quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SAQUAREMA: Grama que cobrirá Maracanã está sendo preparada na cidade

 Enquanto a Fifa trabalha para o sorteio da Copa das Confederações, neste sábado, em São Paulo, a grama que será usada na competição em 2013 - e possivelmente na Copa do Mundo de 2014 - já está em fase de preparação, informou o jornal “O Globo” em sua edição desta quarta-feira. Mantido em sigilo, o viveiro que vai abastecer o campo do novo Maracanã fica no distrito de Sampaio Corrêa, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, onde quatro trabalhadores se esforçam para que o gramado seja removido nos próximos meses na mais perfeita condição.
Grama do Maracanã vem sendo cultivada em Saquarema (Foto: Jorge William / Agência o Globo)

As mudas da espécie Bermuda Celebration (celebração, na tradução do inglês) foram importadas da Flórida, nos Estados Unidos, muito embora sejam de fato nativas da Austrália. Dentro da fazenda da empresa Itograss, a grama cresce num ambiente parecido com o que será encontrado no Maracanã, sob sombra e calor. .
Como a Copa das Confederações vai receber jogos em seis sedes distintas, o gramado é cuidado em fazendas nos seguintes locais: Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Ceará e Brasília, além evidentemente do Rio de Janeiro - onde haverá a disputa - , segundo informa o jornal. De lá, será levada sem uma única camada do solo local para o estádio.
- A Celebration tem um tom verde azulado e vai ser plantada nos seis estádios que receberão jogos da Copa das Confederações. É a mesma espécie de grama adotada pelo Santos na Vila Belmiro - explicou o engenheiro agrônomo Bruno Rodrigues, em declaração publicada pelo “O Globo”.
Grama (Foto: Jorge William / Agência o Globo)

O gramado, diferente da Bermuda TIFWAY 419 ID, usada no Maracanã entre os Jogos Pan-Americanos de 2007 e a interdição para as obras da Copa, deve estrear no estádio carioca no dia 2 de junho. Esse é o dia que a CBF pretende reinaugurá-lo, em amistoso contra a Inglaterra, duas semanas antes do início da Copa das Confederações.







fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário