Cerca de mil estudantes do Colégio Municipal Balneário Lagomar devem ser atendidos até a próxima sexta-feira (17) pelo Programa Saúde na Escola (PSE). A programação envolve os estudantes das turmas
do 1º ao 5 º anos com ações como teste de acuidade visual, ministrado pelos integrantes do Estratégia Saúde Família (ESF) e Secretaria de Educação. O teste de acuidade visual contribui com o reforço da saúde dos alunos.
A turma do 1º ano de escolaridade, lecionada pela professora Luciana Souza Tavares, foi uma das que mais apresentou alunos com dificuldades na leitura.
A finalidade é que todos os alunos que apresentarem alteração visual sejam encaminhados pelo ESF para o serviço especializado de oftalmologia da Prefeitura de Macaé. Os estudantes Crislayne Costa, Taina Correa Silva, Guilherme dos Santos fazem parte desta lista. Com
apenas seis anos, eles falaram que nunca fizeram teste de acuidade visual.
"Não enxerguei as letras pequenas. Agora vou falar com minha mãe para me levar ao médico", disse. Da mesma opinião é a professora Thuane Belmonte. Ela, que está à frente de uma turma de 17 estudantes, contou que o teste é muito importante. "Temos muitos alunos que sentem dores de cabeça, e tudo isso por conta de problemas com a visão. Este projeto é essencial", ressaltou.
Também serão ministrados junto aos alunos do Colégio Municipal Balneário Lagomar trabalhos de medição de peso e altura desenvolvida pelos integrantes da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), ESF e equipe da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente.
Também haverá atividade lúdica da Coordenação Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, que ficará responsável pela abordagem sobre “Sexualidade”, “Fatores de Proteção contra as Drogas” e “Alcoolismo”.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também vai participar, levando os serviços de aferição de pressão arterial e verificação do percentual de gordura. Já os integrantes do teatro Grutas da Divisão de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde vai apresentar uma ação especial de Alimentação Escolar.
Para a diretora-adjunta da unidade, Helena Oliveira, o PSE merece ser parabenizado. "Fico muito satisfeita em ver o empenho dos profissionais que atuam no programa. Nossos alunos precisam e muito de atividades voltadas para a área de saúde", conta.
O Programa Saúde na Escola já foi realizado nas unidades municipais Joffre Frossard, no bairro Botafogo; Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Dores Souza Tavares, no Morro São Jorge; Tarcisio Paes de Figueiredo, na Bicuda Grande e Colégio Municipal Balneário Lagomar, no Lagomar. As equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), em parceria com representantes da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente já estão executando os dados referentes aos estudantes que não atingiram a escala de avaliação optométrica de SNELLEN (exames referentes à visão) para posterior cuidado da saúde visual.
O PSE visa à promoção das atividades e a articulação entre as redes municipal de ensino e rede Básica de Saúde. O governo considera o PSE uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação de políticas públicas
voltadas para o bem-estar, saúde e cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário