quarta-feira, 19 de outubro de 2016

[Macaé] SIT: greve dos funcionários vai muito além de reinvindicação de reajuste salarial

Para uma cidade que depende exclusivamente de um modelo de transporte público, o caos na vida dos usuários do serviço foi grande nesta segunda e terça-feira. A greve dos funcionários da empresa SIT foi tema de grande discussão na sessão da Câmara e gerou a aprovação de um requerimento para realização de uma audiência pública para tratar do transporte público e a greve, que deverá acontecer nesta sexta-feira, às 18 horas.

A greve dos funcionários vai além das reinvindicações de reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores. A paralização vem protestar, inclusive, a má qualidade do serviço, condições de trabalho e a dupla função motorista/cobrador.

O vereador Marcel Silvano, que enviou um ofício ao Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros de Macaé, solicitando informações sobre as negociações, declarou seu apoio à mobilização desses trabalhadores e lembrou que o assunto já vem sendo pauta de cobrança em plenário desde 2013, inclusive com pedido de CPI’s para abrir a “caixa preta” da empresa, em busca de respostas que precisam ser dadas a população, já que o serviço é subsidiado com dinheiro público.

A prorrogação do contrato com a SIT foi uma das críticas levantadas pelo parlamentar. De acordo com ele, a Câmara precisa ter uma atuação firme e independente para tratar do assunto e cobrar do governo uma postura que atenda os anseios da população.

“A Câmara precisa assumir o papel protagonista de interligar os poderes, para fazer o debate do transporte como política pública estratégica. Não podemos mais tratar o transporte público apenas como um serviço concessionado. É uma política pública estratégica para o direito básico do cidadão. E nós precisamos entender que para isso, como todas as outras políticas públicas, é preciso transparência, participação popular, abrir as contas para saber quanto e como é a política de subsídio”, disse Marcel.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário