quarta-feira, 15 de maio de 2013

Macaé: Dr. Aluízio destaca a importância da participação popular durante abertura da VI Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos



O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, participou na tarde desta terça-feira (14) da abertura da VI Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos, que acontece até o próximo dia 16 na Cidade Universitária. A Feira, que faz parte do calendário oficial de eventos do município de Macaé, é organizada pela Revista Visão Socioambiental e coloca em debate as relações éticas, o desenvolvimento humano e social localmente justo e a sustentabilidade.

Um dos organizadores da feira, o jornalista Martinho Santafé, ressaltou a importância da poder público local participar das discussões sobre a sustentabilidade na região: “A sociedade se distanciou da natureza. E um dos nossos objetivos é que o ser humano se volte para a importância com os cuidados com o meio ambiente, pois não é somente a natureza que está perdendo e sim todos nós. E é com muita honra e alegria termos uma administração que possui um viés socioambiental e que está disposta a discutir e defender a preservação do meio em que vivemos. Este é um momento especial para todos nós trabalharmos unidos em um mesmo objetivo, com o apoio de uma Prefeitura que tem um conceito forte sobre responsabilidade socioambiental”.

Para o Presidente da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC), Alexandre de Azevedo, as universidades que estão em Macaé não perdem em nada para as demais do estado. “Conseguimos gerar tecnologia como qualquer outra universidade é capaz de gerar, contudo, precisamos utilizar deste conhecimento para a melhoria do desenvolvimento social de nossa cidade. E vontade política e competência técnica nós temos para começar a avançar neste sentido”.

Segundo Dr. Aluízio, talvez o grande conceito da sustentabilidade esteja em sua transversalidade. “O ser humano ainda se vê como o centro do mundo, mas é fundamental viver em comunhão com a natureza e que todos tenhamos o compromisso de proteger a vida em toda a sua magnitude. Penso que ainda é muito difícil discutir sustentabilidade em uma cidade como Macaé, daí a responsabilidade da realização desta feira. Uma cidade onde recurso não é sinônimo de riqueza, que vive essencialmente da atividade do petróleo e que não consegue trazer para sua população a grande complexidade de todo o conhecimento e tecnologia que o próprio petróleo pode produzir para a sua cidade”, disse o prefeito.

“Uma cidade que até hoje tem no saneamento básico sua principal mazela, uma cidade que tem parte da população de extremo conhecimento mas que até hoje faz com que comunidades inteiras vivam em total abandono. Essa é a sociedade que deve discutir sustentabilidade. São milhares de macaenses que não tem opção de escolha. E é nessa hora que se torna fundamental nós que podemos escolher, se responsabilizar pela situação destas pessoas que geralmente não são convidadas a dar sua opinião. Esse é o grande motivo desta reunião na minha concepção: Assumir a responsabilidade e discutir representando aqueles que não estão aqui presentes, fazendo com que todos percebam que precisam assumir sua responsabilidade social”, completou.

“Vou ter o compromisso, até o último dia, com a legalidade que a política pública me permitir, fazer as melhorias necessárias que a sociedade macaense possa ter. Não vou abrir mão daqueles que mais precisam em Macaé. Mas a Macaé de fora, que muita gente não vê, faz uma súplica diária para que todos nós tenhamos responsabilidade sobre a sociedade. Parabenizo pela coragem a todos os envolvidos nesta feira, Macaé está preparada para tomar a melhor decisão, mas precisa ser uma decisão coletiva”, ressaltou Dr. Aluízio.

Visitantes aprovam primeiro dia do evento
O público aprovou o primeiro dia da Feira de Responsabilidade Social e Empresarial, que conta com estandes de empresas, ONGs, instituições públicas e privadas, fórum de palestras e painéis, workshops nas áreas de Qualidade de Vida no Trabalho, Segurança e Saúde, Gestão de Resíduos Sólidos, Impactos Ambientais, além de apresentações artísticas e culturais, ginástica laboral, cinema socioambiental, oficinas de plantio de mudas e reciclagem, mostra de produtos ecoeficientes e moda reciclável.

Para a técnica de segurança do trabalho Mayara Santana, a visita ao espaço foi importante para atualizar os conhecimentos na área de sustentabilidade e para conhecer melhor as propostas que estão sendo discutidas para melhorar o futuro da cidade. “Trabalho com temas como segurança, meio ambiente e saúde, e acredito que a feira é um local importante para agregar conhecimentos que possam levar melhorias para o ambiente de trabalho e que possam ser compartilhadas com nossos colaboradores. Além disso, acho importante ouvir o que as empresas e os gestores públicos têm a dizer sobre a questão da sustentabilidade e as propostas que estão apresentando para a nossa cidade”, afirmou.

Já a estudante Paloma Gomes, destacou a importância do trabalho de conscientização ambiental que é realizado entre os jovens visitantes. “A feira nos ajuda com muitas ideias e com a divulgação de formas criativas e diferentes pra ajudarmos a proteger a natureza.”

Prefeitura realiza ações nas áreas de Saúde e Educação durante a Feira
Durante o período da feira, a equipe da Educação, em ação conjunta com a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), vai realizar algumas ações do Programa Saúde na Escola (PSE) como teste de acuidade visual, medição de peso e altura, além de uma pesquisa sobre consumo alimentar promovida pela equipe da Nutrição da Secretaria de Educação.

Nesta quarta-feira (15), alunos Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel apresentarão as produções da oficina de arte ‘Promovendo e Produzindo’, do projeto ‘Produzindo Autonomia’, com produção de sabão artesanal feita por estudantes a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha.

O evento contará ainda com a participação do Secretário de Ambiente, Guilherme Sardenberg, que participará do painel “A Economia Verde e os Custos da Degradação Ambiental”, nesta quarta, a partir das 16h15, e do presidente da Fesportur, Renato Martins, que discutirá o tema “Turismo Sustentável: Conciliando Negócios e Natureza”, na quinta (16), às 15h.

A VI Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos vai visa discutir o modelo de desenvolvimento dos municípios da região integrando gestão pública, iniciativa privada e terceiro setor. O evento é realizado pela Revista Visão Socioambiental em parceria com as prefeituras de Macaé e Rio das Ostras e com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). A Feira vai até o dia 16, das 14h às 21h, na Cidade Universitária. A entrada é gratuita.

Cronograma do Fórum
Dia 15 de maio
15h: Palestra “O Consumo do Supérfluo”

Pólita Gonçalves – Escritora, Gestora Ambiental, Gerente de Educação Ambiental da Diretoria de Gestão das Águas e do Território do Instituto Estadual do Ambiente (INEA);

16h15: Painel “A Economia Verde e os Custos da Degradação Ambiental”. 

Carlos Eduardo Young - Professor do Instituto de Economia da UFRJ, Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED e Doutor em Economia pela Universidade de Londres; Guilherme Sardenberg – Biólogo, Mestre em Engenharia Ambiental, atual Secretário de Ambiente de Macaé; Júlio César Calvo Rodriguez – Ambientalista, ex-Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Cabo Frio, Conselheiro Suplente do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

17h30: Oficinas do Conhecimento – Apresentação de projetos empresariais, acadêmicos e do terceiro setor com foco na Sustentabilidade.



Dia 16 de maio
15h: Painel “Turismo Sustentável: Conciliando Negócios e Natureza”, Erick da Cunha Zickwolff - Professor de Turismo e Guiamento da Faetec, Bacharel em Turismo pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFF;

Thiago Gomes - Professor de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá, Gerente Geral do Blue Tree Towers Macaé.

Renato Lucas Martins – Presidente da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur);

Moderador - Marco Antônio Navega - presidente da Federação de Convention Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro.

16h30: Palestra “Sustentabilidade no Sistema Firjan”

Luiz Eduardo Campino Rodrigues – Gerente Executivo do SESI-RJ em Macaé;

17h15: Painel “As redes da Prosperidade: o papel das ONGs e da sociedade civil na construção de uma sociedade próspera e sustentável”.

Fábio Muller – Diretor executivo do CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável;

Rita Ippolito - Especialista na área da Infância e Juventude, formada em pedagogia e especializada em psicologia do desenvolvimento infantil.

18h: Cerimônia de Divulgação dos Vencedores do II Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário