A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, em parceria com a Pastoral da AIDS da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, realiza hoje (1/12) uma ação de conscientização pelo Centro da cidade.
No dia 1º de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A proposta é estimular a conscientização, a precaução e o conhecimento sobre a doença.
- A parceria é importante porque temos que trabalhar em rede, uma forma de captar as pessoas através do serviço publico e a parceria privada para trazer as pessoas que não tem acesso rápido a esse teste, e muita das vezes não tem tempo para poder fazer. O teste leva 15 minutos, e caso seja positivo será entregue um encaminhamento para iniciar o tratamento na rede pública. - diz o coordenador arquidiocesano da Pastoral da AIDS, Ricardo Oliveira, que também é enfermeiro na Secretaria de Saúde.
Em 2014 foram registrados em Cabo Frio 123 novos casos e 30 transferência de outros municípios. De 01/01/2015 a 26/11/2015, 75 pacientes HIV iniciaram o tratamento, recebendo ainda 29 pacientes de outros municípios.
Cerca de 150 testes de HIV serão disponibilizados, além da distribuição de panfletos informativos a população. Os atendimentos serão realizados no Consultório da Igreja Católica na Matriz Auxiliar das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h.
A Coordenadora do Programa DST/AIDS de Cabo Frio, Ana Paula Rangel Aguiar, fala sobre a importância desta ação.
- Precisamos alertar as pessoas para a importância de um diagnóstico precoce do HIV e tratamento da doença. Desta forma tentaremos diminuir a quantidade de pessoas contaminadas que não sabem sobre a doença - disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário