segunda-feira, 19 de novembro de 2012

UVA: Jornada apresenta abordagens humanistas no atendimento psicológico




Evento será realizado nesta quarta-feira, 21 de novembro, na Universidade Veiga de Almeida

Um dia dedicado às abordagens humanistas da Psicologia. Essa é a pauta para os alunos de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida -UVA-, campus Cabo Frio, nesta quarta-feira, 21 de novembro, durante a segunda edição da Jornada de Abordagens Humanistas da Região dos Lagos, que será realizada no auditório principal -Estrada das Perynas, s/n°-, a partir das 8h. O evento é gratuito e valerá como aula para os estudantes.

Universidade Veiga de Almeida -UVA-,
campus 
Cabo Frio, realiza 2° edição da Jornada de
 Abordagens Humanistas da 
Região dos Lagos
Abrindo a programação, às 8h30, haverá uma mesa redonda com o tema “Psicologia e fenomenologia: algumas interfaces”. A psicóloga do Instituto Carioca Gestalt Terapia -ICGT-, Berta de Souza Ribeiro, falará sobre a contribuição da fenomenologia para a clínica psicológica, enquanto o doutorando em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense -UFF-, Alessandro Gemino, abordará as atitudes naturais e fenomenológicas. Às 9h45, a professora Ligia Gomes de Souza, doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ-, fará palestra sobre “Plantão psicológico: um novo paradigma para a clínica?”. A manhã encerra com uma conferência.

Os trabalhos recomeçam às 18h30, com a apresentação de relatos clínicos por acadêmicos dos dois últimos anos de formação que fazem estágio, dentro do tema “Aproximação da Gestalt-Terapia e o Serviço de Psicologia Aplicada”. A partir das 20h15, o professor Guilherme de Carvalho, doutor em Psicologia Clínica pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica) apresentará os desdobramentos clínicos do atendimento com crianças, intitulado “Contos e histórias na vivência infantil: uma metáfora do atendimento com crianças”, enfocando, ainda, vínculos, dores e vazios dos pacientes e familiares dentro da abordagem Gestáltica.

Andréa Luiza Collet
Jornalista, Diretoria Executiva de Relações Públicas
UVA - Universidade Veiga de Almeida
________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário