quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Macaé: Funemac e Nupem-UFRJ promovem Curso sobre Ética e Política

O Projeto Humanidades – Nupem UFRJ/Macaé e a Fundação Educacional de Macaé (Funemac), através da Universidade Livre: Cidadania, Cidade & Humanidades, promovem o curso “Ética e Política”, entre os dias 15 de setembro e 14 de outubro, destinado a professores e alunos de graduação e profissionais da área interessados nos estudos em Filosofia e Ciências Humanas e Sociais. O objetivo é promover o desenvolvimento de estudos nessa área, através da perspectiva transversal, trazendo o tema em discussão de forma crítica, perpassando a transversalidade nas áreas de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Ciências Sociais aplicadas. 
A importância de tematizar a discussão se deve a recorrente atualidade, momento em que os temas de Ética e Política são tratados sob o signo de uma necessidade e insuficiência. Hoje, profissionais nas mais diversas áreas consideram a questão ética como tema central. A sociedade, seu cotidiano tenso e difícil, remete as pessoas a situações em que, mais do que questões éticas e políticas, são de sobrevivência imediata. 
O curso será ministrado nas segundas e terças-feiras, das 19h às 21h, Cidade Universitária, Bloco A - Sala 301 - Polo Universitário Campus UFRJ-Macaé. A certificação se dará mediante 75% de presença pela Pró-Reitoria de Extensão – PR5/UFRJ. As inscrições podem ser feitas pela internet, até o dia 14 de setembro, através preenchimento do formulário https://docs.google.com/forms/d/1b4Ea8sB12UXZIGyCFdT74gznrFLxTFvfzLQPyoyFNtE/, ou no local, no dia 15 de setembro.
O curso será ministrado por professores do Campus UFRJ Macaé-Nupem, FeMASS, UFF e Universidade Livre (Funemac), contando com profissionais renomados nas áreas de formação e conhecimento. 

Programação

15/09 - Profa. Msc. Rafaella Franco Binatto (Nupem Campus UFRJ Macaé/FeMASS – Funemac - "Afinal, o que é Ética? Multiplicidade e complexidade na Ética Contemporânea".
16/09 - Prof. Dr. Gustavo Arantes Camargo (UFRJ-Macaé) -“Diferença entre ética e moral na filosofia de Nietzsche".
22/09 - Prof. Msc. Gerson Dudus (Prefeitura de Macaé) “Mídias e Política: Globo e Ninja – entre aética e a Ética”
23/09 - Prof. Dr. Daniel Arruda Nascimento (UFF Macaé) - “Sobre a aclamação político-governamental ou sobre a indignidade da política”
29/09 – Prof. Dr. Paulo de Tarso Castro Peixoto - (Universidade Livre: Cidade, Cidadania e Humanidades - Funemac) - “Psicopatologia das multidões: Paixões, Vida política e Instituições em Maquiavel e Spinoza.”
30/09 - Prof. Dr. Thaddeus Gregory Blanchette (Campus UFRJ Macaé) - "Prostituição: novas abordagens para uma velha profissão"
06/10 - Prof. Msc Rafael Nogueira Costa (Nupem UFRJ Macaé) - "A sociedade do hidrocarboneto e a política ambiental nacional"
07/10 - Prof. Dr. Alexandre Fernandes Corrêa (Nupem UFRJ Macaé) - “Moral e Política na alta modernidade”
13/10 - Prof. Dr. Emerson Elias Merhy e Profa. Dra. Fátima Lima (Campus UFRJ Macaé) - “Ética do cuidado e o cuidado de si: a vida do outro em nós”
14/10 - Profa. Dra. Giuliana Franco Leal (Campus UFRJ Macaé) - "Como convivemos com estranhos - vida pública no século XXI"

Nenhum comentário:

Postar um comentário