quinta-feira, 28 de março de 2013

Cabo Frio: Câmara aprova criação de comissão para despoluição da Lagoa de Araruama



A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou , por unanimidade, o Projeto de Resolução nº 001/2013, de autoria do vereador Emanoel Fernandes (PSC), que cria comissão especial para tratar de assuntos referentes à despoluição da Lagoa de Araruama. O objetivo, segundo o autor, “é acelerar o processo de recuperação do corpo lagunar através de ações mais efetivas com a participação de todos os setores e órgãos ligados direta ou indiretamente à preservação ambiental”.
- Em 2003, quando tivemos nossa primeira passagem pela Câmara, criamos esta mesma comissão e conseguimos reunir representantes da Superintendência Estadual de Rios e Lagos (Serla), Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), concessionárias de serviços públicos de coleta e tratamento de esgoto, Associações de Pescadores, além das prefeituras e Secretarias de Meio Ambiente dos municípios do entorno da lagoa e outros órgãos, e a partir daí começaram todos os investimentos que vimos até hoje para recuperação da Lagoa, inclusive com outras ações promovidas, de forma isolada, por outros órgãos e associações. Desta vez o que queremos é buscar a aceleração desta recuperação, porque 10 anos se passaram e as expectativas que tínhamos em 2003 não foram alcançadas – explicou Emanoel.
O vereador lembra que em 2002, quando assinou a repactuação do seu contrato de concessão, a Prolagos tinha como meta ampliar os investimentos em coleta e tratamento de esgoto evitando que 85% dos dejetos produzidos em sua área de concessão fossem despejados na Lagoa de Araruama até o final de 2003.
- No entanto 10 anos se passaram, e segundo a própria empresa, somente 71% do esgoto produzido em sua área de concessão é coletado e tratado. Também segundo a própria Prolagos, a meta, agora, é evitar que 80% do esgoto seja despejado na lagoa somente em 2018. Ou seja, em 10 anos a Região dos Lagos cresceu, se desenvolveu, somente a população de Cabo Frio cresceu mais de 30% segundo o IBGE, e a meta de captação e tratamento de esgoto da concessionária não só não acompanhou esse desenvolvimento como regrediu – explicou Emanoel.
Com a aprovação por unanimidade, o presidente da Casa, vereador Marcelo Corrêa, anunciou imediatamente os nomes dos legisladores que passam a integrar a comissão: Emanoel Fernandes (presidente), Brás Benedito Arcanjo (vice-presidente), Luís Geraldo Simas de Azevedo, Eduardo Corrêa Kita e Jefferson Vidal Pinheiro.
- Agora, o próximo passo é entrar em contato com todos os órgãos ligados à discussão para informá-los sobre a criação desta comissão. Em seguida marcaremos a data para a primeira audiência, que deve ser o mais breve possível, e convocá-los, principalmente as concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba, para que prestem esclarecimentos sobre o que foi feito e o motivo do não cumprimento das metas que foram estabelecidas – informou Emanoel, lembrando que a Lagoa de Araruama é mais do que um cartão postal: “precisamos resgatá-la para devolver a renda às famílias que vivem da pesca, e para trazer de volta o turismo e os eventos esportivos de grande porte em toda sua extensão”.

Cabo frio: Farmácia Popular do Brasil retoma atendimento após anos de abandono

Depois de reformadas, unidades ressurgem em parceria com o município
A farmácia depois da reforma
 por Glória Passos
A Farmácia Popular do Brasil em Cabo Frio, localizada no Jardim Esperança, vive um novo momento. Depois de passar por grandes dificuldades durante o governo anterior, a unidade já consegue “respirar” novamente.
O estado em que a unidade encontrava-se no início do ano era precário. Com a estrutura danificada, as paredes foram tomadas por infiltrações. Além disso, a forração do teto da sala de espera despencou, impedindo que as pessoas transitassem em segurança pela recepção.
De acordo com a farmacêutica responsável pela unidade, Maria Lúcia Morais, a situação se agravou devido à falta de atenção do governo anterior que, desde 2008 quando a farmácia foi inaugurada, não realizou nenhum serviço de manutenção no local. 
- Depois de toda dificuldade que tivemos para conseguir inaugurar a farmácia, passamos cinco anos vendo a nossa unidade se deteriorar e nada ser feito. Por muitas vezes na gestão anterior fui à Secretaria de Saúde para mostrar ao Secretário a situação em que a Farmácia Popular se encontrava, mas nunca fui atendida, disse a farmacêutica.
Após a mudança de governo, Maria Lúcia Morais retornou à Secretaria de Saúde para comunicar à nova administração a situação da farmácia. Segundo ela, foi prontamente recebida pelo Secretário de Ações Administrativas em Saúde, Demerval Soares.
- Fiquei impressionada em ser recebida pelo Secretário, porque tentei isso durante meses, no governo anterior, e nunca consegui. E logo que mostrei as fotos que apresentavam a situação da farmácia, tive a certeza de que dessa vez a nossa unidade seria atendida. Agora sim existe uma parceria de verdade com a Secretaria de Saúde, comemorou Maria Lúcia.
Segundo ela, o secretário determinou imediatamente que as providências necessárias fossem tomadas. Sendo assim, a farmácia ficou fechada para reformas durante 20 dias.
- Refizemos a forração da sala de espera, retiramos todas as infiltrações, pintamos toda a unidade, além da parte externa, que também precisava de reparos. Enfim, devolvemos a dignidade àquela farmácia, que precisava urgentemente ser refeita para atender a população de maneira digna, afirmou o secretário.
Os usuários da Farmácia Popular podem ser atendidos mediante a receita médica, no prazo máximo de quatro meses. As pessoas que já utilizam e frequentavam a unidade perceberam as mudanças e elogiaram a nova estrutura. Dona Guiomar Mota, moradora do bairro Monte Alegre elogiou a reforma da farmácia.
- Está muito melhor, tudo mais bonito. Antes a gente ficava com medo de ficar aqui dentro porque parecia que tudo ia despencar na nossa cabeça, contou a moradora.
Dona Neusa Guimarães também elogiou a reforma e, principalmente, o atendimento na unidade. - Eu sou hipertensa e diabética e preciso muito da Farmácia Popular. Todo mês eu venho aqui pegar os meus remédios. Dessa vez tive uma grande surpresa com a reforma e com as atendentes. Está tudo melhor, elogiou.
 A Farmácia Popular do Samburá, localizada em Tamoios passou por uma situação semelhante e também foi reformada. Além dessas duas unidades, há ainda o projeto para instalação de mais uma farmácia em Cabo Frio, no bairro São Cristóvão.
Segundo o secretário Demerval Soares, a intenção é que a nova administração da Secretaria de Saúde fique próxima aos gestores das unidades para que esses centros de saúde tenham as necessidades atendidas, a fim de que a população tenha sempre o melhor atendimento.
Sobre a Farmácia Popular
A Farmácia Popular é um programa do Governo Federal que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais ao tratamento de doenças com maior ocorrência no país. A expansão do programa visa oferecer alternativas de acesso à assistência farmacêutica, promovendo a integralidade do atendimento à saúde.
Uma das principais finalidades do programa é beneficiar as pessoas que têm dificuldades para realizar o tratamento por causa do preço dos medicamentos. Por isso, muitos deles são distribuídos gratuitamente ao paciente. É o caso do Atenolol e Captopril, muito utilizados no controle da hipertensão. Outros possuem o preço bastante reduzido, em comparação ao valor de mercado. Um exemplo é o Omeprazol, encontrado nas farmácias com preço médio de R$ 20,00 e que na Farmácia Popular custa R$ 3,22.

