terça-feira, 19 de abril de 2016

Contribuintes devem redobrar atenção com recibos de saúde na declaração do imposto de renda

Contribuintes devem redobrar atenção com recibos de saúde na declaração do imposto de renda

UVA - Cabo Frio  oferece orientação gratuita às pessoas que ainda não acertaram as contas com o fisco

Contribuintes e profissionais da área da saúde devem ficar atentos ao fazer a declaração de imposto relativa ao ano anterior. Como a Receita Federal fará o cruzamento de dados, as informações de quem pagou e também de quem recebeu pelo serviço devem ser coerentes. Este foi um dos alertas que o contabilista e advogado Edson Vander Andrade, sócio da Razão Organização Contábil, fez aos alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA) durante palestra realizada nesta segunda-feira (18), com orientação e alterações da legislação. O prazo final para o envio do documento encerra no próximo dia 29.

Edson explica que a cada ano a Receita Federal aprimora o sistema para aumentar o controle visando a diminuição da sonegação fiscal e o cruzamento de dados tem levado cada vez mais os contribuintes à malha fina. Para ele, o desconhecimento da legislação é um dos motivos que causam tanto frisson quando o assunto entra em pauta. O profissional lembra que o mais adequado é fazer a declaração com antecedência, tendo cuidado no preenchimento de todos os dados. Outro ponto que Edson destaca são os recibos, que precisam estar devidamente preenchidos.

Orientação gratuita no Rio e em Cabo Frio

Até o fim do mês, das 18h30 às 22h, acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Veiga atenderão a comunidade no Rio de Janeiro e em Cabo Frio, orientando e tirando dúvidas sobre o preenchimento da declaração.

Em Cabo Frio, os interessados devem procurar o ponto de atendimento no Campus, localizado em frente ao auditório, munidos de todos os documentos necessários para o preenchimento da declaração do ano-base 2015. "Os alunos também poderão fazer a verificação final das declarações já preenchidas, além de tirar dúvidas sobre outras questões contábeis, entre elas o CPF e criação do cadastro como microempreendedor individual (MEI)", explica o coordenador do curso de Ciências Contábeis da UVA Cabo Frio, professor Paulo César de Souza.

Já no Rio de Janeiro, o atendimento acontece às terças, quintas e sextas-feiras, das 15h às 18h, e às quartas, das 9h às 12h, no Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da UVA, localizado no campus Barra Downtown, sala 210 (Av. das Américas, nº 500, Barra da Tijuca). Além de esclarecer todas as dúvidas relativas ao leão e receber auxílio na declaração de ajuste anual do imposto, também é possível fazer o Cadastro de Pessoa Física (CPF). “O objetivo é fazer com que os alunos possam colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula. Todo o atendimento é realizado por estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e de Administração, com supervisão dos professores”, explica Lorena Bellora, que coordena o escritório com outros profissionais da UVA.

Um comentário:

  1. A DEMOCRACIA É UMA FORMA de dotar o contribuinte/consumidor de algum poder negocial...mas, todavia, no entanto... esse poder negocial deverá ser aprofundado. (ver Exemplo I)
    .
    .
    Ora, o contribuinte não pode ir atrás da conversa dos parolizadores de contribuintes - estes, ao mesmo tempo que se armam em 'arautos/milagreiros' em economia (etc) - por outro lado, procuram retirar capacidade negocial ao contribuinte [isto é, querem que os contribuintes passem carta branca aos políticos... para que estes possam fazer as mais variadas negociatas com os mais variados lobbys].
    ---» EXPLICANDO MELHOR: um político não se pode limitar a apresentar propostas (promessas) eleitorais... tem também de referir que possui a capacidade de apresentar as suas mais variadas ideias de governação em condições aonde o contribuinte/consumidor esteja dotado de um elevado poder negocial!
    .
    .
    .
    Exemplo I
    O CONTRIBUINTE TEM QUE SE DAR AO TRABALHO!!!
    -» Leia-se: o contribuinte tem de ajudar no combate aos lobbys que se consideram os donos da democracia!
    ---»»» Democracia Semi-Directa «««---
    -» Isto é, votar em políticos não é (não pode ser) passar um cheque em branco... isto é, ou seja, os políticos e os lobbys pró-despesa/endividamento poderão discutir à vontade a utilização de dinheiros públicos... só que depois... a ‘coisa’ terá que passar pelo crivo de quem paga (vulgo contribuinte).
    -» EXPLICANDO MELHOR: em vez de ficar à espera que apareça um político/governo 'resolve tudo e mais alguma coisa'... o contribuinte deve, isso sim, é reivindicar que os políticos apresentem as suas mais variadas ideias de governação caso a caso, situação a situação, (e respectivas consequências)... de forma a que... possa existir o DIREITO AO VETO de quem paga!
    [ver blog « http://fimcidadaniainfantil.blogspot.pt/ »]

    ResponderExcluir