Prefeito se reúne com comandante-geral do Corpo de Bombeiros
A Prefeitura de Armação dos Búzios acaba de disponibilizar uma área de 3,3 mil m² para a construção de uma sede definitiva do Corpo de Bombeiros no município. O terreno, localizado em São José, permitirá a instalação de um Grupamento Marítimo, que hoje se encontra sob responsabilidade do município, e de uma infraestrutura adequada para a entrada e saída de viaturas, já que o atual Destacamento (DBM 2/18) está em área residencial, sem uma logística adequada.
A doação do terreno foi anunciada pelo Prefeito de Armação dos Búzios, André Granado, durante encontro realizado com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, nesta segunda-feira, dia 21, no quartel-central da corporação, no Rio de Janeiro. Além do Prefeito e do comandante, participaram da reunião o Tenente-coronel Rodrigo Bastos, comandante do 18º Grupamento de Bombeiro Militar de Cabo Frio (GBM), e o Major José Carlos Torres, comandante do Destacamento de Bombeiro Militar de Búzios (DBM 2/18). Na reunião, também ficou o acertado o apoio do Corpo de Bombeiros até o final da alta temporada, com o reforço no efetivo de guarda-vidas no município.
Segundo dados do Corpo de Bombeiros, o grupamento está instalado em um local onde as viaturas não conseguem transitar com agilidade, por haver ruas estreitas e residências no entorno. Além disso, como o destacamento possui uma infraestrutura restrita, não é possível disponibilizar um efetivo grande de salva-vidas, deixando o trabalho nas praias, em grande parte, sob responsabilidade da Prefeitura.
A construção do batalhão faz parte do projeto de Mobilidade Urbana do governo municipal, que objetiva transferir grandes empreendimentos para o espaço urbano fora da península, garantindo um trânsito com maior fluidez na cidade. Durante o encontro, o Prefeito solicitou que a construção do grupamento respeite as características arquitetônicas da cidade e já sugeriu uma reunião entre as equipes de arquitetos e engenheiros da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, responsáveis pelo planejamento da nova sede.
“Esta nova área para a instalação do batalhão do Corpo de Bombeiros permitirá que a corporação desenvolva um Grupamento Marítimo que, até hoje, não foi possível, por uma questão logística. Futuramente, vamos, dentro do projeto de Mobilidade, levar a sede da Prefeitura, da Câmara Municipal e a rodoviária, dentre outras grandes estruturas urbanas, para áreas distantes do centro, de forma a melhorar o tráfego pela cidade”, explicou o Prefeito.
Texto e foto: Secom Búzios