segunda-feira, 21 de abril de 2014

Cabo Frio: UPA está funcionando normalmente no feriadão

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a UPA do Parque Burle está funcionando normalmente. Num feriado prolongado, a cidade de Cabo Frio e as cidades adjacentes (que não têm emergência que funcione) estão lotadas e a UPA do Parque Burle precisa atender a demanda natural da cidade, das cidades vizinhas e do fluxo de turistas, portanto a UPA está atendendo um número alto de pacientes, o que faz seu fluxo de atendimento ser mais lento.
Para quem precisar de socorro, a UPA de Cabo Frio é um ponto de atendimento na Região dos Lagos que funciona com todos os profissionais da saúde. A diretora administrativa da UPA, Alexandra Codeço, lembra ainda que para atender a população com maior eficácia as UPAs contam com um sistema padronizado, baseado em uma classificação de riscos de 4 níveis de prioridade, colocando sempre os casos mais graves à frente no atendimento.
Por conta disso, faz se necessário esclarecer de forma clara como são classificados os níveis de prioridade:
- VERMELHO: emergência, risco de morte que necessita de atendimento imediato;
- AMARELO: urgência, atendimento o mais rápido possível;
- VERDE: prioridade não urgente;
- AZUL: consulta de baixa complexidade, atendimento de acordo com horário de chegada.
É fundamental que a população esteja ciente de que quando surgem casos complexos que exigem dedicação de praticamente todo o corpo de profissionais, é necessário paralisar o fluxo de atendimento para estabilizar o estado de saúde o paciente em estado grave e assim evitar sequelas ou até mesmo um possível óbito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário