terça-feira, 6 de novembro de 2012

BÚZIOS: Elefante marinho na praia da Azeda

Um leão marinho foi atração hoje na praia da Azeda em Búzios.
O animal que pesa cerca de 300 kg está sob os cuidados da secretaria de meio ambiente que analisou a sua condição de saúde e diz que o animal não apresenta nenhum tipo de lesão ou doença.
O animal será alimentado e devolvido ao mar para que possa continuar sua jornada.


foto: Sergio Quissak


Segundo biólogos da empresa CTA - Meio Ambiente, que presta serviços à Petrobras no monitoramentoe de animais marinhos no litoral da Região dos Lagos, o animal está em boas condições de saúde, mas muito cansado. Os biólogos acharam por bem monitorá-lo para que ele volte naturalmente ao mar.
Segundo o biólogo Salvatore Siciliano, do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos), o elefante-marinho é macho e jovem, pois é visível o crescimento de uma pequena tromba que caracteriza os machos adultos. A origem mais provável do animal é a Patagônia argentina, onde existe uma grande colônia reprodutiva localizada em Punta Tombo.
— Ocasionalmente, alguns exemplares chegam à nossa costa, principalmente na Região Sul e são por essa razão chamados de visitantes ocasionais. Não se trata de um movimento migratório, mas sim deslocamento errático.
Ainda segundo Siciliano, o procedimento dos biólogos do CTA foi correto:
— Não é necessário capturar o animal. Ele certamente está cansado. Veio à praia para descansar e depois voltar ao mar. Nestes casos, é preciso isolar a área. O elefante-marinho precisa de tranquilidade e o que mais o incomoda são cachorros — explicou o biólogo.
Não é a primeira vez que Búzios recebe um leão-marinho deste porte nas suas praias. Em 2009, um animal parecido chegou à Praia de de João Fernandes. Como não tinha condições de voltar ao mar, foi trazido para o Rio e depois devolvido ao mar no Sul do país.
Ambientalistas e surfistas vão lançar dia 24, na praia do Peró, em Cabo Frio, um grande mutirão de limpeza das praias do Peró e das Conchas. A campanha de proteção do litoral também será levada durante o verão para as outras praias de Cabo Frio e de Búzios. Serão feitos mutirões de limpeza e também de conscientização dos banhistas para que eles não deixem lixo nas praias. Na primeira ação, o SOS Peró, são esperados mais de 200 ambientalistas de todo o estado:
— O movimento também tem o objetivo de lutar contra a pesca predatória no litoral da Região dos Lagos. Está virando uma rotina encontrarmos animais marinhos nas nossas praias, muitos vítimas da pesca predatória — lamentou o fundador do Museu do Surf de Cabo Frio, Telmo Moraes, que vai participar do movimento.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/elefante-marinho-vira-atracao-para-turistas-em-buzios-6647796#ixzz2BTewfj6Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário