terça-feira, 2 de abril de 2013

Búzios: Campanha "De olho no Peixe" chega à cidade



Por
Caio Lisboa.

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional e Pesca realizou nos dias 28 e 29 de março em diversos municípios do Estado a Campanha “De olho no Peixe”, sobre a conscientização dos benefícios do pescado fornecendo dicas para que o consumidor possa identificar as espécies e a qualidade do peixe.


Técnicos da FIPERJ estiveram presentes nos principais mercados de peixe de Macaé, Niterói, Copacabana, Barra da Tijuca, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Armação de Búzios e Angra dos Reis informando sobre os benefícios do alimento sem abrir mão da qualidade.

Em Búzios, a Campanha foi realizada no Mercado dos Pescadores em Manguinhos, e contou com a presença do Presidente da FIPERJ - José Bonifácio, do Subsecretário de Estado de Pesca e Aquicultura - Marcos Botelho e do Biólogo Marinho - Paulo Sergio. Foram distribuídos Folders explicativos com dicas de como avaliar o aspecto dos pescados no momento da compra. “O intuito da campanha é conscientizar o consumidor de pescado, e auxiliá-lo sobre a qualidade de cada peixe. Em geral, existem algumas características que devemos ficar atentos, como pelo cheiro, as escamas devem estar bem aderidas à pele, a firmeza da carne e até mesmo o aspecto dos olhos”, explica o Subsecretário de Estado de Pesca e Aquicultura Marcos Botelho.



Em 2012, o Estado do Rio de Janeiro produziu cerca de 90 mil toneladas de pescado marinho. O estudo da FIPERJ aponta a cidade de Niterói como o principal ponto de desembarque do Estado, com 35% da produção total, seguido por Angra dos Reis com 33% e Cabo Frio com 19%. O dado representa R$ 216 milhões para a economia fluminense.

O Secretário de Estadual Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, esteve Presente durante a  Ação “De Olho no Peixe” com a equipe da FIPERJ para acompanhar os trabalhos no Mercado de São Pedro, em São Pedro da Aldeia. “Essa Campanha leva o benefício do pescado ao consumidor de quatro Regiões do Estado contribuindo efetivamente na conscientização, fornecendo informação para que possa identificar o peixe de qualidade, além de fortalecer o desenvolvimento sustentável da pesca fluminense considerando seus aspectos econômicos, sociais e ambientais”, ressalta o Secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário