terça-feira, 4 de dezembro de 2012

RIO DAS OSTRAS: Petrobrás realiza simulado

  
cid:2__=0CBBF056DFD71CE08f9e8a9@petrobras.com.br
INFORMAÇÕES, FOTOS, GRAVAÇÕES DE ÁUDIO E VÍDEO
EM  
WWW.PETROBRAS.COM.BR/AGENCIAPETROBRAS
  
Petrobras realiza simulado para ações de resposta a vazamento de petróleo 
Exercício teve como objetivo exercitar os planos de emergência da Companhia

A Petrobras realizou nesta quarta-feira (28/11), um simulado com dois cenários simultâneos de contenção de petróleo. O primeiro, na foz do Rio das Ostras, em Rio das Ostras, simulou a presença de uma mancha do resíduo com aproximadamente 500 metros de extensão. Já o segundo,
 próximo à plataforma P-40, localizada no campo de Marlim Sul, a cerca de 110 km da costa de Macaé, simulou vazamento estimado em 74 metros cúbicos. As atividades tiveram como objetivo exercitar os planos de emergência da Companhia e manter as equipes constantemente preparadas para atuarem em situações deste tipo.

Para o cenário nas proximidades da orla de Rio das Ostras, a Companhia acionou o Plano de Emergência de Vazamento de Óleo (PEVO) e mobilizou duas embarcações de recolhimento de petróleo (oil recovery), duas embarcações de pequeno porte e uma aeronave. Três barcos pesqueiros também participaram da ação, além de 85 homens que, junto com equipes do Centro de Defesa Ambiental (CDA), atuaram na contenção da mancha simulada e na coleta e transferência do petróleo para tratamento. O simulado contou ainda com a participação da Defesa Civil e da Guarda Municipal de Rio das Ostras e de representantes da Secretaria de Meio Ambiente do município.

Em alto mar, deram suporte cinco embarcações especializadas em recolhimento de petróleo e dispersão mecânica, deslocadas para o local assim que definido o cenário da simulação.


Os simulados são realizados pela Petrobras periodicamente e servem para avaliar o treinamento das equipes e a estrutura de resposta da Companhia, previstas no Plano de Emergência.

A atividade foi acompanhada por técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que avaliaram o andamento do plano de emergência e as ações da equipe de contingência envolvida na ação.

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: (22) 9235 – 5505

assessoria.petrobras@bgicomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário