Momento de Saúde Integral
“A Respiração a Favor da Vida"
Ah, a respiração! Ela é o próprio motor da vida, e um motor que já vem com o combustível necessário para funcionar, e o melhor, de graça.
Foi o primeiro ato assim que você nasceu. O ato de que sai de um espaço fechado e aquecido para um mundo aberto e cheio de experiências, desafios e possibilidades. É como se você estivesse emergindo após um longo merfulho no fundo do mar e colocasse a cabeça para fora d’água. Não há memórias racionais, mas há memórias de sensações desta experiência, memórias instintivas com um potencial incrível.
Quantas vezes durante a vida você tem que emergir e sair para as suas experiências e desafios do dia a dia, e então, você respira fundo e dá os primeiros passos? Muitas, muitas vezes, com certeza.
Claro que no ventre da sua mãe você estava respirando, porém, era um outro jeito de respirar, era respirar como um peixe, isso mesmo, como um peixe, e quando você nasceu, era o ar que você tinha que respirar para poder viver, e isso aconteceu naturalmente, de forma muito instintiva, é o seu instinto de vida.
Respirar é um ato involuntário, ou seja, é um movimento automático. Mas a respiração também pode ser alterada através de ações voluntárias, através da sua escolha consciente. E por que você faria isso?
Bem, respirar conscientemente pode trazer benefícios fantásticos para a sua saúde e o seu equilíbrio integral. Você pode colocar a respiração a seu favor, utilizando os potenciais de vida que ela oferece. E é algo que pode ser feito de forma muito simples.
Vamos experimentar?
Pare por alguns minutos, sente-se ou deite-se de forma relaxada, de olhos abertos ou fechados, como preferir, e de forma tranquila, traga a atenção para a respiração, apenas observando sem julgamentos como ela está acontecendo, perceba os movimentos que o seu corpo faz, o movimento no peito, na barriga, perceba como é o ar que entra e como é o ar que sai de seus pulmões, perceba como seu corpo reage simplesmente ao trazer a sua atenção para a respiração.
Se você estiver tenso, ansioso, preocupado com alguma coisa, indisposto, com algum problema de saúde, etc, não importa, simplesmente mantenha a atenção na sua respiração. Dê-se um tempo sem ter o compromisso de resolver qualquer coisa, apenas e tão somente respirar.
Nesta observação, conte quantos segundos você leva para inspirar (encher os pulmões) e quantos segundos você leva para expirar (esvaziar os pulmões). Por exemplo, vamos imaginar que você esteja inspirando mais ou menos em 3 segundos, e expirando mais ou menos em 3 segundos. Então, ao poucos, vá acrescentando segundos em cada ciclo de inspiração e expiração, até você sentir que sua respiração está longa e profunda. Não force nada, faça de forma agradável e natural e veja qual é o seu limite. Quando você perceber que chegou num limite bom para você, pare de contar e apenas continue a respirar nessa profundidade, apenas respirando e relaxando. Quanto mais longo o ciclo, maior é o relaxamento, maior é a tranquilidade você pode obter.
Isso pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar, como por exemplo, quando você acorda, naqueles minutinhos antes de levantar da cama, ou quando você se deita para dormir (excelente para ajudar a dormir), ou naqueles intervalos durante o seu dia de trabalho, enfim. Em contato com a natureza então, é muito, muito agradável. Basta que você esteja disposto a se dar esses pequenos momentos de auto-cuidado e bem estar consigo mesmo, algo essencial para os dias atuais. Ter um tempinho para se equilibrar, para relaxar e depois voltar para as sua atividades diárias, certamente com muito mais disposição, muito mais saúde e equilíbrio.
Os potenciais da sua respiração estão aí, bem pertinho, bem acessíveis, e o seu corpo é dotado de sabedoria para encontrar equilíbrio, e faz isso o tempo todo sem que você se dê conta disso. Quando você faz isso conscientemente, toda essa sabedoria trabalha com muito mais potencia. Por que não colocar isso tudo a ser favor, a favor da vida?! Uma respiração cheia de vida para você!
Graziella Davanso
Criadora e Terapeuta Facilitadora do Campo de Séres