terça-feira, 21 de outubro de 2014

Rio das Ostras inicia testes na rede de abastecimento de água

Mais de 20 mil pessoas serão atendidas na 1ª fase da obra

A Prefeitura de Rio das Ostras e a Cedae iniciaram nesta terça-feira, 21, os testes na rede de água que vai abastecer Âncora, Village e adjacências. O prefeito Sabino, representantes da Cedae, vereadores e secretários municipais acompanharam a operação. O início da pré-operação do novo trecho será no dia 24, às 11h, em frente ao Centro de Cidadania, no Âncora, com a presença do prefeito, do Secretário Estadual de Obras, José Iran Peixoto Junior, e do presidente da Cedae, Wagner Victer, além de outras autoridades.
No Âncora, cerca de 20 mil pessoas passarão a receber água limpa e tratada. O prefeito Sabino destacou o compromisso de ampliar o atendimento da Cedae no Município.
“Vamos continuar trabalhando. O próximo passo será levar água para Enseada das Gaivotas, Colinas e áreas próximas, além de concluir a outra linha em Nova Cidade e abastecer o reservatório de Costazul, até o final do ano”, disse.
Nesta terça, foram realizados dois testes, o de descarga, para a limpeza da tubulação, e de estanqueidade, para identificar possíveis vazamentos. De acordo com o coordenador operacional da Cedae de Rio das Ostras, Álvaro Andrade, o primeiro teste da rede foi positivo. “Foi identificado apenas um vazamento, em frente à Câmara Municipal, que já está sendo reparado”, disse.
Acompanharam a operação técnica os vereadores Misaias Machado e Robson Gomes, e os secretários municipais de Obras, Wayner Fajardo, de Serviços Públicos, Magno da Mata, e de Esporte e Lazer, Alberto Jorge.
OBRAS – A Prefeitura de Rio das Ostras, visando agilizar o andamento das obras de ampliação do sistema, fez uma parceria com o Governo do Estado. O Município mobilizou operários e maquinário para a instalação de 5,5 mil metros de tubulação (da entrada de Costazul até o Praiamar). Além de ampliar o atendimento, as obras também devem melhorar a qualidade do abastecimento em todo o sistema.
A Cedae está responsável pelo aumento da capacidade de produção e pelo abastecimento dos imóveis. A companhia investiu R$ 8 milhões nas melhorias, que vão ampliar a capacidade de produção de 180 litros por segundo para 450 litros por segundo. As obras fazem parte do Programa Água para Todos, do Governo do Estado.
MAIS LOCALIDADES – As equipes vão continuar trabalhando para concluir a segunda etapa das obras, que levará água para Enseada das Gaivotas, Colinas e outras localidades. Dos 2.500 metros de tubos que serão instalados para conclusão da próxima etapa, 2 mil metros já foram assentados pela Prefeitura.
LIMPEZA – A Cedae chama a atenção dos moradores do Âncora e do Village, atendidos pelo novo trecho, para que, nos primeiros dias após o início do teste de abastecimento, não utilizem a água para consumo. Isso porque esse primeiro volume de água serve para limpar a tubulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário