sexta-feira, 17 de maio de 2013

UVA: Feira de Profissões leva Universidade para dentro das escolas


Alunos da UVA compartilharam experiências com os estudantes do Colégio Santa Rita

Um intercâmbio entre universitários, professores e estudantes do Ensino Médio. Com esta proposta, o Colégio Santa Rita recebeu, na manhã desta quinta-feira, alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA) para mais uma edição da Feira de Profissões. Por meio de estandes, demonstrações e atividades práticas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor diferentes profissões, além de tirar dúvidas sobre as áreas de atuação de cada profissional. Os alunos do Ensino Fundamental também participaram do momento.

Organizada pelo projeto Vivenciando – Unidade de Integração Universidade-Escola da Veiga de Almeida-, a Feira de Profissões oportuniza aos estudantes, especialmente do Ensino Médio, um primeiro contato com o mundo acadêmico, possibilitando aprofundar os conhecimentos sobre as diversas áreas do conhecimento e as profissões relacionadas a elas. Nesta edição, o curso de Educação Física não deixou ninguém parado, com aulas de jump e lutas. Já o pessoal de Fisioterapia realizou manipulação para a correção postural e os alunos de Enfermagem prestaram orientação sobre hábitos saudáveis e sexualidade. Os cursos de Comunicação Social, Direito, Psicologia, Gestão e Engenharia Ambiental também marcaram presença.

A diretora do Ensino Médio, Ana Paula Lisboa Sampaio, diz que é um privilégio para a escola receber um evento como a Feira, pois serve tanto para conscientizar os alunos sobre a importância de dar continuidade aos estudos, como para as famílias valorizarem essa vontade. “Essa aproximação com a realidade da Universidade ajuda muito, inclusive nas aulas, pois os alunos sempre fazem um gancho entre o que aprenderam nas palestras e o assunto discutido em sala”, ressalta.

A coordenadora educacional Edelite da Silva Farrapo da Fonseca se diz fã do Vivenciando, não apenas pelo trabalho de orientação vocacional, mas pela disponibilidade dos professores universitários e estagiários compartilharem conhecimento com a comunidade. “Apesar do trabalho ser mais direcionado ao terceiro ano, a Universidade sempre esteve disponível para atender outras demandas, como orientação aos pais da Educação Infantil”, ressaltou.

Orientação vocacional
A Feira das Profissões é uma das atividades realizadas pelo Vivenciando, que
oferece às escolas públicas e privadas diversas ferramentas para orientar e auxiliar os estudantes na escolha da carreira profissional. Um exemplo são os testes vocacionais, que possibilitam ao estudante conhecer melhor seu perfil e habilidades. Os testes são aplicados na própria escola, por estudantes de Psicologia, para as turmas de terceiro ano.

Outra ação contínua é o ciclo de palestras de apresentação das carreiras profissionais. A profissão é apresentada pelos coordenadores de cursos, todos com experiência no mercado de trabalho, além do ensino acadêmico. O Vivenciando oferta, ainda, palestras de serviços nas áreas da saúde, meio ambiente, entre outras.

A UVA também disponibilizará os laboratórios da Universidade para que as escolas parceiras ministrem aula. A ação possibilita uma vivência maior do estudante com o universo acadêmico, além da troca de experiência com professores e laboratoristas da UVA.

As visitas guiadas à Universidade e a Feira de Profissões no campus também mexem com os estudantes, que tem a chance de experimentar um dia na UVA. A Feira deste ano deve ocorrer nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h30 às 17h30. As escolas que quiserem participar do evento já podem reservar a data no calendário. Haverá transporte gratuito para as turmas do terceiro ano, com vagas limitadas.

Informações
Mais informações sobre o projeto e agendamento de atividades estão disponíveis pelos telefones (22) 2644-5282, 2647-5275 (ramal 295) e pelo e-mail vivencindocf@uva.br.




Sobre a Universidade Veiga de Almeida:
Com 40 anos de existência e uma das 10 melhores universidades privadas do país, de acordo com o ENADE, a UVA tem hoje, aproximadamente, 23 mil alunos e 1.300 funcionários, dos quais 700 são professores. A instituição oferece cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão em quatro diferentes campi no Rio de Janeiro: Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio. A Veiga conta também com um centro de excelência em saúde, sediado próximo ao Campus Tijuca.

Sobre a Ilumno:
A Rede Ilumno consiste em nove instituições inovadoras que oferecem programas de educação superior presencial e a distância na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai e Peru. No Brasil, além da UVA, a Ilumno está representada pelo Centro Universitário Jorge Amado, na Bahia. Mais de 1/3 dos estudantes da Rede estão matriculados nos 500 cursos de aprendizagem à distância, que contam com o suporte presencial de 33 sedes com mais de 400 centros de aprendizagem – uma abrangência inédita na América Latina. A rede conta ainda com o suporte de 8 mil docentes e colaboradores. Para mais informações sobre a Ilumno acesse o site da rede: www.ilumnonetwork.com.br (em Português, Inglês e Espanhol).

Nenhum comentário:

Postar um comentário