m dos problemas mais antigos de
Rio das Ostras, a falta de água, está sendo sanado pela Prefeitura. Foi o que anunciou o prefeito Sabino, na manhã desta quarta-feira, dia 8, durante a cerimônia de inauguração da primeira parte da ampliação da rede de abastecimento de água da cidade, que beneficia Costazul e adjacências. Na oportunidade, Sabino informou que as obras continuam e que, no próximo dia 13, já começa a extensão da rede de Nova Cidade, Gelson Apicelo e São Cristóvão.
“A construção da rede que já atende a boa parte de Costazul, Colinas e Bosque Beira-Rio e, em breve, atenderá também a todas as localidades de Rio das Ostras, faz parte de uma parceria estabelecida entre a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e a Cedae e que visa acabar com os entraves que impedem o abastecimento de água na cidade”, disse o prefeito.
Durante a cerimônia, Sabino lembrou ainda que está em andamento a obra de duplicação da adutora de água tratada que permitirá o abastecimento completo dos reservatórios da Cedae. “Já está em andamento a duplicação da adutora na Fazenda São João. Essa é a principal obra que permitirá à Cedae levar água de qualidade e com fartura a todas as áreas da cidade”, destacou.
De acordo com o secretário de Obras, Wayner Fajardo, esse é o inicio de uma série de obras que beneficiarão Rio das Ostras. “Esse é o só o começo das diversas obras que trarão melhorias no abastecimento do município”, disse ele.
Também presente à cerimônia, o Diretor de Interior da Cedae, Heleno Silva, falou sobre a importância da obra para o município. “A Cedae está fazendo um investimento muito grande em Rio das Ostras. Após o término da obra da fazenda São João, que deve ser concluída em até 5 meses, vamos universalizar o sistema do município, levando água para toda a cidade”, informou o diretor, destacando o empenho do Governo do Estado na obra da rede de distribuição de água.
Visita técnica - Na ocasião, o prefeito Sabino e técnicos da Cedae e da Prefeitura visitaram a Fazenda São João a fim de acompanhar o andamento das obras de duplicação da adutora.
Segundo o gerente regional da Cedae, Fernando Arruda, a companhia já melhorou a captação e produção e com essas obras, realizadas em parceria com a Prefeitura, será possível finalmente melhorar a distribuição da água tratada.
“Já ampliamos nossa capacidade de produção de 200 litros/segundo para 420 litros/segundo. Porém era necessário investir na distribuição para melhoria de todo o sistema”, explicou Arruda, prevendo o prazo máximo para o término dessa intervenção até setembro de 2013.
Presenças – Além do prefeito Sabino e do secretário de Obras, prestigiaram a cerimônia o deputado estadual Marco Figueiredo, o presidente da Câmara Municipal, Alzenir Pereira Melo, vereadores municipais, secretários de governo e o gerente regional da companhia, Fernando Arruda.