Atividades para família inteira serão oferecidas na Lagoa das Palmeiras, em Cabo Frio, no dia 9 de junho
Um lindo domingo de sol, com vento de 10 nós. Esta é a expectativa de um grupo de alunos do curso de Educação Física da Universidade Veiga de Almeida (UVA) para o dia 9 de junho. Eles estão na organização da terceira edição do Festival UVA de Esportes Náuticos e contam com o apoio da natureza para deixar o evento ainda mais belo. A atividade integra a programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e pretende abranger moradores da região, atletas profissionais e amadores, além da comunidade acadêmica.
O Festival começará por volta das 10h, com aulas em terra e na água de esportes a vela e com remo. Diversos tamanhos de embarcações a vela, stand up paddle, caiaques e canoas havaianas poderão ser utilizados pelos visitantes. No fim das aulas, as crianças participarão de uma brincadeira competitiva. A única modalidade que terá aula apenas no simulador, por questão de segurança, é o widsurfe.
O professor Ricardo Fernandes, responsável pelas disciplinas de Gestão de Eventos e Esportes de Aventura na Água, explica que para os alunos as atividades vão além da parte lúdica e da troca de informações com a comunidade. O Festival tem peso de prova prática e todos serão avaliados dentro de suas atribuições, tanto na organização da competição quanto no ensino dos desportos.
“O local escolhido para as atividades é seguro e todas as pessoas, de qualquer idade, podem participar”, ressalta o professor, acrescentando que o evento também pretende despertar o interesse das pessoas para os esportes náuticos. “Há um estigma de que a vela é um esporte caro e elitista. No remo, por exemplo, o investimento é baixo. A vida útil dos equipamentos, em geral, também é elevada”, considera, observando que a cultura brasileira valoriza muito o mar como local para tomar banho e não usufrui de todas as posibilidades esportivas que são possíveis.
Para aqueles que tem restrições à água, haverá uma série de atividades físicas no solo (como jump e ginástica), atividades de orientação de saúde, entre elas aferição de pressão, e de educação ambiental. “Será um grande encontro da Universidade com a comunidade”, destaca o professor.
Competição
Ricardo explica que o Festival, apesar de oferecer premiação aos melhores classificados, tem caráter festivo. “Será uma navegação mais solta, leve, próxima das margens para que o público possa curtir cada momento”, ressalta Ricardo. Velejadores e remadores de toda a Região dos Lagos foram convidados para o evento. Diversas associações já confirmaram presença. O valor da inscrição para a competição oficial é um quilo de alimento não-perecível. As inscrições podem ser feitas no local e a competição terá início às 13h.
Livro
Na ocasião, o professor Ricardo Fernandes, mestre em Educação, fará o pré-lançamento do seu livro “Ensinando a Velejar”. A edição, que tem prefácio do iatista Lars Grael, é um manual para professores de vela, especialmente aqueles que desejam aprimorar a didática de ensino. “O livro é resultado de mais de uma década de estudo e desenvolvimento de metodologia, com pesquisa e prática na escola de vela”, destaca o autor, citando que há vários livros orientando os velejadores, iniciantes e experientes, mas literatura que ensina a ensinar, especialmente no Brasil, não há. “Velejar não é apenas um ato mecânico, mas cognitivo também. Velejar é uma ciência”, diz Ricardo, com a experiência de 40 anos de vela.
Limpeza
Apesar do Festival ter início às 10h, uma turma de voluntários chegará mais cedo, com uma missão de cidadania e sustentabilidade. A partir das 8h, eles arregaçam as mangas em mais uma atapa de limpeza da Lagoa de Araruama, para coletar resíduos sólidos existentes às margens da laguna. Universidade e Movimento Lagoa Limpa se unirão, mais uma vez, para dar uma singela contribuição em prol deste ecossistema tão importante para a Região dos Lagos.
Além do pessoal de Educação Física, estudantes e professores de Engenharia e Gestão Ambiental, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia marcarão presença.