quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Macaé: Protagonismo na Câmara Juvenil



Jovens demonstram comprometimento com o futuro político e transformador do município

Na sua terceira sessão ordinária, o Projeto Câmara Juvenil dá um exemplo de protagonismo nesta terça-feira, 27. Ao todo, mais de 50 indicações, 25 requerimentos, um projeto de lei e três moções de aplausos, mostraram a força e a vontade da juventude macaense que deseja melhorar a cidade e garantir seus direitos e dignidade no futuro.

Com 16 anos, a macaense Emilly Andrade Messias, aluna do 2º ano do ensino médio do Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, moradora da região serrana, cota como  Câmara Juvenil transformou sua vida e mudou sua forma de pensar e agir m relação a política, que antes, segundo ela, era assunto que considerava apenas para adulto.

“Achava a política desnecessária para o jovem e o projeto me fez aproximar de uma realidade que eu não conhecia e gostei. Vi nele a oportunidade de ter voz e representar as pessoas trazendo as suas propostas para cá. Mudei muito e as pessoas vêem isso em mim. Também consegui mudar o pensamento de algumas pessoas, que hoje são mais críticas”, disse Emilly.

Entre as indicações de Emily nesta sessão está a ampliação do Transporte Social Universitário (TSU), para atender os universitários moradores da Bicuda, com uma Kombi, para viabilizar que estes possam estudar na cidade sem necessidade de se mudar.

“Quero fazer Medicina e não quero ter que me mudar da serra para isso, como muitos estudantes que hoje fazem isso”, explicou ela.

O estudante do Colégio de Aplicação (CAp), Anderson Lopes Andrade, de 16 anos, ainda que more em Rio das Ostras, diz que conhece bem a realidade do município por meio dos seus colegas.

“Passo o horário integral na escola e vivencio o que eles passam aqui em Macaé. Então, sou o mediador e trago as sugestões para a Câmara e, quando vejo resultado, isso me deixa orgulhoso”, disse o rapaz.

Anderson apresentou uma lista grande de indicações e cita como as principais, as que cobram da empresa SIT, informações sobre o motivo da redução de ônibus em determinadas linhas, que prejudicam trabalhadores e estudantes, principalmente em horários de rush.

Outra pauta do aluno que chama a atenção, foi o requerimento, solicitando informações sobre a emenda impositiva de autoria do vereador Marcel Silvano, quanto ao pagamento que não está sendo efetuado aos alunos que recebem bolsa do Colégio de Aplicação (CAp), desde o início do ano. O vereador juvenil requereu ainda, a realização de uma Audiência Pública, para ser discutida a realidade do orçamento da Prefeitura de Macaé.

Projeto Câmara Juvenil iniciou suas atividades em 2005, elegendo vereadores juvenis para os dois anos seguintes e ficou parado por um tempo, sendo retomado em 2013, quando elegeu novos vereadores para o mandato de um ano. Em 2015, foram novamente eleitos 17 vereadores, representando 11 escolas da rede municipal. O projeto é coordenado pelo gabinete do vereador Marcel Silvano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário