|
Adicionar legenda |
Com participação de mais de trinta países e um público de mais de 20 mil visitantes terminou nesta sexta feira, 26, no Riocentro, na Barra da Tijuca, a 40ª. edição do Congresso da ABAV - Associação Brasileira de Agências de Viagens, produtora da maior e mais importante feira de turismo do continente. Realizada há dez anos no Rio de Janeiro a Feira de Turismo das Américas, está deixando a cidade maravilhosa, para funcionar em caráter itinerante por várias capitais do país.
A informação foi prestada pelo presidente da ABAV, Georges Irmes, em entrevista ao Comunica Búzios, na visita que fez ao stand do município, na tarde desta quinta feira, onde foi recebido pelo secretário de Turismo da cidade, Cristiano Marques.
Búzios foi o único município da Região dos Lagos com stand próprio na feira, tendo sido grande a visitação do público ali durante os três dias do evento (os demais municípios estavam cooperados com o governo do Estado). Equipado com bom gosto, numa área de 50 m2, ali os visitantes podiam descansar, assistir vídeos sobre as belezas do município, e recebiam um kit com prospectos de divulgação da cidade.
Além das várias atrações culturais, brindes e comidas típicas oferecidas tradicionalmente nos stands das várias nações representadas, pela primeira vez na feira, foram realizadas as chamadas Rodadas de Negócios, nacionais e internacionais, o que atraiu muitos empresários ao local. Participaram várias empresas ligadas aos segmentos de Turismo Cultural, Ecoturismo e Turismo de Aventura, Turismo de Sol e Praia, Turismo de Eventos e Negócios e Turismo de Bem-Estar e Saúde. A feira da ABAV contou, este ano, com patrocínio do Sebrae e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC (Vila do Saber), além do Equador (Sala de Imprensa) e México (canais de comunicação – portal e newsletter).
Fazendo uma análise do evento, o presidente da ABAV, Georges Irmes, lembrou que quando este começou a ser realizado no Rio, há dez anos, a feira ocupava uma área de 10 mil m2, mas hoje, expandiu-se para 45 mil m2, contando com mais de 1350 expositores. Ele considerou o nível do evento superior ao de anos anteriores, em especial pelas rodadas de negociações que envolvem muito dinheiro para o país, em razão, principalmente, da copa do mundo e olimpíadas no Brasil, o que está despertando interesse de empresas internacionais para cá.
- O nível profissional e técnico do evento cresceu muito, e isso se deve não só a ideia de se realizar negócios nela, mas por termos trazido a Vila do Saber, capacitando os participantes com cursos excelentes. O público lotou as palestras, em razão do nível dos assuntos e dos palestrantes – comentou.
Ele agradeceu a participação de Búzios na feira, lembrando que o município é um dos que mais vendem a imagem do turismo no Estado do Rio de Janeiro, e juntamente com Angra dos Reis, Paraty, Petrópolis e Itatatia, tem ajudado a fixar o turista internacional o máximo possível de seu tempo no país, dentro de nosso estado.
Doze pessoas da secretaria de Turismo do município estiveram envolvidas na organização, tendo esta providenciado um ônibus que transportou, gratuitamente, cerca de 50 agentes de viagem, jornalistas e representantes de hotéis e pousadas, previamente inscritos, até o Riocentro na quinta feira. Segundo o secretário Cristiano Marques, a participação de Búzios foi muito positiva em razão da visibilidade que a feira trouxe para o município em vários países.
- Um evento como esse, visitado por milhares de pessoas, empresários e agentes de viagens, sempre atrai bons negócios. Foi também um momento de atualizarmos informações e fazermos contatos importantes. Recebemos aqui vários representantes do governo do estado, empresários como Maria Galant e Carlos Mena da Euroal, o diretor da Panrotas, entre outros. Também soubemos que foram fechados com algumas empresas buzianas bons pacotes para 2013, o que representa investimentos na cidade. Foi muito bom termos participado – concluiu.
fotos: Victor Viana