segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Búzios: Cidade amplia o Programa de Atenção Domiciliar

Equipe Multidisciplinar do PAD
Atendimento residencial é feito por equipe multidisciplinar e já possui 112 pacientes cadastrados

Proporcionar tranqüilidade e bem-estar ao paciente, gerando mais conforto e cuidados próximos à família, é o principal objetivo de um projeto que vem despertando a gratidão de muitos moradores impossibilitados de sair de casa para realizar tratamento médicos. Denominado Programa de Atenção Domiciliar (PAD), da Secretaria Municipal de Saúde, o procedimento vem demonstrando resultados positivos e crescente interesse da população: com uma média de 18 atendimentos por semana, o programa já possui 112 pessoas cadastradas, sendo a maioria composta por idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais.

Existente desde 2012, o PAD foi totalmente reformulado desde o início deste ano. Agora, os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeira, técnico de enfermagem, médico e fisioterapeuta. Em casos complexos, é feito, ainda, o acompanhamento com nutricionistas e psicólogos, que, muitas vezes, orientam os cuidadores e familiares que ficam grande parte do tempo com os pacientes.

Outra inovação implantada este ano foi a conquista de um veículo exclusivo para o programa que, além de levar a equipe de saúde aos domicílios, também busca em casa o paciente que necessita ir às unidades de saúde realizar exames e consultas. No momento, estão sendo atendidas localidades onde ainda não há Programas de Saúde da Família (PSFs), tais como Manguinhos, Geribá, Marina, Ferradura e Tartaruga.

Voltado, especialmente, para pessoas com necessidade de reabilitação motora, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, o PAD também ajuda a reduzir filas em hospitais de emergência, já que a assistência – que pode ser por indicação médica ou solicitada pelo próprio paciente na Secretaria Municipal de Saúde – passa a ser feita na residência do paciente, desde que haja o consentimento da família do assistido.

Liderados pela responsável pelo PAD de Búzios, a enfermeira Manuela Rodrigues, os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Segundo a chefe do setor, enquanto há pacientes que recebem visitas mensais ou semanais, há aqueles que necessitam de atendimentos diários, dependendo da gravidade do caso.

“É um trabalho maravilhoso, que traz um resultado físico e emocional muito positivo não só para o paciente, mas também para nós, profissionais, que vemos a melhora da pessoa e recebemos o seu carinho. Sentimos a felicidade estampada quando chegamos e cuidamos destas pessoas. É um desafio diário que enriquece toda a equipe”, afirmou ela.

Impossibilitado de sair de casa devido a uma úlcera e amputação, ambos no pé esquerdo, Vanderlei de Souza Ramos, de 48 anos, que sofre de diabetes, não conteve as lágrimas ao ver a equipe chegando para mais um dia de atendimento. Emocionado, o paciente, que recebe a visita dos profissionais de saúde, todos os dias, anunciou que, além dos curativos, passará a ser tratado (também em casa) com fisioterapia:

“Estou recém-operado e se não fosse este serviço, não sei o que seria de mim. Fui operado aqui no nosso hospital e, logo depois, já começaram os atendimentos. Hoje, não vejo mais esta equipe como enfermeiros, são meus amigos, minha família. Não sei nem que nota dou para a saúde de Búzios, porque dez é muito pouco”, disse o motorista que, assim como todos os outros pacientes, recebe todo o material hospitalar (remédios e kit para curativos) necessário para o tratamento diretamente da Secretaria de Saúde.

Com dificuldades de locomoção devido a uma ferida também na perna esquerda, ocasionada por má circulação do sangue, o alfaiate Gonçalo Cavalcanti, de 67 anos, também vem recebendo com bons olhos o PAD em sua residência. Com a ferida quase cicatrizada, ele tem feito consultas regulares na Policlínica, graças ao serviço de transporte do programa. Para o paciente, “a mudança no programa mudou tudo, e para muito melhor”:

“Este é um serviço importantíssimo e sem este programa, não sei como eu iria fazer para ir às consultas. Todo dia, quando eles vêm aqui, fico feliz por cuidarem de mim”, afirmou ele.

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