quarta-feira, 28 de novembro de 2012

RIO DAS OSTRAS: Mamógrafo é inaugurado

A partir de agora o município de Rio das Ostras passa a contar com dois aparelhos de mamografia. Com isso, será possível a realização de aproximadamente 400 exames por mês. O segundo mamógrafo foi inaugurado nesta sexta-feira, dia 23, no Hospital Municipal de Rio das Ostras. A expectativa é que sejam realizados 20 exames por dia. O primeiro mamógrafo já funciona desde o mês de junho deste ano, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque

O prefeito Carlos Augusto falou da importância de inaugurar mais um mamógrafo no município, permitindo assim, mais conforto para as mulheres que precisam fazer o exame precoce do câncer de mama. Carlos Augusto disse ainda que, dentro dos próximos dias, será feita uma campanha de conscientização junto às mulheres na faixa de idade de 40 anos, convidando para fazer o exame.

De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Manhães, o município de Rio das Ostras está se credenciando para ser referência em exames de imagens, como mamografia, mapa, ecocardiograma e tomografia. “Todo este resultado é fruto da equipe de Saúde, que se empenhou ao longo desses oito anos em trazer para o município o que existe de mais avançado", destacou o secretário, lembrando que, atualmente, todos os exames de mamografia são feitos na mesma semana.

A riostrense Cláudia Palhares, 42 anos, foi a primeira mulher a ser submetida ao exame de mamografia do Hospital Municipal de Rio das Ostras. “Eu me senti num hospital particular. O aparelho é de última geração e, como cidadã, me sinto respeitada. Ao fazer este exame aqui vejo que o município vem demonstrando respeito pela população, evitando que as mulheres se desloquem para fazer exame em outra cidade”. Cláudia ainda recebeu o resultado do exame das mãos do prefeito Carlos Augusto. O resultado não detectou nenhuma anomalia.

A dona de casa Maria Aparecida Malveiro, 46 anos, também fez o exame e ficou satisfeita com o atendimento. “Antes precisávamos ir a outro município, mas agora ganhamos em qualidade e rapidez no atendimento”. Vanuza Rodrigues de Paula Domingues, 42 anos, também vez o exame e ficou satisfeita com a rapidez do atendimento.

As mulheres que quiserem orientação sobre o assunto serão acolhidas por uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos e enfermeiros. Os pacientes vão receber esclarecimentos sobre o câncer de mama e informações sobre o exame.


fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário