Cerca de 2 mil pessoas participaram, na sexta-feira (dia 16), da Caminhada pela Paz, promovida pelo movimento Jovens Pela Paz com apoio da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia), Prefeitura e Comsercaf. De roupas brancas, com faixas, cartazes e rosas brancas, os participantes se concentraram na Praça Porto Rocha, e por volta das 18 horas seguiram em direção à Praia do Forte. Na concentração a emoção tomou conta dos participantes quando, todos juntos, de mãos dadas, rezaram o Pai Nosso, e em seguida cantaram a música “Nós queremos Paz”, de Joanna, na voz da cantora gospel Amanda Valadares. Antes de iniciar a caminhada, os dois jovens organizadores, Vinícius Figueira e João Paulo Trindade, subiram ao trio-elétrico para agradecer a presença de todos, e para dar voz aos pedidos da população para a construção de um novo batalhão, de reforço no policiamento, de novas viaturas, de uma central de monitoramento entre outras ações de prevenção à criminalidade.
A caminhada reuniu moradores de vários bairros de Cabo Frio: jovens, crianças, adultos, idosos, pessoas de todas as crenças, raças e condições sociais, com gritos de “queremos paz” e “Cabo Frio, eu te amo”. Até a musa do carnaval cabo-friense, Nilma de Oliveira, fez questão de participar da caminhada.
- Ultimamente nossa cidade tem registrado muitos crimes, por isso estamos aqui, para pedir paz. Cabo Frio é uma cidade linda, e não merece tanta violência. Queremos paz – pediu.
Quem também participou da caminhada foi o comandante do 25º, tenente coronel Ruy França:
- Estou muito satisfeito com o que estou vendo, aqui. É muito bom quando a gente percebe que não está trabalhando sozinho. Então, quando gente vê tantas pessoas se unindo numa mobilização como esta, temos que ficar felizes – comentou.
Parentes e amigos do funcionário público Herald Peterson Siqueira Pinto, 31 anos, morto com uma bala perdida durante confronto no bairro Jacaré, no último dia 5, também fizeram questão de caminhar pela paz. Usando camisa com a foto do filho morto, Vera Lúcia Figueiredo pediu o fim de tanta violência.
- Quero que as pessoas se conscientizem e parem de fazer tantas maldades, que parem com essa guerra que está matando até inocentes, como o meu filho. Chega de tanta violência. Precisamos de Deus no coração. Precisamos de paz – pediu, emocionada.
A caminhada também reuniu diversas autoridades como o prefeito Alair Corrêa, o vice Silas Bento, o presidente da Comsercaf Toninho Corrêa, os vereadores Paulo Henrique Corrêa e Jefferson Vidal, o presidente da Acia Walmir Porto, o presidente da Uniamacaf Bené do Village, além de vários secretários, ex-prefeitos, representantes de entidades de classe e deputados da região. Moradores dos prédios por onde a caminhada passava também se solidarizaram com o movimento, e das janelas balançavam panos brancos pedindo paz.
- Foi uma caminhada muito bonita, muito emocionante. É claro que não é uma simples caminhada que vai colocar fim à violência, mas acho quer qualquer movimento pacífico vale à pena. Agora cabe a cada um de nós fazer seu dever de casa porque combater a violência também é um dever de nós, cidadãos. Quantas vezes uma briga de trânsito termina em tragédia? Então, é preciso que cada um faça sua parte: tanto a população, quanto a polícia quanto os governos municipal e estadual – comentou o presidente da Acia, Walmir Porto, que durante a caminhada foi convidado a também participar da 2ª Marcha da Juventude Contra as Drogas, que acontece no próximo dia 24 (sábado), em Arraial do Cabo, com concentração às 16 horas na Praça da Independência (Praça do Guarani), com participação dos cantores Waldecy Aguiar, Pedro Neves, Naninho Alves, MC Dyeguinho entre outros.