A secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio inaugura na próxima quarta-feira, dia 26 de junho, às 11h, com a presença do prefeito Alair Corrêa, as novas instalações do Hospital Municipal da Criança, que acaba de ganhar Serviço de Imagem, Lactário e Sala de Vacinas para um melhor atendimento à população. Além de atender os pacientes internados no hospital, evitando que eles sejam deslocados para a realização de exames de radiologia em centros de referência do município, segundo o pediatra Paulo Louro, subsecretário especial de Saúde da Criança, o Serviço de Imagem também irá atender os pacientes do ambulatório e aqueles encaminhados por outras unidades de saúde de Cabo Frio.
- A inauguração deste serviço é um avanço para a saúde do município. A partir de agora, os pacientes internados aqui no Hospital da Criança não vão precisar mais se deslocar até as outras unidades de saúde para a realização dos exames. Além disso, estaremos atendendo crianças de outros hospitais, e o serviço ambulatorial terá mais agilidade no diagnóstico, já que, a partir do momento que o médico constatar a necessidade de um exame radiológico, teremos o serviço disponível imediatamente, disse o médico.
A implantação do Lactário, uma unidade destinada ao preparo, esterilização e distribuição de preparações lácteas e fórmulas infantis, seguindo rigorosas técnicas de controle higiênico-sanitário e microbiológico, também é motivo de orgulho para a equipe médica do hospital.
- É um setor especializado para as crianças internadas, uma sala especial para a esterilização de mamadeiras e distribuição dos alimentos, seguindo as normas hospitalares de unidades de saúde que possuem atendimento pediátrico, explicou a médica Dair Mara Cortat, diretora geral do Hospital da Criança.
Outra novidade é que a partir de agora, quando receber alta médica, toda criança internada no hospital, irá retornar para casa com o cartão de vacinação atualizado. A vacinação também estará disponível para as crianças atendidas no ambulatório. O pediatra Paulo Louro, subsecretário especial de Saúde da Criança, explica que as próprias crianças do bairro podem procurar o hospital para atualizar o cartão de vacinação.
- É um serviço que estará disponível para toda a comunidade. Aquelas crianças que residem próximo ao hospital, se os pais tiverem alguma dúvida em relação ao cartão de vacinação, podem procurar o hospital para colocar a vacinação em dia. É fundamental que os pais tenham consciência da importância da vacinação em dia para a saúde dos seus filhos, explicou o pediatra.
De janeiro até agora, a equipe médica do Hospital da Criança já realizou 3.260 consultas em várias especialidades. Se até o final do ano passado, a unidade oferecia apenas cirurgias, atendimento pediátrico e puericultura, hoje são mais de dez especialidades, entre elas: neurologia infantil, neuropediatria, pneumopediatria, puericultura (consulta de rotina de 0 a 1 ano), hebiatria (medicina do adolescente), nutrição infantil, anemia falciforme, fisioterapia, reumatologia infantil, dermatologia infantil, otorrino, endocrinopediatra e ambulatório de cirurgia infantil. Em relação aos procedimentos cirúrgicos, o número também impressiona. Foram 92 até maio. E as mudanças não param por ai.
- Nossas próximas metas são: a implantação da Unidade de Pacientes Graves - UPG -, e a ampliação da capacidade de internação do hospital, que hoje conta com 22 leitos, e nós queremos aumentar para 40, destaca o pediatra Paulo Louro, subsecretário especial de Saúde da Criança.