sábado, 5 de abril de 2014

Búzios: Governo do estado disponibiliza verba para construção de creche em Cem Braças

O município de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, vai receber verba do Governo Federal para a construção de uma creche no bairro Cem Braças. A unidade terá capacidade para 120 crianças até quatro anos que serão atendidas em tempo integral. O início da construção está programado para a primeira quinzena deste mês. O dinheiro foi destinado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) do Governo Federal.
O programa visa o aprimoramento da infraestrutura escolar no ensino infantil, tanto na construção das escolas, como na implantação de equipamentos e mobiliários adequados na melhoria da qualidade da educação. O programa, além de prestar assistência financeira aos municípios, padroniza e qualifica as unidades escolares de educação infantil da rede pública.
Todos os procedimentos necessários por parte da Prefeitura de Búzios em relação às características do terreno escolhido já foram concluídos: adequação da edificação aos parâmetros ambientais e ao clima regional; avaliação de características do solo; localização da infraestrutura; realização da terraplanagem e topografia; inserção das ordens de sondagem e ligações de água, esgoto e luz. Com isso, nos próximos dias, será realizada a entrega do terreno à construtora que ganhou a licitação na área sudeste, já realizada pelo Governo Federal, através da ata de registro de preço nacional, com tabela de adequação de valores, para o início da instalação da creche.
Para a elaboração e definição do projeto arquitetônico existem alguns parâmetros condicionantes relacionados à orientação da edificação. As escolas de ensino infantil do Tipo B são térreas e possuem cinco blocos distintos, são eles: bloco administrativo; bloco de serviços; bloco multiuso e dois blocos pedagógicos. Os cinco blocos juntamente com o pátio coberto são interligados por circulação coberta e possuem material acústico e térmico e completa acessibilidade para portadores de deficiência. Na área externa estão o playground, o castelo d’água e a área de estacionamento.
O bloco administrativo funcionará a entrada principal da escola, com hall, recepção, secretaria, circulação interna, diretoria, sala de professores, almoxarifado e sanitário masculino e feminino para adultos. No bloco de serviços, a creche terá o espaço para: circulação interna, rouparia, lavanderia, copa para funcionários, depósito de material de limpeza, vestiário masculino e feminino, despensa, cozinha, buffet, lactário, área de serviço externa.
Os blocos pedagógicos possuirão fraldário, sanitário, atividades, repouso, alimentação, solário, área de atividades. No bloco multiuso, a creche terá sala, dois sanitários infantis, feminino e masculino, dois sanitários para adultos e portadores de necessidades especiais feminino e masculino, sala de apoio à informática, de energia elétrica e de telefonia.
Já no pátio coberto, espaço de integração entre as diversas atividades e faixas etárias, fica localizado o refeitório. Há ainda a área para o playground, espaço não coberto destinado à instalação dos brinquedos infantis, e o castelo d’água, elemento cilíndrico metálico, característico do projeto padrão, que abriga os reservatórios de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário