quarta-feira, 5 de junho de 2013

Movimento Reinventar participa do 53º CONUNE em Goiânia

Por Caio Lisboa

O 53º Congresso da UNE terminou no último domingo (02/06) em Goiânia com a eleição da nova diretoria e presidência da entidade e contou com a participação de mais de 8 mil estudantes de todo o país. A maior organização de juventude do Brasil elegeu a pernambucana Vic Barros, 27 anos, aluna de Letras na Universidade de São Paulo (USP) sua nova presidenta. Em um processo eleitoral que teve a participação recorde de delegados representando 98% das instituições de ensino superior no Brasil, Vic foi eleita pela chapa “Bloco da unidade para o Brasil avançar”, com 2607 votos (69%), dentro de um total 3.764 delegados credenciados. 

As outras chapas concorrentes foram “Oposição de Esquerda da UNE”, com 618 votos (16,4%) e “Campo popular que vai botar a UNE pra lutar”, com 539 votos (14,3%).

O Congresso da UNE também definiu, no sábado (01/06) os rumos e posicionamentos da entidade para os próximos dois anos, no que diz respeito à conjuntura nacional, educação e organização do movimento estudantil. Foi convocada, na plenária final, uma Jornada de Lutas para os meses de junho, julho e agosto, com a pauta central da Educação brasileira.

A nova direção é composta por 81 diretores assumem cargos na entidade, sendo que 17 participam da diretoria executiva, ocupando posições como presidência, vice-presidência, secretaria geral, diretoria de universidades públicas, diretoria de universidades particulares, diretoria de comunicação e diretoria jurídicas militantes estudantis de várias regiões do país.

Região dos Lagos na luta estudantil.

O Movimento Reinventar compôs a chapa eleita “Bloco da unidade para o Brasil avançar” se consolidando na Diretoria da UNE. A participação do Movimento Reinventar no 53º CONUNE defendendo a tese “Do Brasil que perdemos, ao Brasil que queremos!” contribuiu para a aprovação de resoluções como “Regulação do ensino privado e proibição do capital estrangeiro”, “Contra os leilões do petróleo” e “Democratização do acesso e permanência na universidade”.


A Região dos Lagos teve presente com delegados eleitos na UVA-CF, que aturam junto ao Movimento Reinventar na luta pela consolidação do Movimento na Entidade de representação dos estudantes do Brasil, a histórica União Nacional dos Estudantes (UNE). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário