Onde é realmente a linha imaginaria que separa a Raza?
Entre dois municípios, onde fica o distrito de Tamoios nessa historia?
Victor Viana @VianaBuzios
A grande região da Raza é dividida entre dois famosos municípios – Búzios e Cabo Frio- o que causa sérios danos sociais aos moradores dessa que ironicamente é chamada de Faixa de Gazah , referindo-se a área de constante conflito que divide Árabes e Israelenses.
Por anos achou-se que a rua 22 fosse a linha imaginaria que separa os já citados municípios. Em foto aérea a que qualquer um pode ter acesso na prefeitura de Búzios a linha divisória dos municípios é bem mais abaixo. Fica entre o Posto de Saúde da Raza e o bar do Avião. Isso torna a rua oficialmente Cabo Frio, fazendo parte então do 2º distrito desse municipio – Tamoios- o que torna mais difícil ainda a solução de tantos problemas encontrados pela parte cabofirense da Raza. O 2º distrito sempre foi uma área completamente abandonada pela sede de Cabo Frio, o que tem motivado um forte movimento emancipacionista e de desobediência civil na parte urbana do distrito, ignorando em alguns momentos o bairro da Maria Joaquina.
As tentativas de emancipação conjunta do 2º e 3º distritos
Quando se fala dos limites divisórios de Búzios e Cabo Frio, cita-se sempre a parte Oeste da divisa, que é justamente a divisa com o 1º distrito. A divisa a Noroeste não é citada, não revelando assim os diversos conflitos e problemas enfrentados por toda uma grande comunidade com a divisa de Búzios com o 2º distrito de Cabo Frio. Em 1991 realizou-se o primeiro plebiscito para consulta da população, que deveria opinar sim ou não a respeito da emancipação. Tamoios tentou emancipar-se junto com Búzios- então 3º distrito- nessa época, não atingindo o quorum mínimo e assim, mesmo Búzios tendo atingido o quorum mínimo, não ocorreu a emancipação. Imediatamente Búzios entrou com um novo processo, no qual na época, o então deputado, Alair Correia, foi contra. Sofrendo com gravíssimo problema de abastecimento de água Tamoios recebeu do Governo do Estado a construção de uma instalação de tratamento de água , que abasteceu 5 mil casas, o que acalmou algumas lideranças locais e Búzios emancipou –se sozinha em 1995. Fotos da época mostram manifestantes buzianos pedindo a emancipação com faixas onde excluem o 2º distrito do território da Búzios emancipada.
Informações diferentes sobre a divisão traumática da região da Raza
É de acordo de todos, o trauma cultural e social causado pela divisão da Raza, deixando o bairro da Maria Joaquiana em solo cabofriense. Mas as opiniões diferem muito sobre as reais razões dessa divisão que deveria, entre outras coisas, ter respeitados limites naturais como o Rio Una, que desemboca na Praia Rasa. Há os que consideram a pressa para a emancipação o fator que teria levado a tão desastrosa divisão. Mas é claro que uma afirmação como essa não se sustenta facilmente o que leva a especulação de um possível acordo econômico entre os municípios mãe e o novo município que se formaria. A razão seria os royaties do petróleo, do qual a Praia Rasa é responsável por 75% da arrecadação do município de Cabo Frio, com isso nasceria um município promissor – Búzios – e decretar-se-ia a falência econômica de Cabo Frio. Sub- ret
Exploração em época de eleição

LIMITES TERRITORIAIS DE BÙZIOS
COM O MUNICÍPIO DE CABO FRIO
Começa no Marco do Peró, localizado na Praia do Peró, que fica a uma distância aproximada de 1000 metros da ponta da Caravela. Deste ponto seguindo em linha reta passando próximo ao Centro Administrativo até alcançar a curva do Canal Artificial da Fazenda Assumpção, e por este canal seguindo até cruzar a linha divisória interdistrital do 2º Distrito de Cabo Frio (Tamoios), que fica a distância aproximadamente de 2700 metros do Marco do Retiro. Daí seguindo por esta linha divisória no sentido SW a NE até o Marco do Gonçalves na Raza.
As novas tentativas de emancipação de Tamoios e a situação da Raza
![]() |
Fonte: osmarfilho.blogspot.com |
Como as condições sociais e de infraestrutura do 2º distrito não avançaram consideravelmente nesses anos e com a formação de um comercio dinâmico e uma conscientização, por parte da população, sobre seus direitos, levaram a um novo anseio pela busca de um novo processo de emancipação de Cabo Frio. No entanto o Supremo Tribunal Federal - STF- já disse que essa medida é inconstitucional, desde a emenda 15- 96, não haverá criação de município sem que haja mudança na constituição. Mas grupos pró emancipação ainda confiam nessa possibilidade apontando casos bem sucedidos em outras cidades recém criadas na Bahia e Rondônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário