quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cabo Frio:Enfrentamento à Violência Contra o Idoso

Na  última terça-feira foi comemorado o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso. Para marcar a data, a Secretaria Municipal da Melhor Idade de Cabo Frio (Semei) realizou uma série de palestras com temas como “Maus tratos, uma realidade oculta”, com o subsecretário Marcelo Brum, “Abuso Econômico contra o idoso”, com o advogado Muniz, “Violência contra o idoso e o sofrimento psicológico”, com as psicólogas Márcia e Janaína, “Violência contra o idoso: estudo de casos”, com a assistente social Anita e “Envelhecer com Dignidade: um direito humano fundamental”, com a secretária Cristiane Fernandes.
- Durante todo o ano costumamos fazer ciclos de palestras com o objetivo de alertar o idoso sobre seus direitos, seja dentro de casa, junto aos seus familiares, ou como cidadão comum. Mas quando temos datas especiais como esta, do Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso, reforçamos ainda mais essas atividades porque as estatísticas revelam que ainda é muito grande o número de violência contra a pessoa idosa. Dados do Ministério da Saúde revelam que das 626 notificações de violências contra idosos, atendidos em serviços de Saúde de referência, 338 foram de vítimas dos próprios filhos. O dado representa 54% das notificações de agressões a pessoas com 60 anos ou mais, dentro de casa. Entre os tipos de agressões, a violência moral ou psicológica, aquela que fere a honra ou a intimidade, foi a mais relatada (55%), seguida da física (27%), do abandono (22%) e, por último, do dano financeiro ou patrimonial (21%). Por isso fazemos questão de sempre discutir esses assuntos, porque entendemos que política pública também se faz com informação – comentou Cristiane Fernandes, que acompanha de perto da tramitação, na Câmara Municipal, de Projeto de Lei de autoria do vereador Emanoel Fernandes que dispões sobre a obrigatoriedade de informação de suspeitas e confirmações de maus tratos e violências cometidas contra idosos, crianças, adolescentes, mulheres.
- Sou contra toda e qualquer forma de violência, mas quando se trata de idosos e crianças isso é ainda mais chocante. Temos visto muitos casos onde, infelizmente, a violência acontece dentro de casa, e nem sempre esses casos chegam a quem de direito. Por isso resolvemos apresentar esta lei, para que, a partir de sua aprovação nas comissões internas da Câmara e sansão do prefeito, possamos fazer dela mais um instrumento contra a violência – comentou Emanoel. O Projeto de Lei foi apresentado na Câmara no mês de abril, e tramita nas comissões internas antes de seguir para sansão do prefeito Alair Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário