continuem assim.
    Atenciosamente,
    Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sr Carlos, o elogio e crítica construtiva serão sempre muito bem vindos, pois só assim, saberemos que direção tomar e o que devemos melhorar.
      Mais uma vez muito obrigado,
      Fraternalmente,
      Marcello Costa.

      Excluir