A cidade de Cabo Frio viveu neste último final de semana prolongado – 1 a 4 de maio – o reconhecimento de um de seus principais eventos gastronômicos, o Festival de Marisco.
Promovido pela Prefeitura, através da secretaria de Eventos e secretaria de Turismo, com total apoio da Comsercaf, o evento superou as expectativas tendo na Praça do Moinho, no Peró, um dos principais destinos turísticos da região, pelo menos 12 mil pessoas entre turistas e moradores de toda a Costa do Sol.
1,8 toneladas de mariscos limpos prepararam mais de 20 receitas servidas à base da iguaria. 12 barracas venderam nos quatro dias do evento, cerca de 10 mil pratos movimentando a economia local. Um verdadeiro sucesso de público e de animação.
A turismóloga da secretaria de Turismo de Cabo Frio, Luane Ferreira observou que o evento, que envolveu cerca de 180 pessoas do bairro Peró foi um sucesso.
- Os envolvidos já possuem expertise na produção dos pratos e obtiveram retorno expressivo no resultado. O evento está consolidado e possui ótima aceitação do público. Aliar a atividade pesqueira aos eventos turísticos da cidade desponta como fator gerador de desenvolvimento, destacou Luane.
Para Aldenir Soares, um dos superintendentes da secretaria de Turismo, “a corajosa e sabia decisão do prefeito Alair Corrêa em custear o evento, foi decisiva para todo esse êxito”.
- A visão moderna do nosso prefeito em fazer turismo passa pela estruturação adequada do atrativo, a qualificação dos atores e a divulgação competente do produto. Assim, unidas por um objetivo comum de realizar mais uma edição do Festival de Mariscos de Cabo Frio, as secretarias de Eventos, Turismo, Comunicação e a Comsercaf produziram a melhor edição desde sua criação, resultando em momentos de extremo lazer para os turistas e moradores, além do incremento econômico da comunidade, comemorou o superintendente, lembrando que o apoio da Via Lagos e da Marbella foi fundamental para o êxito do evento.
O artesanato de Cabo Frio também foi sucesso no Festival de Marisco. Os artesãos trabalharam em 14 barracas, expondo e comercializando seus produtos.
Segundo a coordenadora do Artesanato da secretaria de Turismo, Vânia Carvalho, a feira de artesanato do Festival, apresentou os maravilhosos trabalhos da Casa Artesanal.
- Das 14 barracas disponibilizadas pela prefeitura, metade tinham artesãos que nunca tiveram experimentado a oportunidade de trabalhar em eventos da cidade.
As vendas superaram as expectativas e o público compareceu em massa, consolidando assim a ideia de que quando apresentamos uma feira organizada e genuinamente de artesanato, os turistas prestigiam e agradecem, comemora Vânia.
O total de vendas nesses quatro dias de festival superou a casa dos 10 mil reais, o que agradou muito a esses menos experientes artesãos que pela primeira vez se viram trabalhando em um evento tão grandioso.
- O Festival do Marisco sempre trouxe um público diferenciado e isso para o artesanato é muito bom, pois são pessoas que valorizam esse tipo de trabalho e levam para suas casas lembranças confeccionadas por nossos artistas, originais e criativas, completou a coordenadora do Artesanato.
Outro sucesso do evento foram os shows de Rock e MPB das bandas contratadas para a programação musical: Banda In Pulse, Banda Ozires, Banda Faixa Etária, Banda Contrate e Jero e Banda.
- A qualidade e a diversidade das opções gastronômicas e a seleção criteriosa das opções musicais marcaram o sucesso do Festival do Marisco, que já se consagrou como um grande evento da gastronomia fluminense. Foi possível observar muitos turistas que vieram de longe e todos elogiaram a organização do evento e aqueles que não conheciam o Peró ficaram encantados com a beleza natural do bairro, disse o chefe de reportagem do Jornal O Globo, Paulo Roberto Araújo.
O secretário de Eventos, Edson Leonardes destacou que “a programação musical foi elaborada pensando na cultura e estilo do bairro, nos frequentadores do evento e, atendendo os pedidos dos responsáveis das barracas de gastronomia”.
- Desta forma não tinha como dar errado e as bandas interagiram com o público, proporcionando momentos de emoção, empolgação e alegria aos presentes, comemorou o secretário.
Genilson Araújo, repórter aéreo das Rádios Globo, CBN e Beat 98 que foi homenageado pelo prefeito Alair Corrêa, através do secretário de Comunicação Edinho Ferrô, com uma peça do artesão da Casa Artesanal, Orlando Belloti, disse que “foi um festival bonito, que chamou a atenção pela organização, criatividade dos chefs informais, variedades de pratos e preços acessíveis.
- Também me chamou a atenção o caráter familiar da festa. Depois do marisco, o ponto alto foi o show da banda Faixa Etária, muito elogiado por todos. Achei muito interessante a prefeitura promover este evento fora da alta temporada para estimular a economia local. Eu, minha mulher e meus amigos nos divertimos muito e queremos voltar no ano que vem, profetiza Genilson Araújo.