quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Saquarema: Casa do Mar e Projeto Marinho


Inaugurada no último dia 15 de janeiro no Morro da Igreja, ao lado da Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, a Casa do Mar, embrião do projeto “CIM - Centro de Integração com o Mar” recebeu no último sábado, dia 28/01, sob a coordenação de sua idealizadora, a doutora e mestre em biologia marinha Claudia Alves de Magalhães - o biólogo João Paulo Krajewski, um de seus alunos de mestrado e doutorado em Ecologia pela Unicamp.
Mergulhador, fotógrafo, cinegrafista e também um dos produtores e apresentadores do quadro “Domingão Aventura”, do programa “Domingão do Faustão”, da emissora Rede Globo de televisão, o autor do livro “A Vida em Nossos Mares” já apresentou mais de vinte matérias sobre a vida selvagem do nosso planeta.
Enveredando-se pelo fundo dos oceanos desde 1997, já explorou os mares tropicais e temperados de mais de dez países, acumulando um total de mais de 2.500 mergulhos. Durante sua vida acadêmica, João Paulo também se dedicou a fotografia e filmagem de natureza e a divulgação da ciência. Assinou ainda diversos artigos em revistas de divulgação no país e no exterior e teve diversas fotografias premiadas em concursos internacionais. Em Saquarema, deu palestras sobre a vida nos mares, doou um exemplar de seu livro para o acervo da Casa do Mar e também sorteou outros entre os participantes dos eventos realizados na sede da ONG e na da Colônia de Pescadores Z-24, onde também ministrou palestra sobre o tema.
Frequentadora de Saquarema desde o início da década de 70, onde possui uma casa de veraneio, a doutora e mestre em ciências biológicas Claudia Alves de Magalhães faz parte da Coordenação para Mar e Antártica da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia e fez questão de lançar o projeto na mesma cidade onde encontrou a espécie que foi sua tese de mestrado: o molusco thaishaemastoma, mais conhecido como sacuritá.
Durante os eventos, a anfitriã recebeu as visitas do presidente interino da Colônia de Pescadores Z-24, o jovem Pedro Paulo Alves e também o recém-empossadoVereador Guilherme Pitiquinho (PMDB) que ao receber um exemplar do livro se demonstrou muito interessado pelo projeto, destacou sua importância para os jovens estudantes, moradores e visitantes da cidade e apresentou total apoio, disponibilizando-se a ajudar em tudo o que for possível para o sucesso da empreitada do grupo que forma a equipe da bióloga. Já o autor do livro, prometeu retornar em breve a Saquarema trazendo novidades em sua próxima estada. Em breve estará sendo lançada uma exposição que contará a história da evolução das pranchas de surfe e também das variadas técnicas de pesca. A Casa do Mar funciona as terças, quintas e sábados, das 14 as 18 horas e as quartas e sextas-feiras, das 9 às 13 horas. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário