Quem procura atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA - está com algum problema de saúde e quer ser logo examinado. Em Cabo Frio, na UPA do Parque Burle, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e equipe de apoio têm recebido diariamente dezenas de elogios da população. Os recadinhos chegam pela internet e também são registrados em um livro que fica na recepção da unidade de saúde.
- Nossa equipe está sempre preocupada em crescer e aprimorar os serviços de atendimento. E esse retorno da população tem sido muito gratificante para todos nós, disse a diretora da unidade, Alexandra Codeço.
A Unidade de Pronto Atendimento funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e tem resolvido grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. A UPA oferece uma estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, dentista, laboratório de exames e leitos de observação. Em Cabo Frio cerca de 90% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. Alexandra Codeço explica ainda que o foco da unidade é a "estabilização" do paciente.
- Todos os pacientes são acolhidos e recebem o atendimento adequado, conforme cada caso. Após a estabilização, a equipe médica pode definir pela observação curta (até 24 horas), cuidados intensivos e internação hospitalar, ou ainda orientar o usuário a buscar as Unidades Básicas de Saúde, que são destinadas ao acompanhamento diário e tratamento de pacientes crônicos, por exemplo, hipertensos e diabéticos, dentre outros, explica.
Luciana da Silva Porto procurou atendimento na UPA com a filha Ryana Porto Vieira e no final da consulta deixou sua impressão sobre o atendimento registrada na unidade.
- Quero agradecer e parabenizar o técnico de enfermagem Valdeni e o médico pediatra Rafael, por um bom atendimento para a minha filha. Funcionários exemplares para o atendimento aos moradores desta cidade, escreveu.
Assim como o depoimento de Luciana, existem dezenas na página da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio em uma rede social na internet e no livro de registros na unidade. De acordo com a direção da UPA, cerca de 800 pessoas procuram atendimento médico e odontológico, todos os dias. Diariamente, estão de plantão clínicos gerais, pediatras, dentistas, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e da equipe de apoio. Na área de pediatria, as crianças chegam com febre, gastroenterite, infecção respiratória, alergia e outras doenças de pele. Na emergência adulta, geralmente são vítimas de acidentes de trânsito, pessoas com casos de luxações, fraturas, cortes e torções e pacientes hipertensos e diabéticos.
- Recebemos com alegria o resultado, mas precisamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais o tempo de espera dos pacientes . Estamos com uma demanda muito além da capacidade instalada, originada especialmente pela procura de atendimento de pessoas de outros municípios, que gira em torno de 30 à 40%, conclui Alair Corrêa.
Cabo Frio também conta com uma Unidade de Pronto Atendimento no distrito de Tamoios.
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