Mirinho, ao lado da estátua de Brigitte Bardot,quer mais quatro anos para resolver todos os problemas da cidade | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Rio -  O namoro da francesa Brigitte Bardot com Búzios nos anos 1960 levou fama à cidade e apresentou ao mundo o balneário mais charmoso do Rio. Búzios já é o quinto destino turístico do país, mas a fama e o crescimento acelerado dos últimos trouxeram problemas estruturais, grandes desafios para a prefeitura. Um deles é o esgoto, que cresce com a especulação imobiliária e não é tratado na maioria da cidade.
A campanha eleitoral, pelo menos, é limpinha. O acirramento da disputa entre os candidatos não resultou em sujeira nas ruas. Isso acontece por causa de um acordo firmado entre o prefeito Mirinho Braga (PDT), que tenta a reeleição, e os adversários Evandro (PR), Dr. André Granado (PSC), João Carrilho (PSB) e Beth Prata (Psol). Eles registraram em cartório o compromisso de não exagerar na propaganda.


Foram proibidos o uso de cavaletes e faixas, e os carros de som só podem circular das 13h às 18h — tudo em nome da “boa conduta, urbanidade e preocupação com os interesses turísticos”, como está no documento. Apesar da tranquilidade, pesquisas eleitorais mostram uma campanha bem quente.

Dr André ocupa o segundo lugar, com 21% das intenções de voto. A “Reage Búzios”, coligação de André, conta com a força do PT e mais três partidos. Evandro (PR) está em terceiro (12%). Em quarto aparece João Carrilho (PSB), com 10,5% das intenções de voto. Beth Prata não pontuou no levantamento do Ibope.
Na liderança, com 35%, segundo o Ibope Inteligência (TRE- RJ-00056/2012), está Mirinho, do PDT, com coligação que inclui o PMDB do governador Sérgio Cabral. Eleito pela primeira vez quando a cidade se emancipou de Cabo Frio, em 1996, ele se reelegeu em 2001 e tenta agora o quarto mandato.
Infra-estrutura é a prioridade de governo
Segundo Mirinho, dos R$ 170 milhões por ano de orçamento que o município recebe, 33% correspondem a royalties do petróleo e são usados para urbanismo, saúde e educação: “Já investimos mais de 40 mil metros lineares de rede de esgoto, fizemos drenagem, pavimentação e temos engatilhada uma parceria com o governo estadual para verba de R$ 7 milhões em saneamento.”
Confira os números de Búzios | Foto: Arte: O Dia
Confira os números de Búzios |  Arte: O Dia
Seus oponentes dizem que pouco foi feito: “Só 40 % da cidade tem saneamento. É pouco, muito pouco”, diz André. Evandro concorda: “A maioria das ruas não tem pavimentação adequada. O IPTU é caríssimo e ainda assim falta estrutura básica.”
Filho de ex-pescadores, Mirinho diz que seu sonho é uma Educação de qualidade. Para isso, investirá no ensino integral e criará escola técnica: “Com o curso profissionalizante, vamos qualificar os jovens para que possam se beneficiar da indústria do petróleo que temos logo aqui perto, em Macaé
.Em Búzios, Educação e Saúde são as grandes prioridades dos candidatos
Para a Saúde, Mirinho propõe aumentar em 18 leitos a capacidde do hospital. André e João pretendem construir um Centro Especializado da Mulher. Evandro diz que vai acabar com as filas informatizando as marcações de consultas e exames.Quero que eles amanhã possam estar aqui na cadeira de prefeito.
Sou de família humilde e sei a importância dos estudos .” A meta de André é criar 12 creches e um Hotel-Escola para qualificar os jovens para áreas de Turismo e Petróleo. Evandro fornecerá Ipads para os alunos: “A garotada precisa de estímulo para estudar .”
Reportagem: Daniele Maia