Mil e seiscentos atletas do Brasil e do exterior estarão neste sábado, dia 10, participando da 4ª. Maratona Cross Country de Búzios, enfrentando um percurso de 42 km de desafios entre as belas paisagens da península.
Esta maratona, que acontece em Búzios desde 2009, foi a primeira desta modalidade no Brasil, e vem tendo uma procura cada vez maior de atletas de todo o mundo. No primeiro ano a prova teve 200 inscritos; no segundo 500; e em 2011 mil pessoas participaram. O evento, que faz parte das comemorações pelo aniversário da cidade celebrado neste final de semana, desde o início conta com a parceria do governo Mirinho Braga, através da secretaria de Esporte e Lazer, que ajuda a organizar a prova.
De acordo com Bernando Tillmann, diretor geral da competição, as inscrições abriram em julho e em três semanas já estavam esgotadas. No site www.xc42kbuzios.com.br há pedidos como o de Vagner Roberto Lima, da Escola de Engenharia Mackenzie:
- Estive na maratona 2011. Infelizmente as inscrições já se encerraram. Caso alguém tenha feito inscrição e por alguma razão não puder ir, me dá um ale, que eu vou no lugar. Obrigado.
Bernando Tillmann explica que não tem como permitir um número maior de participantes, por que isso poderia comprometer o meio ambiente, o que seria um contra-senso, já que o objetivo é justamente despertar as pessoas para a necessidade da preservação.
- É uma questão de coerência, temos que preservar a trilha. É uma corrida circular com saída e chegada na Rua das Pedras. Vamos passar por várias praias lindas de Búzios, como Geribá e Ferradura, pegar a Serra das Emerências, seguindo pela Fazenda Porto Velho, próximo a Tucuns, e seguir adiante por José Gonçalves, Rasa e retornando ao centro. Mais de cem fiscais estarão monitorando a prova ao longo do percurso.
As regras
Com largada marcada as sete da manhã da Rua das Pedras, no centro, os maratonistas poderão concorrer nas modalidades Solo (42 km), Dupla (2 x 21km) e Quarteto (4 x 10.5 km), sendo nestas últimas permitida além das categorias masculino e feminino, também equipes mistas, que deverão ter pelo menos um integrante do sexo oposto. Todos os que terminarem a prova receberão medalha finisher, e os três primeiros de cada categoria receberão troféus e eventuais brindes dos patrocinadores.
Segundo os coordenadores, os maratonistas receberão kits contendo o número de peito, camisa de poliamida dry, sacola e viseira. A entrega do kit acontecerá nesta sexta feira, véspera do evento, dia 9, de 14 às 23 horas, no Hotel Atlântico Búzios, na Orla Bardot, sendo necessária a apresentação de documento original e cópia da identidade e a entrega do termo de responsabilidade assinado.
De acordo com Bernardo Tillmann é importante que todos os atletas inscritos procurem cumprir as regras da disputa, para evitar atrasos e manter a qualidade do evento. Segundo lembrou, trata-se de uma maratona que atrairá, no mínimo, seis mil pessoas para a cidade.
- Vem atletas do mundo todo. Virá muita gente para ver de perto e ainda que seja mesmo só acompanhando na saída e chegada, todos estão na expectativa de um belo espetáculo. Não podemos decepcionar nem os participantes, nem a torcida – concluiu.