segunda-feira, 10 de março de 2014

Prolagos dá início às obras de implantação de rede separadora de esgoto em Búzios

Foto : ascomBuzios

Começaram, nesta segunda-feira (10/03), em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado do Ambiente e Prefeitura de Armação dos Búzios, as obras de implantação de rede separadora de esgoto no entorno da Lagoa de Geribá, que fará exclusivamente a coleta de esgoto e permitirá o início da blindagem da lagoa, beneficiando ainda a Praia de Manguinhos do despejo de esgoto que ocorre em períodos de chuvas. As obras serão realizadas a partir de um  novo modelo de parceria com o Governo do estado e Prefeitura, no qual, após aprovação de legislação pertinente pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio, Alerj (Lei Estadual nº 6460/13), a concessionária antecipa os investimentos em benefício da população.



A Prolagos investirá R$ 5,2 milhões nesta etapa, montante este que será ressarcido com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) em sete parcelas anuais após a conclusão da obra. A primeira fase do Programa de Recuperação da Lagoa de Geribá e Praia de Manguinhos consiste na implantação de 5,8 quilômetros de rede separadora de esgoto no entorno da margem da lagoa e da instalação de duas estações elevatórias (casas de bomba de esgoto), que permitirão transportar o esgoto até a Estação de Tratamento no Bairro São José, em Búzios.



Durante a solenidade de lançamento da primeira fase do Programa de Recuperação da Lagoa de Geribá e Praia de Manguinhos, realizada no último sábado (08/03), que contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Índio da Costa; do prefeito de Búzios, André Granado; e do presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr., além de autoridades públicas, a população local foi informada sobre os investimentos e os detalhes da obra de rede separadora de esgoto, um anseio dos moradores da cidade.



"Esta é uma antiga reivindicação da população e a Prolagos, ciente de seu papel enquanto concessionária de serviços públicos e reconhecendo a importância desta obra antecipou sua execução por meio deste convênio com o Estado. A parceria consolida a Região dos Lagos como uma referência brasileira pelo seu modelo de gestão compartilhada no saneamento", destacou Carlos Roma Junior, presidente da Prolagos, durante a cerimônia.



De acordo com Roma, o objetivo é que este modelo inédito de parceria com o Governo do Estado seja repetido com os municípios como Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia para estender a rede separadora de esgoto por mais de 90 quilômetros. "Desta forma, poderemos concluir em meses obras que demorariam anos para acontecer sem influenciar no valor da tarifa", completou ele.



A obra beneficiará o turismo no balneário e, mais diretamente, cerca de 3.200 moradores de Búzios. Os trabalhos começaram nesta segunda-feira (10/03) e têm previsão de estarem concluídos em novembro deste ano.



"Cuidar da água e do esgoto é cuidar da saúde e da vida dos moradores. Ao aportar recursos públicos em parceria com a iniciativa privada para a realização das obras garantimos que a população não tenha que pagar tarifas mais caras. Esta é apenas a primeira etapa das obras. Em até 6 anos, teremos toda a cidade com esgoto tratado, afirmou o secretário de Estado do Ambiente, Índio da Costa.​Mais investimentos nos próximos três anosO Convênio firmado entre o Governo do Estado do Rio e os municípios da Região dos Lagos com a Prolagos prevê ainda um pacote de obras até o fim de 2016, quando em uma segunda fase, outros 12 bairros de Búzios (João Fernandes, Ossos, Forno, Vila Caranga, Tartaruga, Portal da Ferradura, Ferradura, Alto de Búzios, Geribá, Bosque de Geribá, Manguinhos e Baía Formosa) também serão beneficiados, somando até o final de 2016, mais 45 quilômetros de novas redes separadoras de esgoto.Além da nova rede exclusiva de coleta de esgoto, também será ampliada e aperfeiçoada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro São José, que receberá o sistema wetland no pós-tratamento dos efluentes da ETE. Trata-se de um sistema que utiliza plantas para absorver nutrientes dos esgotos tratados, sem a utilização de produtos químicos, elevando sua qualidade ao nível terciário, o mais avançado em tratamento de esgoto. O efluente resultante deste processo deixará de ser lançado no Canal da Marina e será destinada ao Canal da Malhada. Só em Búzios, o investimento será de R$ 42,7 milhões. O convênio contempla ainda a construção de 46 quilômetros de rede separadora de esgoto em outras três cidades da área de concessão (Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia), além da implantação de outro sistema wetland na Estação de Tratamento de Esgoto Jardim Esperança, em Cabo Frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário