|
Búzios:Caminhada do candidato a releição ontem no centro da cidade |
A Região dos Lagos foi fortemente abatida pela chamada crise mundial do petróleo – em alguns municípios houve queda vertiginosa dos royalties. A quebradeira do estado do Rio também deixou essas cidades em maus lençóis. Com exceção de Búzios e São Pedro da Aldeia, a falta de capacidade dos gestores de cidades como Cabo Frio e Araruama pra lidar com a crise parece que fará que candidatos com mandato não voltem a sentar na cadeira de prefeito.
Gestores que não conseguiram enfrentar a crise estão sendo renegados pela população
Em Araruama pesquisa feita pelo instituto Gerp aponta a novata Lívia de Chiquinho (PDT) na liderança pela corrida da prefeitura do município com 43% das intenções de voto. Empatados em segundo lugar está André Mônica (PSB), com 16%, e o atual prefeito e candidato à reeleição Miguel Jeovani (PMDB), com 15%. Anderson Moura (PP) tem 4% das intenções de voto e o candidato Norberto (PV) aparece com 1%. Dentre os principais adversários de Lívia, André Mônica (PSB) segue com sua candidatura impugnada e seus votos, de acordo com decisão da Justiça, não serão computados.
|
Alair Correa desistiu do pleito |
Cabo Frio, a cidade que vive um caos econômico, financeiro e político na gestão do Prefeito Alair Corrêa (PP), que, antes de abdicar de sua eleição pela do Dr. Paulo Cesar PSDB), já sofria com a pressão popular que declarou fortemente em protestos de servidores e no boca a boca das ruas que não o queria mais como prefeito. O deputado federal Marquinho Mendes (PMDB), teve sua candidatura deferida e está na boca do povo como opção, já tendo sido prefeito da cidade por duas vezes e se colocando como o mais experiente para assumir o comando do caos. Sempre candidato o deputado estadual Janio Mendes (PDT) tenta mais uma vez insistindo que representa a mudança esperada pelos cabo-frienses, no entanto se observa uma crescente do candidato Dr. Adriano (REDE) – que é vereador e está surpreendendo na sua campanha pra prefeito. São também candidatos o economista Cláudio Leitão (PSOL) e Flávia de Jesus (PT).
Quarta maior cidade da região em número de eleitores, Rio das Ostras vive situação muito semelhante à da vizinha Cabo Frio. Cheia de problemas financeiros e políticos, a cidade, que tem o Prefeito Alcebíades Sabino (PSDB) cassado pela Justiça Eleitoral, em pesquisa eleitoral contratada pela empresa E.L mídia editora Ltda registrada sob o número RJ- 04181/2016, realizada pelo instituto GPP mostra os candidato a prefeito Carlos Augusto em primeiro lugar em pesquisa de intenção dos votos realizada nos dias três e quatro desse mês de setembro,. Seu nome foi citado por 41% dos eleitores, que participaram da análise. Bem distante, em segundo lugar ficou o nome do atual prefeito, Sabino, com 9,2%. O vereador e candidato à prefeitura, Deucimar, ficou com o terceiro lugar da pesquisa com 5,4%. Completam a lista Adrian Mussi com 1,7%, Poggian com 1,4% e Winnie Freitas com 0,3%.
Búzios e São Pedro parecem que não terão surpresa nas urnas pois são duas das cidades da região dos Lagos, que a pesar da crise, conseguiram velejar com menos turbulência no cenário econômico o que favoreceu seus atuais gestores. São Pedro da Aldeia menos que Búzios, no entanto surge como favorito o atual Prefeito, Claudio Chumbinho (PMDB), na disputa pela reeleição.
Já Búzios, o mais famoso balneário da região, não deve reservar grandes surpresas aos eleitores. Depois de conseguir na Justiça o direito de tentar a reeleição, o Prefeito André Granado (PMDB) vem com força total, apoiado pelo Presidente da Câmara Municipal, Henrique Gomes (PP), e de uma bancada forte no Legislativo, levando uma verdadeira multidão aos seus comícios e caminhadas. Seus adversários na disputa são o ex-prefeito Mirinho Braga (PDT), o vereador Felipe Lopes (DEM), Alexandre Martins (PRB) e Claudio Agualusa (PRP).