As unidades da Farmácia Popular em Cabo Frio utilizam o sistema implantado pela Fiocruz, onde são lançadas todas as entradas e saídas. Os medicamentos são fornecidos mensalmente de acordo com a demanda de cada farmácia. Este mês, a unidade do Jardim Esperança possui aproximadamente 15 mil medicamentos em estoque, que tem as datas de validade controladas através desse mesmo sistema.
Além do fornecimento dos remédios, o sistema da Fiocruz também auxilia na prestação de contas, que é feita todo mês, através das notas fiscais emitidas em cada venda.
O horário de funcionamento da Farmácia Popular do Brasil é de segunda a sexta, de 8h às 18h; e aos sábados, de 8h às 12h. 

Veiga de Almeida: Profissionais procuram especialização em saúde e gestão


 Cursos atendem as necessidades de aprefeiçoamento para o mercado local

Oferecer cursos que agreguem valor à profissão e, ao mesmo tempo, supram a demanda de especialização da mão-de-obra local. Esta é a proposta dos cursos de especialização lato sensu da Universidade Veiga de Almeida (UVA) para a Região dos Lagos. Concentrados nas áreas de saúde e gestão, a Instituição lançará, em breve, novas especializações em educação e envelhecimento humano.

O responsável pelo setor de pós-graduação em Cabo Frio, Ricardo Paiva, ressalta que a preocupação da Universidade é alinhar o conhecimento acadêmico à demanda do mercado. Um exemplo é o curso de Enfermagem em Emergência, aberto no segundo semestre do ano passado. A procura pela especialização tem sido grande e o ingresso de uma nova turma já está marcado para o dia 6 de abril. Também em abril, será aberta a segunda turma de pós-graduação em Fisioterapia e Traumo-ortopedia do Esporte. “Observamos que há um interesse pela área de saúde e bem-estar, além de algumas formações bem específicas, como é o caso das questões ligadas ao envelhecimento humano”, ressalta Ricardo.

Os cursos de MBA também são concorridos. Além do curso de Gestão Estratégica e Inteligência em Negócio, que está em andamento, estão abertas as inscrições para Planejamento e Gestão Ambiental – o primeiro curso de especalização oferecido em Cabo Frio -, e Gestão de Recursos Humanos. Os cursos tem duração de 15 a 21 meses, com aulas aos sábados, geralmente a cada 15 dias.

Internacional
Entre os cursos de especialização na modalidade de educação a distância (EaD), a UVA acaba de lançar os primeiros cursos com dupla certificação. A parceria com a Universidade do Texas em Arlington, uma das maiores instituições de ensino norte-americanas, permitirá aos alunos um diploma internacional. Inicialmente. estão sendo oferecidos os cursos de Gestão de Projetos e Marketing Digital e as aulas estão previstas para começar em maio.
Contato
Mais informações estão disponíveis em http://www.uva.br/cursos/pos-graduacao, pelo e-mail poscf@uva.br ou telefone (22) 2647-5275, ramais 203 ou 260.

Sobre a Universidade Veiga de Almeida:
Com 40 anos de existência e uma das 10 melhores universidades privadas do país, de acordo com o ENADE, a UVA tem hoje, aproximadamente, 23 mil alunos e 1.300 funcionários, dos quais 700 são professores. A instituição oferece cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão em quatro diferentes campi no Rio de Janeiro: Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio. A Veiga conta também com um centro de excelência em saúde, sediado próximo ao Campus Tijuca.

Sobre a Ilumno:
A Rede Ilumno consiste em nove instituições inovadoras que oferecem programas de educação superior presencial e a distância na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai e Peru. No Brasil, além da UVA, a Ilumno está representada pelo Centro Universitário Jorge Amado, na Bahia. Mais de 1/3 dos estudantes da Rede estão matriculados nos 500 cursos de aprendizagem à distância, que contam com o suporte presencial de 33 sedes com mais de 400 centros de aprendizagem – uma abrangência inédita na América Latina. A rede conta ainda com o suporte de 8 mil docentes e colaboradores. Para mais informações sobre a Ilumno acesse o site da rede: www.ilumnonetwork.com.br(em Português, Inglês e Espanhol). 

Cabo Frio: Feriado da Semana Santa terá eventos simultâneos em Tamoios


Além dos shows em Unamar, haverá torneio de surf, campeonato de futsal, concurso “Garota Surf” e evento de som automotivo no distrito
 por  Katyuscia Chaparral 
A Prefeitura de Cabo Frio comemora a Semana Santa com três grande

s eventos no Distrito de Tamoios nos dias 29, 30 e 31 de março.
Na exta-feira Santa a comemoração tem inicio durante o dia com o torneio de surf, campeonato de futsal e concurso da Garota Surf no final da tarde. Tanto o campeonato de surf quanto o torneio de futsal terão as baterias e eliminatórias realizadas consecutivamente no sábado e no domingo.
Os eventos esportivos são promovidos pela secretaria de Esporte e Lazer em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (CODESTAM). O campeonato de surf e o concurso de beleza acontecem na orla da praia, em Unamar.
As noites serão animadas com os shows musicais das bandas Som do Gueto (29/3), Elymar Santos (30/3) e Sempre Assim (31/3), no bairro de Unamar, em frente a área de eventos. A programação musical é uma realização da Secretaria de Eventos do município em parceria com o superintendente responsável pelo núcleo de eventos da CODESTAM, Marrom Silva.
No domingo (31/3), também será realizado na área de eventos de Unamar a terceira edição do “Carro Folia” – campeonato de som automotivo, carros rebaixados, tuning (customização do carro) e dub – a partir das 10h da manhã. O festival, que entrou este ano para o calendário anual de eventos do município, é uma realização da Equipe Mega Mix, com o apoio da Prefeitura.

As comemorações serão encerradas no domingo a noite. Além do show do grupo Sempre Assim, haverá a entrega das premiações para os ganhadores do torneio de surf, do campeonato de futsal e do concurso da Garota Surf.


Búzios: Cidade terá Programa Municipal de Leitura


Novidade foi anunciada durante visita do escritor Ziraldo nesta terça-feira
Prefeito André Granado falando sobre o Projeto
           
A cidade de Búzios recebeu nesta terça-feira, dia 26, o artista multifacetado Ziraldo, conhecido internacionalmente por sua contribuição à literatura brasileira, ao jornalismo e às artes em geral. No auge dos seus 80 anos, o criador do “Menino Maluquinho” ministrou uma palestra no Hotel Blue Tree para educadores da rede municipal de Búzios, tendo como tema a importância da leitura no processo de formação da cidadania e alfabetização. O encontro também serviu para consolidar a implantação de um projeto municipal de leitura no município.  
“O objetivo de nós, educadores e gestores municipais, é transformar a cidade de Búzios em modelo para a educação brasileira. O sonho por uma educação de qualidade é uma luta que grandes nomes como Ziraldo, um dos maiores defensores da literatura em nosso país, abraçam há muito tempo. Para mudar a educação, precisa de vontade por parte dos governantes e o Prefeito André Granado reforça a decisão política de querer mudar a realidade buziana ao querer implantar o programa municipal de leitura e mudar toda a sua agenda para passar um dia inteiro com o nosso escritor”, disse ele.
Após a execução do hino nacional, o Prefeito reforçou que a educação é um das prioridades da sua gestão:
“Educação é o único caminho para a gente libertar um povo. Acredito neste projeto e, enquanto eu for prefeito, a população e os educadores de Búzios terão todo o meu apoio no sentido de mudar a forma como a educação vinha sendo gerida até o momento. Hoje é o grande dia do nosso artista Ziraldo e desejo que ele traga todo o seu conhecimento e experiência na área”, afirmou o Prefeito André Granado, que precisou se retirar logo em seguida para o Hospital Municipal Rodolpho Perisse, onde, durante esta semana, está instalado, provisoriamente, seu gabinete com o objetivo de identificar e intensificar os esforços para atender, principalmente, as demandas da dengue.
Com humor e muito aplaudido, Ziraldo palestrou por cerca de uma hora, abordando diferentes questões que envolvem as dificuldades em sala de aula, a importância da interação entre alunos, professores e pais para o desenvolvimento dos estudantes e, ainda, as peculiaridades da educação brasileira:
“O que me dá mais felicidade hoje, aqui, é saber que quem está aqui não veio me ver dançar ou cantar, veio aqui discutir o futuro do país. E no Brasil tudo ainda está sendo feito. Contudo, está ao nosso alcance evitar que nossos filhos dêem o vexame de escrever sobre miojo em uma prova de redação, e não só para não dar vexame para eles, mas como efeito de uma educação de verdade no país”, disse ele, destacando também que a primeira lacuna de um Brasil iletrado começa nas séries iniciais, quando as crianças não têm estímulo na escola e na família para a leitura:
“Eu tenho a solução para a educação brasileira e a coisa mais importante é colocar livro nas mãos das crianças. Elas têm que ler, escrever e contar, porque como você educa alguém que não lê? Que não conhece o código da leitura? O sujeito analfabeto simplesmente não arranja emprego, ele não é capaz de raciocinar e somar idéias para uma empresa. E já na escola, precisa preparar também a professora. Ela precisa devolver essas crianças, cuidar, ter relação com a mãe, a família. A situação é muito séria: os meninos estão chegando analfabetos na universidade”a, afirmou ele.
Fenômeno editorial - Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. A fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê.
Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas O Pasquim - um jornal não-conformista que fez escola, e até hoje nos deixa saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores. Em 1969, Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil,FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema. Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo.

fotos: Marte Oliveira

Cabo frio: Maior festival de rock do Interior do Estado acontece na cidade


V Festival de Rock Humanitário acontece neste sábado

Neste sábado, dia 30, Cabo Frio sedia o V Festival de Rock Humanitário, considerado o maior do interior do Estado do Rio de Janeiro e com expectativa de público de 15 mil pessoas no Espaço de Eventos, na Praia do Siqueira
Ao todo serão 18 grandes atrações nacionais e regionais vindas dos estados de São Paulo, Espiríto Santo e Rio de Janeiro. Na programação do V Festival de Rock Humanitário estão: André Matos, Matanza, Zumbis do Espaço, Rock Rocket, Inocentes, Mukeka di Rato, Agrotóxico, Voodoopriest, Prophecy, Norte Cartel, Primícia, Vingador, Immortal Sin, Las Calles, Pride HC, Rose Red, Tevadon e Noya.
- É muito bom para Cabo Frio ter o festival de volta depois de três anos, por causa da mídia positiva que o associa com a caridade. É bom também para as bandas locais poder tocar para um grande público. Esta edição será como as outras, feita com muito amor e dedicação por toda a produção e pelo público, que faz parte do festival tanto quanto as bandas - antecipou o organizador, o professor José Francisco de Moura, o Chicão.
Diferente de grande parte dos festivais no Brasil, o Rock Humanitário tem como principal foco a solidariedade, e ajudará a entidade Amigas da Mama, em Cabo Frio, que cuida de mulheres com câncer, e cerca de mil famílias pobres, ou seja, algo em torno de 5 mil pessoas. A entrada de dois quilos de alimentos não perecíveis será toda revertida para esta causa.
- Serão diversos estilos, do Punk, Hardcore ao Metal ao Alternativo. A variedade de estilos musicais impressiona. Serão dois palcos, 50 seguranças, departamento médico completo, área de alimentação, banheiros químicos e espaço para vendas de artigos e roupas de rock – completou Chicão.
O V Festival de Rock Humanitário conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, através das secretarias de Turismo e Assistência Social, da cerveja Devassa, Smirnoff Ice, Cursos GPI e Ponto Musical. A classificação é de 18 anos, e menores podem participar apenas com a autorização dos pais. Os portões se abrem às 14h no sábado.
FOTOLEGENDA:
Matanza e André Matos são as atrações principais do V Festival de Rock Humanitário

Prolagos: Clientes tem até sábado para aproveitar Campanha de negociação de débito


Lojas de atendimento da Concessionária terão escala especial durante fim de semana

São Pedro da Aldeia (RJ), 28.03.13. Os clientes da Prolagos têm até o próximo sábado, 30/03, para aproveitar a Campanha Tô em dia com a Prolagos, que oferece condições especiais de pagamento aos usuários que possuem contas de água em atraso, a mais de 60 dias.
A campanha, que começou no dia primeiro de março, oferece descontos que variam entre 10% e 60%, dependendo do tempo da dívida, e parcelamento do débito em at

é 60 vezes sem juros.
Para o cliente que estiver interessado em regularizar sua situação junto à Concessionária, a empresa preparou uma escala especial de atendimento durante o feriado de Páscoa. Na sexta-feira santa, 29/03, quando é celebrada a Paixão de Cristo, não haverá expediente nas lojas, mas o cliente que precisar de atendimento pode ligar para o SAC da empresa, que funciona 24 horas por dia, por meio dos números 0800 70 20 195 ou (22) 2621 – 5095. No sábado, 30/03, além da loja de Cabo Frio, as agências de Búzios e Iguaba Grande funcionarão das 9h às 13h.  
Para outras informações sobre a Campanha os clientes podem acessar o site da Prolagoswww.prolagos.com.br  e Facebook.com/Prolagos





Crédito fotos: Ascom/Prolagos

Federação do Rio divulga tabela do Campeonato Carioca Adulto de Futsal

ADDP/Cabo Frio fará cinco partidas no ginásio Alfredo Barreto na fase de classificação
Digo, Wellington e Marcos Paulo

A Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ) divulgou, nesta quarta-feira (27/3), a tabela completa do Campeonato Carioca de Futsal Adulto. Com a participação de cinco clubes, a competição começa na próxima terça-feira, dia 2 de abril. 
A ADDP/Cabo Frio, representante da cidade na competição, fará cinco de seus oito jogos da primeira fase no ginásio Alfredo Barreto, no Itajuru, sendo que haverá uma sequência de quatro partidas em casa, começando já na segunda rodada.
A estreia da equipe comandada por Everaldo Rangel acontece na próxima quinta-feira (4/4), contra a Casa de España/Botafogo, às 20h30, no ginásio Hugo Padula, do Grajaú Country Club. Depois do jogo contra a Casa de España/Botafogo, a ADDP/Cabo Frio faz quatro jogos seguidos em Cabo Frio, no ginásio Alfredo Barreto: dia 12, contra o América; dia 19, contra o Vasco/Tamoyo; dia 3 de maio contra o Teresópolis/Comary; e dia 10 de maio, contra a Casa de España/Botafogo, no jogo de volta, já pelo returno.
A ADDP/Cabo Frio volta ao Rio de Janeiro para enfrentar o América, no dia 16 de maio. No dia 24, jogo contra o Vasco/Tamoyo, novamente no Alfredo Barreto; e encerra a participação na fase de classificação diante do Teresópolis/Comary no dia 7 de junho, no ginásio Pedro Rage Jahara (Pedrão), em Teresópolis.
Por conta da parceria do Vasco da Gama com o Tamoyo, o maior número de jogos neste Campeonato Carioca acontece no ginásio Alfredo Barreto: serão oito na primeira fase, com a possibilidade do ginásio sediar semifinais e finais.
CONFIRA A TABELA COMPLETA DO CARIOCA ADULTO DE FUTSAL/FFSERJ

1º turno – 1ª rodada (folga: Teresópolis/Comary)
2/4 – terça – 20h30 – América x Vasco/Tamoyo (ginásio do América)
4/4 – quinta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x ADDP/Cabo Frio (ginásio do Grajaú Country)

1º turno – 2ª rodada (folga: Vasco/Tamoyo)
12/4 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x Casa de España/Botafogo (Pedrão)
12/4 – sexta – 20h30 – ADDP/Cabo Frio x América (Alfredo Barreto)

1º turno – 3ª rodada (folga: Casa de España/Botafogo)
19/4 – sexta – 20h30 – América x Teresópolis/Comary (ginásio do América)
19/4 – sexta – 21h – Vasco/Tamoyo x ADDP/Cabo Frio (Alfredo Barreto)

1º turno – 4ª rodada (folga: ADDP/Cabo Frio)
25/4 – quinta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x América (ginásio do Grajaú Country)
26/4 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x Vasco/Tamoyo (Pedrão)

1º turno – 5ª rodada (folga: América)
3/5 – sexta – 19h30 – Vasco/Tamoyo x Casa de España/Botafogo (Alfredo Barreto)
3/5 – sexta – 21h – ADDP/Cabo Frio x Teresópolis/Comary (Alfredo Barreto)

2º turno – 1ª rodada (folga: Teresópolis/Comary)
10/5 – sexta – 19h30 – ADDP/Cabo Frio x Casa de España/Botafogo (Alfredo Barreto)
10/5 – sexta – 21h – Vasco/Tamoyo x América (Alfredo Barreto)

2º turno – 2ª rodada (folga: Vasco/Tamoyo)
16/5 – quinta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x Teresópolis/Comary (ginásio do Grajaú Country)
16/5 – quinta – 20h30 – América x ADDP/Cabo Frio  (ginásio do América)

2º turno – 3ª rodada (folga: Casa de España/Botafogo)
24/5 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x América (ginásio do América)
24/5 – sexta – 20h30 – ADDP/Cabo Frio x Vasco/Tamoyo (Alfredo Barreto)

2º turno – 4ª rodada (folga: ADDP/Cabo Frio)
28/5 – terça – 20h30 – América x Casa de España/Botafogo (ginásio do América)
28/5 – terça  – 20h30 – Vasco/Tamoyo x Teresópolis/Comary (Alfredo Barreto)

2º turno – 5ª rodada (folga: América)
7/6 – sexta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x Vasco/Tamoyo (ginásio do América)
7/6 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x ADDP/Cabo Frio (Pedrão)


quarta-feira, 27 de março de 2013

Entrevista com o Vereador Messias Carvalho

O vereador Messias Carvalho em seu gabinete

por Camila Raupp


Blogão dos Lagos: Como o senhor analisa o governo passados quase três meses de gestão?
Messias Carvalho: Ainda não temos como avaliar o prefeito André. André chegou à prefeitura de maneira surpreendente, se gerou em torno dele uma expectativa, entrou falando de mudanças. Mas nós que estamos nesse meio político, percebemos que com ele chegou um grupo que não é novo, que têm remanescentes e que não representou mudança, que é o grupo de Toninho Branco. Existem interesses em segmentos da cidade, como o segmento imobiliário, esse segmento tem uma atividade especulativa, visando à otimização de seus lucros. Isso normalmente não prioriza as necessidades da cidade. Nossa legislação é recente e trata do uso do solo, código ambiental. E todas as mudanças feitas nesses segmentos nunca foram para favorecer essa mão de obra que existe na cidade. Há uma preocupação em torno disso, o governo se apresentou e não podemos ainda ver muita coisa, um governo que por dentro tem essa contribuição de um segmento remanescente de Toninho Branco, e por fora uma pressão de grupos que exercem influências políticas, que nunca se traduziram em benfeitorias para a cidade. Eu vejo o prefeito cercado por dentro e por fora em uma situação muito preocupante.


O brasão da cidade, por exemplo, foi pintado todo de verde e descaracterizando. Isso parece algo pequeno mas, é um atentado à nossa identidade.



Blogão dos Lagos: Há rumores de uma possível liberação de um terceiro andar em Búzios. Como o senhor vê essa questão?
Messias Carvalho: Eu acho que tem que se discutir esse assunto na cidade, já estamos quase completando dez anos de plano diretor e entende-se que está na hora de começar a revisa-lo. Embora eu entenda que esse plano foi aprovado, mas muito pouco executado nesse período de sete anos. As diretrizes apontadas ainda estão em fase de discussão. Fala-se muito em plano de mobilidade urbana, plano de transporte, de sinalização turística, mas tudo isso ainda não saiu da letra da lei. A lei pode até ficar parada, mas a cidade não, então, eu acho que há necessidade de se rediscutir. Envolver a sociedade no processo, de forma participativa, rever as incoerências que muito se tratou na época. Isso engloba o desenvolvimento da cidade, a geração de empregos, o desenvolvimento sustentável, a proteção do meio-ambiente. Mas em termos de construção, para mim a península já esgotou. Há um pressão por moradia, mas discutir terceiro andar em Búzios é muito complicado. O brasão da cidade, por exemplo, foi pintado todo de verde e descaracterizado. Isso parece algo pequeno, mas é um atentado à nossa identidade. Assim também é para com o terceiro andar. A não ser que a sociedade como um todo, tenha esse sentimento de uma mudança radical, aí a cidade quis mudar. Diferente se vier como pressão de um segmento, que tenha interesse nisso, temos que observar e fiscalizar.

Blogão dos Lagos: Os legisladores hoje chegam preparados à Câmara?
Messias Carvalho: Eu acho que o político se conforma muito com aquele sistema que se impõe. O político entra aqui na câmara já afetado pela lógica do sistema. E acaba por não pensar uma transformação disso, para a mudança desse cenário. Como se ele estivesse ali com a visão de defender o seu espaço. E que se mudar e abrir poderá perder espaço. Se detem uma informação e não se tem esse sentimento de coletividade, de construção coletiva, faz-se de um tudo para se dar bem, para se tirar vantagem. Isso se reflete em qualquer setor, não só no meio político. Por isso esse esforço de transparência não deve ser só do político mas de toda a sociedade.

Blogão dos Lagos: Os embates hoje na rede estão mais interessantes do que os da tribuna?
Messias Carvalho: São situações distintas. Os enfrentamentos são positivos, pois oferecem a oportunidade para a sociedade de identificar com mais clareza quem é quem, separar o que é apenas falácia, um discurso que não vem acompanhado de atitudes. Às vezes o discurso é bom, mas a prática não combina com o discurso. Quando se estimula um debate, um enfrentamento, esses fatos vão aparecendo. Nem todos estão atentos, mas para isso aí estão as redes, os blogs, as pessoas que estão acompanhando. Nos debates aqui no legislativo ainda temos que avançar muito. Para que haja mais qualidade nas discussões, elas são na maioria das vezes imediatistas. Na tribuna há um formalismo, existe um limite de tempo, as redes sociais já permitem pensar, construir, voltar no assunto mais de uma vez. Há tempo para buscar mais informações, acrescenta-las. O uso da tribuna ás vezes é afetado pela quantidade de pessoas na assistência, nesse casos o vereador acaba afetado por uma situação ou pela condição criada pela assistência presente naquele dia específico de sessão.  Mas de todo modo, no legislativo, acredito que ainda temos muito que avançar para melhorar a qualidade dos debates.

No último concurso, 10% dos que passaram eram buzianos. Nesse último processo seletivo de 1.300 inscritos para contrato temporário 400 eram buzianos, menos de 30%. No resultado que eu tive em mãos 150 chamados, 91 eram buzianos. De inscritos menos de 30% mas de selecionados mais de 60%.



Blogão dos Lagos: Qual a sua principal característica como legislador?
Messias Carvalho: Aqui na casa costumam me chamar de estudioso, de vereador técnico, por muitas vezes até professoral. Eu não sou isso. Mas sou sim um legislador que procura saber qual é o alcance da sua contribuição para as discussões e eu sempre quero discutir o assunto. Quero esgotar o assunto e passar o máximo que eu puder do que eu busquei de conhecimento acerca daquele tema. Eu quero contribuir para o processo, quero estimular o debate.

Blogão dos Lagos: O senhor foi o único vereador que não votou a moção de repúdio ao secretário de educação? O senhor discorda da moção dada ao secretário?
Messias Carvalho: Existiram os excessos o que acabou por expo-lo como arrogante. Hoje li uma frase passando rapidamente pelas redes sociais, que dizia: “As pessoas estão tão acostumadas com as mentiras que quando se fala a verdade, passa-se por arrogante”. A nossa geração, a minha pelo menos foi afetada por um período em que não se podia falar nada. E por isso as pessoas estão sempre tão ávidas por expressar de tudo um pouco. Quando se defende um pensamento em que se está convicto a cerca disso, fica muito claro quando o secretário de educação diz que não concorda que o chamem de arrogante, mas que ele é sim sarcástico, cínico em suas colocações. E que segundo ele, seria uma maneira de se defender daqueles que o criticam. Não vou entrar no mérito dos excessos que ele cometeu. Mas eu sou vereador do PDT que tem como principal bandeira a educação, eu não tenho dúvida o que ele apresenta como caminhos para a ocupação dos espaços, não há o que criticar. Existe uma realidade na educação que precisamos enfrentar o mais cedo possível, para que os buzianos estejam preparados e comecem a buscar espaço no mercado de trabalho. Seja no setor público, seja no setor privado. O que acontece é que o buziano que se formou nos últimos dois, três anos na Paulo Freire, sem experiência e sem currículo, teve dificuldade por ser um recém-formado. E não é só uma realidade de Búzios. A melhor opção para o recém-formado é sempre o concurso público. A vitória será sempre por mérito. No último concurso público de Búzios, 10% dos que passaram eram buzianos. Nesse último processo seletivo de 1.300 inscritos para contratos temporários 400 eram buzianos, menos de 30%. No resultado que eu tive em mãos, de 150 chamados 91 eram buzianos. De inscritos menos de 30% mas de selecionados mais de 60%.


Blogão dos Lagos: O senhr acha então que nesse caso houve um oportunismo político por parte de alguns?
Messias Carvalho: Essas dificuldades na educação eram esperadas, uma vez que houve uma mudança de governo, um concurso público, escolas novas sem quadro de professor. Houve na verdade uma mudança na condução do processo. E toda mudança gera reações porque havia uma fórmula e essa fórmula foi contrariada. Aqueles que estavam encaixados em uma maneira de fazer foram prejudicados, e gerou a reação.

O uso da tribuna as vezes é afetado pela quantidade de pessoas na assistência, nesse casos o vereador acaba afetado por uma situação ou pela condição criada pela assistência presente naquele dia específico de sessão.  



Blogão dos Lagos: Como foi a eleição para a Presidência da Câmara segundo o seu aspexto  análise.
Messias Carvalho: Faço uma leitura política do processo e não é só desse momento isolado. Mirinho Braga foi eleito com quatro vereadores em 2008, não fez a maioria. Agora nesse contexto, Mirinho fez maioria no palanque e elegeu sete vereadores. Desses sete o PDT não tinha maioria. Dois da coligação PMDB-PSDB e dois da coligação PP-PTdoB. Nós sete sentamos com Mirinho, como da outra vez e se falou sobre esse momento, somos sete, vamos seguir juntos. Não havia como impor ou exigir uma candidatura do PDT já que Mirinho havia perdido e não éramos maioria. Em uma mesa de conversa Lorram disse que era candidato, Felipe e Henrique também disseram. Eu desde sempre disse que não era candidato. E Gugu de Nair também disse que não era. Todos os outros se calaram. Buscou-se um consenso, alguns dizem que Mirinho deveria ter se posicionado, mas ele não fez, somente disse, “Olha vocês tem a faca e o queijo na mão”. Houve um processo aberto. Em um primeiro momento havia o seguinte Henrique já se posicionava como presidente com os votos de Joyce, Gugu e o próprio Leandro. Eu cheguei em um momento em que já havia uma conversa para fazer um fechamento em torno de uma maioria e um nome que representasse a continuidade de um grupo político que queria se recuperar de um revés que foi a  derrota na prefeitura.

Blogão dos Lagos: E como se chegou ao nome de Henrique Gomes?
Messias Carvalho: Henrique não é PDT, mas é um histórico nesse grupo político. Henrique começou no PDT e foi presidente do PDT. Henrique hoje não está no PDT por conta de uma costura política para que não acontecesse o que geralmente acontece em cidades pequenas como Búzios, em que se usam pequenos partidos com menor expressão em barganhas no período eleitoral. Henrique sempre esteve muito afinado com o grupo político. Para mim o nome de Henrique era uma saída em um momento em que o PDT não poderia impor um nome, devido à derrota e por sermos minoria.  E isso poderia quebrar o que estávamos construindo na intenção de nos mantermos os sete, o PDT impor um nome traria desequilíbrio ao grupo. Leandro foi o primeiro a recuar, não deu continuidade ao processo, e a busca de apoio e as articulações começaram a se intensificar. O recuo de Leandro foi o primeiro passo. O nome de Henrique surgiu como forma de mantermos uma linha de proteção à cidade, não uma oposição a qualquer custo, mas um grupo forte e coerente que pudesse parar as ações que viriam de remanescentes de Toninho Branco, mas que desse continuidade ao que fosse importante no governo de André. Seriamos na câmara um ponto de equilíbrio, um ponto de sustentação. Não que apoiaríamos o André, mas teríamos a oportunidade de mostrar à população que somos sim oposição, mas não para pregar o caos, mas buscar soluções. Houve nesse momento um vácuo na liderança política da cidade e na câmara.

Eu sinto falta da participação da sociedade pressionando. Não consigo me conformar com uma sociedade conformada com a representatividade. Temos que entender que estamos em uma época em que a participação é fundamental.



Blogão dos Lagos: Na sua opinião o que motivou a derrota de Mirinho e consequentemente do PDT nas urnas? Como o senhor pretende atuar no seu mandato?
Messias Carvalho: Cometemos erros no nosso governo que contribuíram para nossa derrota. Fato é que erros cometemos e em algumas questões de encaminhamento nosso grupo político errou. Algumas correções de rumos que deveriam ser feitas e não foram e por isso pagamos o preço. A população reagiu e quis essas mudanças. Poderiamos nós, como grupo político termos sido os promotores dessa mudança, enquanto governo, mas não fizemos. A população cobrou isso. Na verdade a população não escolheu André, a população não quis continuar com a gente. O prefeito André pode até surpreender e se tornar uma figura política, mas não tem uma carreira política como tem Mirinho Braga ou Toninho Branco. Até poucos meses antes das eleições não seria ele o candidato. Não estou de volta à câmara para atuar como aquele vereador de oposição intransigente, sistemático, com a intenção única de criar factoides. E tem gente que acha que tem que ser assim. Não concordo com o costume de desgastar o governo até onde se pode, não concordo. Eu fui um vereador de enfrentamentos no governo Toninho Branco, não para me projetar politicamente, mas como bem mostra a história o governo Toninho Branco apontou oito anos de governo Mirinho Braga como caótico e nós vimos que o caos se instalou durante quatro anos no governo Toninho Branco. Depois disso fomos governo e tivemos a oportunidade de corrigir alguns erros, mas não demos esse passo adiante. Eu sou vereador de oposição, tenho um grupo político, e um histórico, mas vou exercer com responsabilidade e com liberdade meu mandato.

Blogão dos Lagos: E qual seria a “receita” para um bom governo em sua opinião?
Messias Carvalho:  Planejamento, saúde, educação, meio-ambiente e turismo são pilares de qualquer governo. As demais secretarias são importantes, mas sem essas fica impossível de se fazer um bom governo. Estou acompanhando o andar dessas secretarias. Acho que são pilares. Todo o restante de um bom governo passa por isso. Como governar sem planejar? E não só para o governo de hoje, mas aponta para todo e qualquer governo que se apresente. Pensar a cidade é olhar para as diretrizes do plano diretor que estão lá apontadas. As intervenções não podem afetar a nossa cidade, principalmente no setor imobiliário. O setor que trás mais riscos à cidade. E que rumos ela tomará. Não se pode governar com o desejo pessoal. O interesse de cada um é se adequar ao que se pensou para a cidade. O turismo que é a nossa indústria que deve ser valorizada e devemos agregar valor á cidade e as questões turísticas. Saúde e educação nem se fala, precisa ser da mais alta qualidade. Tudo precisa estar sintonizado. Já estive com a secretária Alice Passeri, com o José Márcio, com a Dra Luiz na questão da dengue, no hospital seguem críticas que precisam ser acompanhadas. Ainda estamos em fase de ajustamento e é cedo para fazer oposição. Só o tempo dirá se é uma falta de ajustamento ou é proposital. Dr André simboliza a expectativa de mudança. Mirinho voltou ao poder com essa expectativa e não correspondeu o mesmo acontecerá se André não corresponder a essas expectativas.


Blogão dos Lagos: O senhor acha que no fundo o  povo tem pressa demais?
Messias Carvalho: Acho que o povo de certa forma quer pessoas preocupadas, justas, humanas. Como no hospital, as pessoas querem ser bem tratadas, mesmo que por uma infelicidade perca-se alguém, mas esse alguém foi atendido com humanidade. O povo quer se sentir parte. É um processo construtivo. O povo não tem pressa, na verdade ele quer ser parte. Mas eu percebo a sociedade se movimentando e querendo participar. Essa semana participei de uma palestra na Nicomedes que a ONG Ativa Búzios organizou com o coordenador da controladoria geral do Rio de Janeiro sobre a questão do Portal da Transparência, com acesso à informação. Temos que apoiar e fomentar essas questões. Quanto mais participação popular nos processos mais poderemos acertar na construção de um governo cada vez mais participativo.

foto: Agência BL

Cabo frio: Secretaria de Saúde de Cabo Frio intensifica o combate à dengue no município


Carro UBV começou a entrar em ação nesta segunda-feira


por  Alexandra de Oliveira
Desde segunda-feira (25/3) o trabalho de combate ao mosquito da dengue em Cabo Frio foi intensificado com a utilização de um carro UBV (Ultra Baixo Volume), que aplica o inseticida de forma parecida aos carros fumacê, porém, sem a fumaça. A pulverização consiste na aplicação espacial do inseticida, que é liberado diretamente para as residências, atingindo com maior eficiência os locais onde o mosquito Aedes aegypti se esconde.

- Este sistema é muito mais apropriado e eficiente no combate à dengue, eliminando o surgimento de novos ovos do mosquito, interrompendo assim a cadeia de transmissão. Nós orientamos os moradores para que abram portas e janelas no momento em que o carro UBV estiver passando, enfatiza o gerente do setor de combate a vetores de Cabo Frio, Alcides Cunha da Silva.

O horário de trabalho do carro será compreendido de 5 às 9 horas da manhã e de 17 às 21 horas, pois esses são os horários em que o mosquito está em atividade. O objetivo é reforçar o combate à dengue no município, que já é feito com 6 motos fumacê, utilizadas para eliminar o Aedes aegypti em sua fase adulta. Além do carro UBV e das motos fumacê, equipes do setor de Combate a Vetores, realizam diariamente o tratamento focal em terrenos baldios e áreas alagadas, o que vem a eliminar o ciclo de nascimento do mosquito desde o ovo até a pupa, última fase antes do adulto, quando ele passa a transmitir a doença.

- Com essas estratégias, eliminando os mosquitos na sua fase adulta e interrompendo o nascimento de outros novos, o resultado tem sido a diminuição do número dos casos de dengue no município, comemora Alcides Cunha da Silva.

Desde que os trabalhos foram intensificados no dia 4 de março, os números da dengue já tiveram uma redução, segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Cabo Frio. Em fevereiro, no bairro Jardim Caiçara, por exemplo, foram notificados 158 casos de dengue. Em março este número caiu para 53. Já em São Cristóvão foram registrados 114 casos no mês de fevereiro. Em março foram feitas 35 notificações.

 - Essa queda está sendo observada em todos os bairros do município. Até o final desta semana teremos uma estatística com todos os bairros para poder avaliar melhor o resultado do trabalho, diz Alcides.

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio alerta a população que a ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação, por isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. A dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados, e não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão. 
 Fotos: Til Santos

terça-feira, 26 de março de 2013

Cabo frio: Começou em Tamoios o cadastramento do Bolsa Família


Beneficiários podem procurar o CRAS do distrito, que fica no bairro Samburá
 por Katyuscia Chaparral
Já começou no Distrito de Tamoios o cadastramento do “Bolsa Família” para o ano de 2013. O projeto, desenvolvido pelo Governo Federal, tem atendimento no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do distrito. Segundo a coordenadora do CRAS, Jaqueline Pedro, é possível realizar também a atualização e transferência do cadastro das pessoas que já recebem o benefício, sendo requisito para inclusão no programa federal uma renda familiar de R$ 70 por pessoa. 

O cadastramento teve inicio a semana passada e vem efetuando uma média de 20 atendimentos por dia. A documentação exigida para efetuação do cadastramento é: identidade; CPF; carteira de trabalho; comprovante de residência; titulo de eleitor; certidão de nascimento dos filhos menores de idade; declaração escolar dos filhos e cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos, sendo necessário apresentação do original e xerox de todos os documentos requisitados.

Nesta segunda-feira (25/3), todas as crianças que estiveram no CRAS de Tamoios foram presenteadas com uma recepção especial em comemoração a Páscoa, com brincadeiras, bolo, refrigerante e distribuição de chocolates. Na ocasião as mães comemoraram o apoio e a atenção que estão recebendo da secretaria de Assistência Social, através do trabalho que o CRAS vem desenvolvendo.

O CRAS de Tamoios fica na Rua Sororoca, 8, no bairro Samburá, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Foto: Katyuscia Chaparral / Assessoria de Imprensa da CODESTAM.


Búzios: Agência Estadual de Fomentos fará atendimentos individuais na cidade


Empresários e representantes do governo conheceram o Programa de Apoio ao Turismo, que auxilia na captação de recursos para investimentos na atividade turística
 foto: Age Rio
O Prefeito André Granado e o Secretário de Turismo de Búzios José Márcio, têm buscado parcerias com os governos Estadual e Federal para incentivar o desenvolvimento da atividade turística do balneário. Na última quarta-feira, José Márcio participou, ao lado de empresários e de representantes de entidades ligadas ao setor, da reunião do Programa de Apoio ao Turismo, realizada pela Agência Estadual de Fomentos – AgeRio, no Hotel Pérola.
O Programa de Apoio ao Turismo da AgeRio é composto por dois produtos:  Hotéis, pousadas e albergues, e o AgeRio Transformação de Motéis em Hotéis. Em ambos os casos, os financiamentos podem chegar a R$ 2 milhões e, no caso do capital de giro, até 100 por cento do valor pode ser financiado com taxas a partir de 0,76% ao mês.
Mediante parceria firmada em fevereiro com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH – RJ), o Rio de Janeiro deve receber cerca de R$ 50 milhões em investimentos, com o objetivo de aparelhar o Estado para receber os visitantes que são esperados para os megaeventos esportivos.
Flávio Costa, do Departamento de Captação da AgeRio elogiou o interesse e a participação do empresariado de Búzios na reunião. Devido à complexidade do projeto e as dúvidas e curiosidades dos empresários locais, os representantes da AgeRio se comprometeram a voltar a Búzios no próximo mês para a realização de atendimentos personalizados.
Segundo José Márcio, “esta é uma grande oportunidade para os empresários da hotelaria, que poderão realizar projetos e preparar seus empreendimentos para a demanda potencial dos próximos anos. A hotelaria buziana, que já é exemplo para todo país, ficará ainda melhor”, declarou o secretário.