A Prefeitura de Búzios realiza nesta terça-feira, dia 9, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, a II Conferencia Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Armação dos Búzios. O evento acontece no Cine Bardot (Centro), a partir das 13h, e tem como tema central “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo por um Estado e um Brasil Afirmativos”.
A primeira conferência foi realizada em 2005. Nesta segunda edição, a meta é reunir o maior número possível de gestores e militantes engajados em definir novos rumos na luta contra o racismo e a intolerância no país. Com uma programação diversificada, a conferência visa, ainda, discutir outras vertentes como estratégias para enfretamento do racismo através das políticas de desenvolvimento; políticas de igualdade racial no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, incluindo avanços e desafios; arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial e participação política e controle social, com mecanismos de participação da sociedade civil, no monitoramento das políticas de igualdade racial.
“As Conferências Municipais de Promoção da Igualdade Racial começaram no dia 28 de junho e se estendem até o dia 14 de julho, com a função de discutir as políticas públicas que garantam a promoção da igualdade em todo o país. A contribuição de cada município é fundamental para que na Conferência Estadual, que será realizada em agosto, sejam aprovadas as demandas dos municípios e do Estado que serão levadas à Conferência Nacional, em novembro. Por isso, pedimos a todos que se interessam pelo tema a participarem efetivamente do processo de construção da igualdade”, afirmou Sirlei Regina de Souza, integrante da comissão de organização do evento e presidente da Associação de Mulheres Negras e Afrodescendentes da Rasa (SOMUNEAR).
Veja, abaixo, a programação completa da Conferência:
13h – Abertura oficial – composição da mesa e discurso dos representantes da mesa
14h30 - palestra – 1º/2º eixos – Sr. Eloi Ferreira, Subsecretário de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro:
- Estratégias para o enfretamento do racismo através das políticas de desenvolvimento;
- Políticas de igualdade racial no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro (avanços e desafios)
15h – Palestra – 3º eixo – Arildo Mendes, Secretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial de Arraial do Cabo:
- Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias)
15h30 – Palestra – 4º eixo – Profª Gloria Ramos:
- Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil, no monitoramento das políticas de igualdade racial
16h – Debate
16h30 – Coffee Break
17h – Grupos de trabalho
17h30 /18h30 – Apresentação das propostas
18h30 – Eleição dos delegados (titulares e suplentes) à Conferência estadual
19h – Encerramento com apresentação do Grupo Impacto os Street da Rasa.