quinta-feira, 9 de maio de 2013

Macaé: Venda no comércio deve aumentar 30% para Dia das Mães


O comércio de Macaé, que oferece uma grande diversidade de produtos, já sente a movimentação para as compras dos presentes das mamães. A expectativa dos comerciantes é que as vendas aumentem em torno de 30% até o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (12). Quem ainda não foi às comprar deve ficar atento às dicas da Coordenadoria Extraordinária de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). 

A principal delas para evitar problemas depois da compra é se informar sobre a política de troca das lojas. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os fornecedores só estão obrigados a substituir as mercadorias que apresentarem defeitos de fabricação. “Se a blusa ficou apertada ou se a cor não agradou, não é obrigatória a troca. Cada lojista pode estipular regras próprias”, explica os gestores do Procon Macaé.



Essas informações devem constar na nota fiscal. As restrições, como dia da semana em que a troca poderá ser efetuada, prazo e condições da embalagem, precisam ser especificadas. Por isso, é importante que o consumidor exija sempre a nota fiscal e peça uma demonstração do produto ainda na loja.



Antes de ir às compras, a orientação é para que o consumidor não se esqueça de avaliar o seu orçamento e procure saber qual é a necessidade real de sua mãe. Isso evita compras por impulso e facilita a pesquisa de preços e qualidade.



No momento da compra, as lojas devem informar de forma clara os preços das mercadorias, tanto o preço à vista, quanto o valor das parcelas. O lojista deve deixar claro também quais são os juros no caso de pagamento a prazo.



Se sua opção for a compra pela internet, é preciso conhecer algumas regras. Se quiser trocar mercadorias, comunique à empresa da sua desistência em sete dias. Depois desse prazo, a desistência da compra só será aceita em caso de defeito. Comunique sua decisão à empresa por escrito, por meio de carta com aviso de recebimento ou e-mail.



Se fizer o pedido por telefone, peça o número de protocolo do atendimento e anote o nome da pessoa que lhe atendeu, a data e a hora do telefonema. Por fim, não se esqueça de informar, nos casos de troca, que você está exercendo o direito de arrependimento e que deseja o reembolso de todos os valores pagos com a compra e com a devolução.



Se o presente escolhido for um celular, o Procon aconselha que o aparelho seja adquirido em lojas autorizadas. Isso garante a procedência e a habilitação. O ideal é que ele esteja lacrado e dentro da embalagem original. O consumidor deve se informar sobre a existência de rede autorizada para assistência técnica na cidade, além de solicitar o manual de instrução e o termo de garantia. Já se for comprar CDs, DVDs e publicações, saiba que a Lei Estadual 8.124/92 prevê que para estes produtos deverá ser mantida uma amostra para o exame do consumidor.



A Coordenadoria Extraordinária de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) atende de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, no subsolo do paço municipal e presta informações pelos telefones 2796-1091 e 2796-1058.



“Do presentinho ao presentão, Macaé tem opção”.



Esse é o slogan da campanha elaborada pela parceria entre a prefeitura e as associações de empresários locais para motivar as compras no município, o que garante os empregos do setor e ainda que os impostos arrecadados sejam revertidos em benefício do munícipe. Esse ciclo aquece a economia e gera, além do desenvolvimento econômico, o social.



A campanha começou a ser elaborada há cerca de um mês em reuniões entre gestores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Comunicação Social com membros da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Pela primeira vez a categoria se reúne em prol desse objetivo. A intenção é que a união possa fortalecer as ações. A campanha, que começa com o Dia das Mães, irá até o final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário