Um grupo formado por membros da Mobilidade Urbana esteve na Linha Azul para, a partir desta verificação no local, alinhar definições sobre as ações de melhoria na segurança para ciclistas e pedestres que circulam e fazem a travessia em alguns trechos da via. A secretaria já estava projetando estas medidas, tanto a curto quanto a longo prazo, para atender às necessidades viárias no local e pretende, agora, dar prioridade a implantação de algumas delas.
O primeiro local em que estiveram foi a região próxima ao prédio do Senai, no Novo Botafogo, por onde circulam muitos estudantes diariamente. Outro trecho visitado foi a região em que está a localidade conhecida como Piracema. E por último, o grupo esteve no trecho próximo aos prédios do Loteamento Bosque Azul, na região da Ajuda.
Entre as primeiras medidas a serem adotadas para o local está a instalação de lombadas eletrônicas na via, além do radar que já está instalado no local, na altura do Km 4. Assim, em trechos mais críticos da Linha Azul os motoristas serão obrigados a reduzir a velocidade ou estarão sujeitos às punições previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Além disso, outra medida que busca resultados mais imediatos também está sendo projetada pela Mobilidade Urbana. Trata-se da solicitação, durante a revisão do Plano Diretor de Macaé, da alteração na hierarquia da via, de trânsito rápido (limite de 80 km/h) para arterial (limite de 60 km/h). Desta forma, além da velocidade controlada por meio dos radares e lombadas eletrônicas, exista ainda a possibilidade da instalação de semáforos e faixas nos locais de intensa travessia de pedestres. Além disso, os pontos de ônibus poderiam ser reposicionados e colocados próximos a estes locais com presença de sinalização e considerados mais seguros, sem a necessidade dos usuários atravessarem em outros trechos menos seguros das pistas.
- Estamos projetando uma série de melhorias para garantir a segurança também para os pedestres e ciclistas na Linha Azul. No entanto, não há como simplesmente implantar faixas de pedestres sem levar em consideração aspectos técnicos e legais que garantam a segurança para a realização desta travessia. Por isso, necessitamos que os motoristas colaborem, respeitando os limites de velocidade, em especial ao se aproximar destas localidades em que as pessoas mais circulam – explica o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
Situação atual - De acordo com o Código de Urbanismo Municipal, atualmente a Linha Azul é classificada como sendo uma via de trânsito rápido (limite de 80 km/h), caracterizada pela não travessia de pedestres em nível (pela pista). Mas, devido ao crescimento desordenado no entorno da via, para fluidez do trânsito com segurança para todos, se faz necessária a colaboração dos condutores em respeitar os limites de velocidade definidos por lei para evitar acidentes, além de diminuir a velocidade ao se aproximar de pontos em que há travessia de pedestres.
Aos pedestres cabe também, mesmo que tenham que se deslocar mais alguns metros, não fazer a travessia próximo aos trechos de mais críticos, como próximo às pontes, por exemplo. E antes de realizar a travessia tenham certeza se a distância para o veículo é suficiente, sem correr e, de preferência, evitando o uso de celulares e fones de ouvido, pois eles tiram a atenção com relação ao trânsito.
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