quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Casimiro de Abreu: Cabral promete atender reivindicações do prefeito Antônio Marcos para a população

Na manhã desta terça-feira, dia 6, o prefeito Antônio Marcos consolidou mais uma parceria em prol da população de Casimiro de Abreu. Durante o lançamento dos programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem no município, o governador Sérgio Cabral afirmou que irá atender a antigas reivindicações do prefeito, entre elas a revitalização da RJ 162, que liga o distrito Rio Dourado à Rodovia Estadual Amaral Peixoto.

A solenidade foi realizada no CIEP Municipalizado José Bicudo Jardim, no Centro, onde centenas de famílias beneficiárias dos programas foram recebidas pelas autoridades, funcionários públicos e pelo Chefe do Executivo do município, junto com a secretária de Assistência Social de Casimiro de Abreu, Rosana Lélia. 


Cabral afirmou à população que fará as obras de revitalização da RJ 162. Em seguida, elogiou a equipe do funcionalismo público de Casimiro de Abreu e parabenizou o prefeito pela condução do município. “Estou muito feliz em estar em Casimiro de Abreu com essa equipe maravilhosa. Parabéns ao prefeito Antônio Marcos”, declarou o governador, que ainda garantiu ao prefeito que também doará duas ambulâncias para atendimento da população.


Durante a solenidade, o vice-governador e secretário Estadual de Obras, Luiz Fernando “Pezão”, enalteceu que o prefeito Antônio Marcos sempre busca o Governo do Estado para pedir apoio para o município. “Meu amigo Antônio Marcos é um grande homem, um grande homem público, que sempre vai ao Governo do Estado pedir pelo município de Casimiro de Abreu. É uma honra estar aqui”, declarou.
O prefeito Antônio Marcos retribuiu os elogios das autoridades e informou que tanto o governador quanto o vice sempre o receberam muito bem todas as vezes que vai ao Governo do Estado solicitar parcerias para o município. 


Na ocasião, Antônio Marcos também falou de alguns projetos que são custeados pelo Estado e pelo Governo Federal e agradeceu o apoio para fortalecer áreas como a da Assistência Social, Saúde, Habitação e Obras. “Não teríamos condições de fazer todos os investimentos apenas com recursos próprios”, complementou o prefeito, declarando que Cabral está seguindo o bom exemplo do ex-presidente Lula, viabilizando programas de transferência de renda. 


O prefeito de Casimiro de Abreu destacou ainda o momento oportuno da visita do governador e do vice-governador. Além de informar às autoridades sobre os programas municipais, Antônio Marcos falou de algumas políticas públicas que elevaram Casimiro de Abreu a destaque em mídias nacionais, estaduais e regionais. 


CONQUISTAS - Este ano, as ações da Administração Municipal conquistaram altos índices, posicionando o município entre os melhores colocados em pesquisas e rankings mensurados por entidades de grande credibilidade e repercussão. 


Casimiro de Abreu ficou entre os 30 melhores municípios do Estado, considerando o total de 92, reconhecido por ter alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM.  


A cidade também alcançou o primeiro lugar na maioria dos quesitos nas áreas de saúde, educação e meio ambiente, em comparação a outras 13 cidades da área de influência do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro – Comperj, na pesquisa de Indicadores de Cidadania, realizada pelo do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – Ibase e Petrobras.


Outro destaque advém do Ministério do Trabalho e Emprego. Casimiro de Abreu está na sexta posição entre as 65 cidades do Estado do Rio de Janeiro que conseguem bons índices de emprego para a população, por meio do Banco do Sistema Nacional de Empregos – SINE.


Além de todas essas conquistas, o município também ficou em quarto lugar em maior crescimento de arrecadação de ICMS do Estado, segundo a Associação Nacional dos Municípios Produtores – Anamup.
PRESENÇAS - A solenidade foi acompanhada pelo vice-prefeito de Casimiro de Abreu, Zedequias da Costa, pelo presidente da Câmara Municipal, Alessandro Macabu (Pezão), pelo secretário de Estado de Assistência Social, Zaqueu Teixeira, por secretários e subsecretários municipais, pelos vereadores Célio Sarzedas, Eliezer Crispim e Odino Miranda, deputados Estaduais e outras autoridades. 


ENTENDA OS PROGRAMAS - Implantados no último mês em Casimiro de Abreu, os programas beneficiam, simultaneamente, famílias que já recebem o Bolsa Família, do Governo Federal.
Moradora do Village do Poeta, a dona de casa Joana da Silva é mãe de quatro filhos. Ela conta que com a renda extra pretende acabar de construir sua residência. 


Além do Bolsa-Família ser um dos requisitos que dão direito ao Renda Melhor, outra condição para ser usuário dos programas é a renda mensal per capita ser inferior a R$ 100. 


Os integrantes menores de 18 anos dessas famílias e que estão no Ensino Médio também são beneficiados diretamente com o Renda Melhor Jovem, que promove a transferência de uma quantia em dinheiro para uma conta-poupança do aluno aprovado no final do ano letivo. 


O objetivo do Renda Melhor Jovem, além de incentivar a conclusão dos estudos, é estimular a economia financeira. Trinta por cento do valor depositado a cada ano pode ser utilizado ao final de ano letivo.
Pessoas que participam de curso profissionalizante com duração de quatro anos ou se inscreverem no Enem têm direito a valores adicionais do Renda Melhor. O programa inclui ainda acesso a oportunidades de qualificação e encaminhamento para vagas de emprego, além de cursos de Educação Financeira.
Mais informações podem ser obtidas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social de Casimiro de Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário