quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Palavras do Arcebispo de Niterói sobre a Renúncia do Papa


PAPA BENTO XVI INFORMA RENUNCIA


Caros sacerdotes, religiosos, seminaristas e amado povo de Deus,

Recebemos com surpresa a notícia da renúncia do Papa Bento XVI. Essa atitude, prevista no Código de Direito Canônico (cânon 332, parágrafo 2), é um gesto corajoso, profético e humanitário.

Gesto corajoso: Bento XVI é o quarto Papa a tomar essa atitude na história da Igreja.

Gesto profético de abertura à ação do Espírito. Com muita lucidez ele diz: “No mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para conduzir a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito”.

Gesto humanitário e lúcido diante das exigências da missão: “Pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino”.

Agradecemos ao Papa Bento XVI, por tudo que ele fez, e vai continuar fazendo por nossa Igreja. Rezemos por ele e iniciemos uma grande vigília de oração em espírito de fé: “Confiamos à Igreja o cuidado de seu Sumo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e suplicamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista com sua materna bondade, os Cardeais, para escolherem o novo Sumo Pontífice”.

 Niterói 11 de fevereiro de 2013,

 +Dom José Francisco Rezende Dias
foto: wwww.cnbb.org.brww.cnbb.org.br
Arcebispo de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário