quarta-feira, 4 de junho de 2014

Rio das Ostras: Programa apoia quem deseja parar de fumar


A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras comemorou o Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio. A equipe do Programa Municipal de Controle do Tabagismo reuniu, no posto de saúde do Mar do Norte na última semana, profissionais de saúde, pacientes, familiares e comunidade para esclarecer sobre os males do cigarro, apoiar aqueles que tentam deixar a dependência e celebrar a vida sem tabaco. O evento também serviu para divulgar o Programa para a população. 

A coordenadora do Programa, a terapeuta ocupacional Jorgina Lima, abriu o evento falando sobre os ganhos que o programa vem trazendo a quem decide deixar de fumar. Agradeceu o empenho da equipe do posto de saúde do Mar do Norte e das outras unidades onde funciona o Programa, Cantagalo, Operário e o Centro de Reabilitação. 

“Queremos mostrar às pessoas que deixar o cigarro traz ganhos à saúde física, emocional e até financeira. Há pacientes que relatam que também melhoraram seus relacionamentos depois de parar de fumar”, contou Jorgina. A terapeuta explicou ao público que o Programa acolhe todos que desejam parar de fumar, respeitando o tempo de cada indivíduo. 

O encontro reuniu pessoas com histórias de esforço e recompensa. Sônia Lucia Vieira não fuma há três meses e já sente os ganhos em sua saúde e bem-estar. A partir de sua experiência positiva, ela conseguiu motivar um amiga a buscar ajuda. Rosimere Monteiro também está feliz por vencer o desejo de fumar há 2 meses. Ela precisou utilizar o adesivo de nicotina, que também está disponível pelo programa municipal. 

Há 10 meses sem se aproximar do cigarro, Sandra Faustino, de 60 anos, deu seu depoimento com a felicidade estampada no rosto. “Fumei por 40 anos, tentei sozinha parar, não consegui e entrei em depressão. Daí, resolvi buscar ajuda do Programa. Estou muito satisfeita, todos elogiam minha pele, dizem que estou mais bonita. E melhor, perdi meu apelido de ‘fumacinha’ entre meus amigos”, relata com bom humor. 

PROGRAMA – Jorgina explica que a demanda no Programa de Controle do Tabagismo vem se intensificando. Principalmente depois da descentralização do atendimento, antes restrito ao Centro de Reabilitação. Só no primeiro trimestre deste ano, mais de 200 pessoas se inseriram no Programa, formado por uma equipe multiprofissional, com assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo, enfermeiro e médico. 

Pelo protocolo de atendimento, quem busca a Secretaria de Saúde passa por uma triagem nas unidades e então se integra aos grupos. O paciente recebe manuais, produzidos pelo Ministério da Saúde, com informações e dicas comportamentais referentes aos períodos do tratamento pelo qual está passando. 

A coordenadora explica que, uma vez identificada a necessidade, depois de parar de fumar, o paciente recebe os insumos que ajudam a mantê-lo longe do cigarro: adesivos, goma e pastilhas de nicotina. Quando necessário, existe a prescrição de medicamentos. 

“Cada caso é visto de forma particular”, explica a terapeuta. “Algumas pessoas necessitam de outras formas de apoio psicológico, por exemplo, como uma escuta individualizada, além das reuniões”, completou a coordenadora. 

PRESENÇAS - Também participaram do evento, profissionais do Programa e das unidades de saúde, além da diretora do Departamento de Programas de Saúde, Andrea Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário