terça-feira, 9 de abril de 2013

IMPRENSA UVA: Pesquisa realizada em Cabo Frio será apresentada na Capital


Público conhecerá os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos da Pesca na Região dos Lagos

Reflexão, discussão e troca de informações entre pesquisadores, professores e alunos. Com este propósito acontece, no dia 19 de abril, o III Simpósio de Ecologia Aquática do curso de Ciências Biológicas da Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca. Este ano, o Grupo de Estudos da Pesca (GEPesca/UVA), que reúne toda a comunidade acadêmica dos cursos de Gestão e Engenharia Ambiental do campus Cabo Frio, participará como convidado especial.
O GEPesca terá a oportunidade de apresentar os diferentes trabalhos desenvolvidos na costa fluminense, especialmente durante a Campanha Oceanográfica, que tem como objetivo coletar possíveis ovos e larvas de peixes de bico, fazer a marcação das espécies, orientar pescadores esportivos e da pesca comercial sobre a importância de preservação de espécies como o marlim-azul (Makaira nigricans) e o agulhão-branco (Kajikia albida ou Tetrapturus albidus), visando a manutenção do equilíbrio da vida marinha. O professor mestre Eduardo Pimenta, que coordenada o GEPesca e pesquisa o assunto há 20 anos, apresentará a palestra “Concepção de cenários para a gestão da pesca oceânica de tunídeos e afins no Oceano Atlântico Sul”. A pesquisa integra as ações da Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT) e tem a participação de instituições de pesquisa e universidades brasileiras, entre elas a UVA.
“O objetivo do Simpósio é congregar pesquisadores e estudantes em um fórum de discussões e troca de informações de alto nível, que estimule o desenvolvimento de pesquisas, assim como o intercâmbio de experiências, despertando e reforçando a vocação de futuros pesquisadores na área abordada”, ressalta a professora doutora Magda Fernandes de Andrade Tubino, organizadora do evento.
Ao todo, seis apresentações serão feitas por pesquisadores, envolvendo estudos sobre biodiversidade do mar, pesquisas com aves, botos, cavalos-marinhos, entre outros temas, no período das 9h às 13h30. À tarde, a partir das 15h, ocorrerão simultaneamente apresentação de painel, exposição de fotos, visita aos estandes e minicurso. O evento acontece no auditório do Bloco A, no segundo andar do campus Tijuca, das 8h às 18h, aberto a todos os interessados no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário