sábado, 15 de agosto de 2015

RJ - Detro fiscaliza itens de acessibilidade em ônibus intermunicipais em Niterói

Agentes também realizaram nova edição da Ouvidoria Itinerante no terminal João Goulart


Equipes do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, estiveram nesta sexta-feira (14/08) no terminal João Goulart, em Niterói, para verificar os equipamentos de acessibilidade nos ônibus intermunicipais. Simultaneamente, agentes promoveram mais uma edição da Ouvidoria Itinerante no local. Ao todo, 32 reclamações foram registradas, oito veículos, recolhidos e 29 multas aplicadas, somando R$ 54.979,96.


Do total de infrações flagradas, 13 foram relacionadas à acessibilidade, como plataforma, campainha e cinto de segurança para cadeirantes inoperantes. A multa para este tipo de infração é de R$ 2.400,87. Durante a ação, os fiscais ainda encontraram veículos sem documentação obrigatória, quadro tarifário e selo de vistoria, com dupla função do motorista em veículo urbano (com espaço para trocador), limpador de para-brisas e iluminação inoperantes, roleta inapropriada e paralisação de linha.


Esta é a quarta vez que o Detro realiza operação especial com foco na acessibilidade somente este ano. Desde janeiro, já foram aplicadas 270 multas por plataforma, campainha e cinto de segurança para cadeirantes inoperantes. Em 2015, o Detro intensificou as fiscalizações na frota regular e, como resultado, 3.454 coletivos regulares foram multados, dos quais 1.001 foram retirados de circulação.


Lançada em março, a equipe da Ouvidoria Itinerante recebe as reclamações dos usuários de ônibus intermunicipais e as direciona para a fiscalização. Já foram retirados de circulação 188 coletivos em situação irregular e 480 multas, aplicadas.


Além da operação de inteligência, o Detro também se baseia em denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração por meio do telefone da Ouvidoria (21-3883-4141) ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br.



Também é possível enviar informações pelo aplicativo Fiscal de Bolso, que pode ser baixado no celular, ou pelo WhatsApp Fale Detro, pelo número 21-9-8596-8545. Na primeira mensagem, é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro onde mora. Um sistema coleta os dados do reclamante e gera um protocolo de atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário